Boletim de Serviço Eletrônico em 19/09/2025

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

UTFPR - CAMPUS CAMPO MOURÃO
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Edital dirppg-cm/dacom-cm nº 04/2025

 

SELEÇÃO DE BOLSISTA Técnico II NA ÁREA DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

 

 

O grupo de pesquisa em Engenharia de Dados, vinculado ao Departamento de Ciência da Computação (DACOM-CM), do Campus Campo Mourão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), contemplado com recursos do Instituto Serrapilheira e Fundação Araucária no Edital Jovens Cientistas 6/2022, comunica que no período de 23 a 30 de setembro de 2025 estarão abertas as inscrições de candidatos para concorrer a 01 (uma) bolsa de Apoio Técnico (Nível Graduação) para apoiar o grupo de pesquisa no projeto "Como descobrir metadados relevantes para o gerenciamento de dados?".

 

1. CARACTERIZAÇÃO DA BOLSA

1.1 A bolsa é destinada a profissionais com graduação na área de Ciência da Computação ou áreas afins.

1.2. Está prevista 1 cota de Bolsa Técnico II (BT-NS) para um período de 12 meses, cada uma com valor mensal de R$ 2500,00, podendo ser renovadas por mais 12 meses.

1.3. O recurso financeiro para pagamentos da bolsa será proveniente do Instituto Serrapilheira e Fundação Araucária, uma parceria feita para o Programa de Apoio a Jovens Cientistas (Edital 6/2022, acesso ao Edital e Resultado em https://serrapilheira.org/ano/chamada-publica-no-6-2022-ciencia/).

1.4. Fica vedada a concessão de bolsa a candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, de todos os membros participantes do Grupo de Pesquisa indicado.

1.5. São requisitos para os candidatos, além de se enquadrar no item 1.1:

a) Ter curso de graduação completo em Ciência da Computação ou áreas afins;

        b) Disponibilizar currículo atualizado em 2024 na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro, currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de abalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo da Portaria CAPES no 086 de 03 de julho de 2013 disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria-86-2013-regulamento-pnpd-pdf/view;

c) Dedicar-se às atividades previstas no Plano de Trabalho do Bolsista;

d) Apresentar relatório técnico, de sua autoria, para o Supervisor com os resultados obtidos no desenvolvimento do Plano de Trabalho vinculado a sua bolsa, quando solicitado;

e) Devolver à Serrapilheira e Fundação Araucária, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos anteriormente não sejam cumpridos;

f) Possuir conta bancária em seu nome, não podendo ser conta conjunta, em qualquer banco.

 

2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). Estes documentos devem ser encaminhados para o e-mail: eduardopena@utfpr.edu.br para contato. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.

 

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/campomourao. Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os participantes, seguindo a ordem de classificação.

3.2 A seleção  e classificação dos candidatos será realizada pela avaliação do currículo lattes, sendo que pontuação do currículo lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;

 

3.3 Em caso de empate na pontuação final, serão adotados os seguintes critérios, na seguinte ordem:

1) Maior pontuação na avaliação do currículo Lattes;

2) Maior número de participações em projetos de pesquisa, extensão ou iniciação científica;

3) Maior idade da(o) candidata(o).

 

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/campomourao.

4.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.

4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: dirppg-cm@utfpr.edu.br.

4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos pela comissão de seleção nomeada pelo diretor geral do campus Campo Mourão.

 

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1 Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG em conjunto com a direção geral do campus Campo Mourão.

5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

5.3 O período de validade do presente edital é de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada a existência de recursos financeiros do do Instituto Serrapilheira e Fundação Araucária.

5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Campo Mourão, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.

 

6. DATAS IMPORTANTES

 

6.1

Período de Inscrição

De 23 a 30/09/2025

6.2

Resultado preliminar da seleção

06/10/2025

6.4

Interposição de Recursos

07/10/2025 a 08/10/2025

6.5

Divulgação do resultado dos recursos interpostos e do resultado final do Edital

10/10/2025

 

 

Campo Mourão, 18 de setembro de 2025.

 

 

 

 

Prof. Dr. Eduardo Henrique Monteiro Pena

Supervisor

 

 

 

 

 

Prof. Dr. Leandro Waidemam

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do campus Campo Mourão

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. ROBERTO RIBEIRO NELI

Diretor Geral do campus Campo Mourão

 

 

Para anexos use a seção a seguir:

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) EDUARDO HENRIQUE MONTEIRO PENA, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 18/09/2025, às 14:48, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LEANDRO WAIDEMAM, DIRETOR(A), em (at) 18/09/2025, às 15:30, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROBERTO RIBEIRO NELI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 19/09/2025, às 09:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5215209 e o código CRC (and the CRC code) A44B0787.



_______________________________________________________________________________

ANEXO I

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

EDITAL DIRPPG-CM/DACOM-CM Nº 04/2025

Seleção de Bolsista Técnico para Grupo de Pesquisa em Engenharia de Dados

 

Nome Completo:

Curso  de graduação:

E-mail:

 

Descreva a experiência prévia que possui na área de atuação do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Dados

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

 

Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado

Para a comissão preencher após a classificação

CLASSIFICAÇÃO:___________

 

 

 

 

 

ANEXO II

 

 

 

1. Critérios para a pontuação do Currículo Lattes

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2020-2024 (últimos cinco anos).

 

1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital na área de Ciência da Computação)

 

Atividade

Pontos por ocorrência

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela comissão

a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES

A1

10

 

 

 

A2

8,5

 

 

 

A3

7,0

 

 

 

A4

5,5

 

 

 

B1

4,0

 

 

 

B2

2,5

 

 

 

B3

1,5

 

 

 

B4

1,0

 

 

 

B5

0,05

 

 

 

C

0,02

 

 

 

b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES.

internacional

1,0

 

 

 

nacional

0,5

 

 

 

c) Patente (pedido ou registro)

 

3 e 7 respectivamente

 

 

 

d) Livro científico***

 

5

 

 

 

e) Capítulo de livro***

 

2

 

 

 

 

* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.

** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.

***Necessariamente com ISBN

 

 

1.2 Publicações em eventos

Atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Trabalho completo***

Internacional/Nacional*

1,0

4,0

 

 

 

regional/local**

0,3

1,0

 

 

 

b) Resumo (simples ou expandido)***

Internacional/Nacional*

0,5

2,0

 

 

 

regional/local

0,2

1,0

 

 

 

 

*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.

** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.

***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.

 

 

1.3 Pontuação de experiência profissional

 

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Monitoria*

0,3

1,0

 

 

 

b) Iniciação científica/tecnológica*

0,5

-

 

 

 

c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação*

0,5

-

 

 

 

d) Atividade profissional de ensino*

0,5

2,0

 

 

 

e) Atividade profissional técnica na área de Ciência da Computação*

1,5

-

 

 

 

f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída

 

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

2,0

 

 

 

e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento

 

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

2,0

 

 

 

*Pontuados por semestre


Referência: Processo nº 23064.007458/2025-15 SEI nº 5215209