Boletim de Serviço Eletrônico em 30/09/2025

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

PROGRAMA POS-GRAD FIS ASTRONOMIA-CT

 

116º da Criação, 20º da Transformação.

 

EDITAL Nº 03/2025

SELEÇÃO DE BOLSISTA PESQUISADOR VISITANTE

CONVÊNIO NAPI ELETRÔNICA ORGÂNICA – FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA

O Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA) do Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-CT) e Coordenação do NAPI-Eletrônica Orgânica, no uso de suas atribuições, torna público o Edital do Processo de Seleção para Bolsa de Pesquisador Visitante para candidatos(as) com título de doutor(a) e experiência de 20 anos na área de eletrônica orgânica, conforme disposto no Regulamento de Bolsas da Fundação Araucária - Ato da Diretoria Executiva no 039/2024 e Instrução Normativa PROPPG/UTFPR no 46, de 05 de setembro de 2025. 

1. Apresentar os procedimentos de solicitação e seleção de bolsista pesquisador visitante que tenha atuação nos temas abaixo:

1.1 Propriedades óticas e elétricas de polímeros conjugados;

1.2 Produção e caracterização de fotovoltaicos orgânicos, sensores e dispositivos para armazenamento de energia;

1.3 Experiência em análises avançadas de propriedades de transporte em semicondutores orgânicos.

2. CARACTERIZAÇÃO DA BOLSA

2.1 Detalhamento de informações sobre a bolsa de Pesquisador Visitante

Descrição da bolsa/área de atuação: Pesquisador Visitante Especial (PV)

Valor mensal: R$ 6.500,00 (seis mil e quinhentos reais)

Duração: 03 meses

Dedicação: 40 horas semanais

Número de cotas: 1

Eixo temático: Sensores

Título dos sub-projetos relacionados a este edital:

- Fotovoltaicos

- Dispositivos para armazenamento de energia

- Eletrônica Orgânica

3. REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DO(A) CANDIDATO(A)

3.1 São considerados elegíveis para a concessão de bolsa de pesquisador visitante os(as) que satisfizerem os seguintes requisitos e condições:

3.1.1 Possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos aprovados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC na área de Física. Em caso de diploma obtido em instituição estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação (conforme Portaria 86/2013 da CAPES).

3.1.2 Dedicar-se integralmente (40 horas semanais) à execução do Plano de Trabalho.

3.1.3 Não ter vínculo empregatício e dedicar-se exclusivamente às atividades acadêmicas e de pesquisa.

3.1.4 Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/).

Parágrafo único: A qualquer momento, o(a) bolsista e orientador(a)/supervisor(a) ficam sujeitos à devolução dos valores recebidos do órgão de fomento, em valores atualizados, caso os equisitos e compromissos estabelecidos

acima não sejam cumpridos.

4. INSCRIÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) À BOLSA

4.1 Os(as) candidatos(as) interessados(as) devem se inscrever no período informado no item 9 e enviar em pdf ÚNICO a documentação de inscrição para o e-mail: eletronicaorganica@gmail.com:

Documentos a serem apresentados:

4.1.1 Ficha de Inscrição (ANEXO I) devidamente preenchida;

4.1.2 Cópia de documento de identificação com foto (ex.: Carteira de Identidade, Carteira de Motorista ou Passaporte);

4.1.3 Cópia do diploma de Doutorado;

4.1.4 Cópia atualizada do currículo Lattes.

Parágrafo único: Os candidatos que não apresentarem todos os itens da documentação solicitada na inscrição serão automaticamente desclassificados.

4.2 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 9 do presente edital, em Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR .

5. PROCESSO DE SELEÇÃO DO(A) BOLSISTA

5.1 O processo de seleção será realizado pela comissão de bolsas do NAPI Eletrônica Orgânica em duas etapas. Os seguintes itens serão avaliados:

I. Aderência aos subprojetos e experiência na coordenação de projetos na área de eletrônica orgânica (eliminatória)

II - Análise da documentação e do currículo Lattes (classificatória);

5.2 Avaliação do Currículo Lattes:

5.2.1 Os critérios de avaliação do currículo Lattes consideram apenas patentes, depósitos de patente e artigos completos em jornais e revistas que possuam digital object identifier (DOI).

5.2.2 A avaliação dos currículos será realizada da seguinte maneira:

5.2.2.1 Journals Citation Reports (JCRs): Para cada artigo publicado nos últimos 10 anos, será

considerada a pontuação mais recente do JCR. Esses valores serão somados para calcular a pontuação

total do candidato.

5.2.2.2 Patentes: Para cada depósito de patente, será atribuído o valor de 2 pontos. Para cada patente concedida, o valor será de 5 pontos e, para patentes licenciadas será atribuído o valor de 10 pontos.

5.2.2.3 Cálculo da Pontuação: A pontuação total será a soma dos valores dos JCRs de cada artigo e das

patentes.

Exemplo:

Artigo 1: JCR = 2,1

Artigo 2: JCR = 4,6

Depósito de patente 1 = 2

Valor total: 2,1 + 4,6 + 2 = 8,7

5.2.2.4 O candidato deve declarar o valor total dessa soma na ficha de inscrição.

5.2.3. Em caso de empate na pontuação do CV, o critério de desempate será a maior idade do candidato.

5.3 A divulgação do resultado do processo seletivo constará o nome dos(as) candidatos(as) selecionados(as) em ordem classificatória (da maior pontuação para a menor). Os(as) candidatos(as) serão chamados conforme a ordem de classificação. Caso existam desistências, poderão ser chamados novos candidatos.

6. REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS

6.1 REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DO(A) SUPERVISOR(A)

6.1.1 Possuir titulação de Doutorado e produção científica divulgada nos principais veículos de comunicação de sua área;

6.1.2 Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes;

6.1.3 Possuir Projeto Homologado e vigente nos Editais de Homologação da PROPPG/UTFPR;

6.1.4 Realizar a seleção dos candidatos, de acordo com os critérios do presente Edital;

6.1.5 Fica vedada a concessão de bolsa a candidato(a) que se classifique como cônjuge, companheiro(a) ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, do supervisor(a) e coordenador(a) do NAPI;

6.1.6 Supervisionar o(a) bolsista na elaboração do relatório parcial/final de acompanhamento das atividades e desempenho do(a) bolsista.

6.2 REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DO(A) BOLSISTA(A)

6.2.1 Dedicar-se em tempo integral e exclusivamente às atividades do projeto;

6.2.2 Não possuir vínculo empregatício;

6.2.3 Caso possua vínculo deve comprovar o afastamento completo das atividades;

6.2.5 Comunicar à coordenação do projeto quando da alteração de qualquer um dos requisitos de implementação e manutenção de bolsa;

6.2.6 Desenvolver e publicar em veículos qualificados, resultados da sua pesquisa.

6.2.7 apresentar seminários, participar de eventos nacionais e internacionais, divulgando seus resultados.

6.2.8 Comprometer-se a ressarcir a Fundação Araucária caso ocorram irregularidades durante o recebimento da bolsa.

6.3 A substituição ou cancelamento das atividades do(a) bolsista deverá ser realizada pelo(a) supervisor(a) nas

seguintes situações:

6.3.1 O(a) bolsista desistir;

6.3.2 O(a) bolsista apresentar desempenho insatisfatório nas atividades previstas no plano de trabalho;

6.3.3 O(a) bolsista estabelecer vínculo empregatício;

6.3.4 Outras motivações do(a) bolsista (comprometimento da saúde, invalidez, morte, entre outros).

6.3.5 O início das atividades do bolsista somente será permitido após a autorização formal da Fundação Araucária. É vedado o início das atividades antes do cumprimento integral das exigências documentais e da emissão da referida autorização. 

Parágrafo único: A solicitação de substituição e/ou cancelamento deverá ser encaminhada pelo(a) supervisor(a), via SEI/DIRPPG do Campus Curitiba, para a Coordenação do Projeto.

7. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSOS

7.1 Os resultados preliminares serão divulgados em Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR conforme a data estipulada no item

7.2 Após a etapa de recursos, o candidato aprovado deve enviar, até a data estabelecida no item 9, os seguintes documentos:

I. Formulário de indicação de bolsista

II. Plano de trabalho do bolsitas

A serem disponibilizados pela coordenação do NAPI Eletrônica Orgânica - Fundação Araucária, preenchidos e assinados pelo candidato à bolsa e pelo respectivo supervisor.

8.3 Após a divulgação dos resultados da classificação, o canditato poderá interpor recurso em relação ao resultado preliminar até a data prevista no item 9.

8.4 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail do NAPI-EO.

8.5 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos pela Comissão de Análises de Recursos designada pela coordenação do NAPI-EO.

9. CRONOGRAMA

Atividade

Datas

Inscrições

30/09/25-02/10/25

Homologação das inscrições

02/10/25

Resultado preliminar

03/10/25

Recursos da Homologação e resultado preliminar

04-06/10/25

Resultado final

07/10/25

Envio da documentação para implementação da bolsa

08/10/25

Vigência da bolsa

10-12/2025

 

10. DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 Os casos omissos serão analisados pela Comissão designada pela coordenação do NAPI-EO.

10.2 Os(as) candidatos(as) à bolsa prevista neste Edital declaram conhecimento e concordância com o contido no presente Edital e nos regulamentos da UTFPR.

10.3 O período de validade do presente edital é de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

10.4 A implementação da(s) bolsa(s) durante a vigência deste edital, bem como o número de bolsas a serem implementadas, ocorrerá após autorização do órgão de fomento.

10.5 A execução financeira deste Edital está condicionada ao número de cotas concedidas pela Fundação Araucária, e ocorrerá após autorização do órgão de fomento.

10.6 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

10.7 Este Edital entrará em vigor a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANDREIA GERNISKI MACEDO, PROFESSOR DO MAGISTERIO SUPERIOR, em (at) 26/09/2025, às 19:13, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIA REGINA ROCHA MARTINS, DIRETOR(A), em (at) 30/09/2025, às 08:00, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ANDRE FABIANO STEKLAIN LISBOA, Coordenador(a)-Adjunto(a), em (at) 30/09/2025, às 10:28, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5236486 e o código CRC (and the CRC code) 6B435B62.



Anexo I – Ficha de Candidatura

EDITAL 03/2025

Seleção de Bolsista

Nome Completo:____________________________________________________

CPF:_________________________

Modalidade de Bolsa: Pesquisador Visitante (PV)

Link do Currículos Lattes: ____________________________________________

Celular: ___________________________________________________________

E-mail: ___________________________________________________________

 

Pontuação calculada CV lattes item 5.2:

Descrição da soma (acrescente linhas se necessário):

Artigo 1 (DOI …): JCR = __

Artigo 2 (DOI …): JCR = __

Depósito de patente 1 (N° Depósito) = __

 

Pontuação total:

 

 

(Data e Assinatura do candidato)


Referência: Processo nº 23064.046893/2025-57 SEI nº 5236486