Boletim de Serviço Eletrônico em 24/09/2025

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA

PROGR. POS-GRAD. ENS. CIENCIA TECNOL - MESTRADO

 

EDITAL nº 35/2025-DIRPPG

SELEÇÃO TURMA 2026/1 MESTRADO PROFISSIONAL

 

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA – MESTRADO PROFISSIONAL

 

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa (PPGECT-PG), torna público o período de inscrições para a seleção de alunos para o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia, Turma 2026.

 

1. PÚBLICO A QUE SE DESTINA

1.1 Professores com curso superior em exercício na educação básica ou em disciplinas básicas das graduações, e professores de disciplinas técnicas e/ou tecnológicas, ou profissionais que desenvolvam trabalhos nas sublinhas de pesquisa deste programa.

1.2 Estudantes de Graduação em conclusão de curso.

1.3 De acordo com a Resolução nº 079/12-COPPG de 26 de junho de 2012 da UTFPR, serão disponibilizadas a servidores de Instituições de Ensino Superior Públicas, aos quais a UTFPR tenha convênios específicos para fins de qualificação de pessoal, um adicional de até 20% das vagas ofertadas. Conforme o §2º da referida Resolução, o servidor deverá manifestar interesse nas vagas adicionais no momento da confirmação da inscrição, inserindo cópia em arquivo PDF de documento comprobatório do convênio, juntamente com a declaração do estabelecimento de ensino ao qual o professor está vinculado (conforme descrito na alínea “g” do subitem 2.1.2 da resolução).

 

2. VAGAS

2.1 A seleção dos mestrandos será realizada pela Comissão de Seleção e Bolsas, designada pela Portaria de Pessoal GADIR-PG/UTFPR número 240 de 21 de agosto de 2025, o qual destinará até 32 vagas a candidatos como alunos regulares (regularmente matriculados no programa) , conforme as áreas a seguir:

 

Linha de pesquisa

Vagas

Fundamentos e Metodologias para o Ensino de Ciências e Matemática

até 20

Educação Tecnológica

até 12

2.2 Do número total de vagas para alunos regulares, 10 vagas (dez) são exclusivas para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022.

2.2.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) negros (pretos ou pardos) deverá entregar autodeclaração na qual se enquadra nesta categoria.

2.3 No caso da inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, será adicionada 01 (uma) vaga no número total de vagas, de acordo com a classificação prevista na Instrução Normativa nº 21, de 26 de julho de 2022.

2.3.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para indígena deverá entregar, ao menos um dos seguintes documentos:

a. Cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI); ou

b . Declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente.

2.4 No caso de inscrição de ao menos 1 PCD, será adicionada 01 (uma) vaga no número total de vagas de acordo com a classificação prevista pela Instrução Normativa PROPPG/UTFPR nº 21, de 26 de julho de 2022.

2.4.1 No momento da inscrição, além dos demais documentos previstos em edital, o candidato que concorrer à(s)vaga(s) prevista(s)para pessoa com deficiência deverá entregar, os seguintes documentos:

a. Atestado médico emitido nos últimos 12 (doze) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área de deficiência alegada pelo candidato, contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência;

b. Exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 12(doze) meses e parecer específico com restrições e ou recomendações;

c. Exame oftalmológico em que conste a acuidade visual para candidatos com deficiência visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico.

2.5 Os candidatos indígenas ou com deficiência, que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas.

 

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 Inscrições “on-line” (1ª Etapa): As inscrições deverão ser realizadas no período de 29 de setembro de 2025 a 28 de outubro de 2025, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico: https://sistemas2.utfpr.edu.br/dpls/sistema/acad06/mpinscricaopg.inicio?p_unidcodnr=6&p_curscodnr=35&p_cursoanonr=2026

3.2 Confirmação das inscrições “on-line” (2ª Etapa): Devem ser realizadas no período de 29 de setembro de 2025 a 28 de outubro de 2025, mediante a submissão ‘on-line’ em arquivos PDF da documentação constante nas alíneas a, b, c, d, e, f, g, deste subitem, através do seguinte endereço eletrônico: https://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/ , clicando em “SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS”.

a) Ficha de inscrição preenchida “on-line”, conforme o subitem 3.1, impressa e ASSINADA;
Obs.: para que a inscrição seja efetivada, a ficha de inscrição deverá ser finalizada e logo em seguida impressa, pois o candidato poderá não recuperá-la posteriormente;

b) Diploma, Certificado ou Declaração de Conclusão do Curso de Graduação, conforme subitem 1.1 e 1.3;

b.1) Portadores de títulos de graduação plena obtidos no exterior deverão apresentar o diploma devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação do país de origem, anexando cópia do referido diploma devidamente traduzido para o português;

b.2) Declaração de matrícula no último período de Graduação.

c) Cópia do histórico escolar do(s) curso(s) mencionado(s) no subitem 1.1 ou 1.2;

d) Currículo Lattes ATUALIZADO e DOCUMENTADO, conforme subitem 1.1, 1.2 e 1.3, somente com os comprovantes das publicações referentes ao período de 2020 a 2025, conforme descritas no item 4.2.3, da seguinte forma:

e) Cópia de documento de identificação oficial, em que conste o órgão emissor da identidade civil;

f) Projeto de pesquisa elaborado conforme o modelo disponível no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado sendo obrigatória a indicação de uma das sublinhas de pesquisa:

 

 

sublinhas Fundamentos e metodologias para o ensino de ciências e matemática

Ensino de Biologia

Ensino de Ciências

Ensino de Matemática

Ciência, Arte e Teknè: diálogos interdisciplinares

Ensino e Inclusão

Sublinhas EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Ensino nas Engenharias e nas Tecnologias

Informática no ensino das ciências e da tecnologia

Linguagem e cognição no ensino de ciências e tecnologia

Relações entre ciência, tecnologia e sociedade no ensino-aprendizagem

 

 

 

g) Declaração assinada pelo representante legal do estabelecimento de ensino ao qual o professor está vinculado, quando for o caso, atestando as disciplinas ministradas pelo candidato, o nível de ensino e o respectivo tempo de atuação em cada uma delas.

3.3 A lista preliminar das inscrições homologadas será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais, conforme descrito no cronograma, Anexo 1.

3.4 Os recursos relacionados à homologação das inscrições serão aceitos até o dia descrito no cronograma e deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, no site https://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/, clicando em “SUBMISSÃO DE DOCUMENTOS”;

3.5 O Formulário para fins de recurso encontra-se disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado;

3.6 A divulgação da lista final das inscrições homologadas será publicada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES REFERENTES À SUBMISSÃO DOS DOCUMENTOS:

4. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

4.1 Para classificação dos candidatos serão considerados:

a) Projeto de pesquisa;

b) Arguição de projeto;

c) Currículo Lattes.

4.2 A seleção dos candidatos será realizada em 3 (três) etapas: todas classificatórias e eliminatórias, sendo a classificação final feita pela média da pontuação, obtida em cada uma das etapas, conforme explicitado abaixo:

4.2.1 A primeira etapa do processo seletivo constará da avaliação do projeto de pesquisa, com um total máximo de 70 pontos distribuídos nos itens a; b; c; descritos a seguir:

a. Coerência entre título, problema de pesquisa e objetivos de pesquisa em acordo com uma das linhas e ou sublinhas de pesquisa vigentes no Mestrado – (25 pontos);

b. Consistência do referencial teórico – (25 pontos);

c. Adequação dos procedimentos metodológicos e proposta de produto educacional – ( 20 pontos).

OBS: O candidato que obtiver pontuação menor que 40 pontos na soma dos itens a; b; c; estará desclassificado do processo seletivo.

4.2.2 A segunda etapa constará da defesa do projeto de pesquisa com o total máximo de 30 pontos.

OBS: O candidato que obtiver pontuação menor que 18 pontos nesta etapa; estará desclassificado do processo seletivo

4.2.3 A terceira etapa constará da análise do Currículo Lattes do candidato, com um total máximo de 100 pontos, e no mínimo a contemplação de um dos itens constantes no quadro abaixo, anexar ao currículo os comprovantes das publicações referentes ao período de 2020 a 2025, a saber:

 

Item

Pontuação

unitária

Pontuação

máxima

a) Publicação em periódicos Qualis A na Área de Ensino ou Educação

10

20

b) Publicação em periódicos Qualis B na Área de Ensino ou Educação

5

15

c) Publicação em periódicos Qualis C na Área de Ensino ou Educação

2

10

d) Publicação em anais de eventos na Área de Ensino ou Educação

2

10

e) Apresentação de trabalho em evento na Área de Ensino ou Educação

2

10

f) Capítulo de livro na Área de Ensino ou Educação

3

9

g) Organização de livro na Área de Ensino ou Educação

4

8

h) Publicação de livro na Área de Ensino ou Educação

5

10

i) Participação como ministrante em minicursos, cursos, oficinas e Palestras na Área de Ensino ou Educação

3

6

j)Participação em eventos técnico-científicos na área de Ensino ou Educação

2

6

k) Organização de eventos técnico-científicos na área de Ensino ou Educação

2

6

l) Desenvolvimento de material didático ou instrucional

2

6

m) Participação em cursos/capacitação de formação continuada de professores

2

6

n) Participação em programas de formação docente (PIBID, Residência Pedagógica, Programa Licenciando)

2

6

Observações:

a) O candidato que obtiver pontuação menor que 2 pontos nesta etapa, estará desclassificado do processo seletivo

b) Somente serão consideradas as publicações e atividades constantes no quadro acima, referente ao período de 2020 a 2025 com os comprovantes das publicações.

c) A indicação das publicações ou atividades só terão validade mediante comprovação. Os comprovantes não precisam ser autenticados.

4.3 A classificação final será feita por sublinhas de pesquisa em que o candidato se inscreveu, e obedecerá a seguinte equação de classificação:

4.4 Critérios de desempate:

4.4.1 Maior pontuação em periódicos e se persistir o empate será selecionado o candidato mais idoso.

4.5 Todas as fases do processo são classificatórias e eliminatórias.

 

5. RESULTADO

5.1 A lista preliminar dos candidatos selecionados para a apresentação e defesa, em modo remoto, do projeto de pesquisa, será divulgada no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

5.2 Os recursos referentes a esta fase deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, no site: https://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/. O cronograma com os prazos para recurso se encontra no Anexo 1 e o formulário para fins de recurso encontra-se disponível no link: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto- ensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado  

5.3 Após a análise dos recursos, será publicado o cronograma para as defesas de projetos, via modo remoto / on-line, no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais

5.4 A defesa do projeto de pesquisa, via on-line, acontecerá no período informado no cronograma, em data, horário e links por sublinha de pesquisa, determinados na relação de alunos selecionados;

5.5 A lista preliminar dos candidatos selecionados será publicada no endereço eletrônico/página do programa: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais. Os recursos referentes a esta fase deverão ser enviados exclusivamente via Internet, em formato PDF, no site: https://pg.utfpr.edu.br/pos/inscricao/candidato/. O formulário para fins de recurso encontra-se disponível em: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto- sensu/ppgect/documentos/formularios-do-mestrado.

5.6 Após a análise dos recursos, será publicada a lista com o resultado final no endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

 

 

6. MATRÍCULA

6.1 As datas de matrícula serão divulgadas juntamente com o resultado final, especificado no item 5.

6.2 As matrículas dos(as) candidatos(as) selecionados deverão ser realizadas via e-mail (ppgectmp-pg@utfpr.edu.br).

OBS: Os documentos devem ser encaminhados separadamente, nomeados e em arquivos PDF/A.

a) Cópia do documento oficial de identificação (RG, Carteira Nacional de Habilitação);

b) Cópia do CPF ou página da Receita Federal, caso o número do CPF não conste no documento citado na alínea anterior. O CPF não é necessário para estrangeiro, entretanto, caso seja classificado, o candidato deverá apresentar, no ato da matrícula, passaporte válido para período do curso de mestrado e visto para exercer atividade acadêmica no Brasil;

c) Prova de estar em dia com o Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;

d) Diploma de Graduação:

d.1) Para graduação obtida no Brasil, o candidato poderá apresentar comprovante de diploma em trâmite, sendo-lhe concedido 12 meses para a apresentação do diploma;

d.2) Para graduação obtida no exterior, o candidato deve apresentar o diploma com visto do Consulado Brasileiro, sediado no país onde o diploma foi expedido. Sem prejuízo de outros acordos multinacionais que possam existir;

d.3) para os diplomas emitidos na França não é exigido tal formalidade e para os diplomas emitidos na Argentina exige-se a legalização junto ao Ministério de Educación e Ministério de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto da Argentina, anexando cópia do referido diploma com tradução juramentada realizada no Brasil;

d.4) Certidão ou Declaração de colação de grau para candidatos selecionados sob o regime conclusão de cursos de graduação, item 1.2.

d.4.1) Não será efetivada matrícula de candidatos selecionados, sem colação de grau.

Os candidatos estrangeiros devem apresentar os documentos descritos em 6.2, com as seguintes variações:

a) Documento de identificação estrangeiro.

b) Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), contendo o número do Registro Nacional Migratório (RNM), ou da antiga Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE), contendo o número do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);

c) Diploma de Graduação, reconhecido no Brasil, ou com o selo consular da Embaixada Brasileira no verso, ou com o selo de Apostilamento de Haia;

d) Passaporte com visto atualizado.

A documentação de candidatos estrangeiros pode ser aceita nos idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. Documentos estrangeiros em outros idiomas devem ser apresentados com tradução juramentada.

6.3 A efetivação da matrícula está condicionada a apresentação dos documentos originais ou cópias autenticadas em cartório descritos no item 6.2. Para autenticação das cópias encaminhadas por e-mail, comparecer no Endereço: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa - DIRPPG, Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330, Bloco E, Piso Superior, Jardim Carvalho, CEP: 84017-220, Ponta Grossa - PR, Telefone +55 (42) 3122-7865. Horário: 8:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30, antes do início das aulas.

6.3.1 Para os documentos gerados originalmente em meio digital, nos quais é possível a conferência através de link/QR Code de verificação da autenticidade, é dispensada a apresentação dos originais/cópias autenticadas.

6.3.2 Para os documentos autenticados por meio digital em cartório é dispensada a apresentação dos originais/cópias autenticadas.

6.4 Considera-se o aluno regularmente matriculado no Programa, após a obtenção de Registro Acadêmico (RA) no Sistema Acadêmico da UTFPR e após a matrícula entende-se que o aluno está ciente e de acordo com o regulamento vigente do Programa, disponível no site: - http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/documentos/regulamentos-e-normas

6.5 Perderá o direito à vaga o candidato que:

a) Não efetuar sua matrícula no PPGECT-PG no período estabelecido;

b) Deixar de apresentar a documentação exigida no prazo especificado ou não observar os procedimentos estabelecidos neste Edital.

 

7. VALIDADE

7.1. A Seleção, ora descrita, terá validade somente para a Turma 2026/1 do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia, a que se refere o presente Edital.

 

8. DIPLOMA

8.1. Ao aluno concluinte do Curso de Pós Graduação, aprovado em todas as suas etapas, conforme consta no Regulamento Acadêmico do Curso, será conferido Diploma de Mestre em Ensino de Ciência e Tecnologia com área de concentração em Ciência, Tecnologia e Ensino.

 

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. Ao se inscrever o candidato declara estar ciente e concordar com o presente edital.

9.2. Os casos omissos neste Edital serão avaliados pela Coordenação do Programa Pós-Graduação.

9.3. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Ponta Grossa, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

9.4. O presente edital será publicado no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgect/editais.

 


Ponta Grossa, 23 de setembro de 2025.

 

 

 

Profa. LIA MARIS ORTH RITTER ANTIQUEIRA

Coordenadora Mestrado

UTFPR Campus Ponta Grossa

 

Prof. ROMEU MIQUEIAS SZMOSKI

DIRPPG

UTFPR Campus Ponta Grossa

 

Prof. ABEL DIONIZIO AZEREDO

Direção Geral

UTFPR Campus Ponta Grossa

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LIA MARIS ORTH RITTER ANTIQUEIRA, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em (at) 23/09/2025, às 11:52, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROMEU MIQUEIAS SZMOSKI, DIRETOR(A), em (at) 23/09/2025, às 12:03, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 23/09/2025, às 15:18, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5222862 e o código CRC (and the CRC code) D6F37384.



 

ANEXO 1 - CRONOGRAMA

 

Item 

Descrição

Data

3.1

Inscrições “on-line” (1a Etapa)

29/09/2025 a 28/10/2025

3.2

Confirmação das inscrições “on-line” (2a Etapa)

29/09/2025 a 28/10/2025

5.1

Lista preliminar dos candidatos selecionados

05/11/2025

5.2

Recursos desta fase

até o dia 07/11/2025

5.3

Divulgação do cronograma para as defesas de projetos

11/11/2025

5.4

Defesa do projeto de pesquisa, via on-line

13/11/2025 a 21/11/2025

5.5

Lista preliminar dos candidatos selecionados

25/11/2025

5.5

Recursos desta fase

até o dia 30/11/2025

5.6

Resultado final e indicação de data de matrículas

até o dia 02/12/2025

É DE RESPONSABILIDADE DO(A) CANDIDATO(A) LER O EDITAL NA ÍNTEGRA


Referência: Processo nº 23064.046138/2025-72 SEI nº 5222862