Boletim de Serviço Eletrônico em 09/10/2025

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA

Laboratório Multiusuário de Fotônica - Campus Curitiba

 

 

EDITAL 01/2025 – SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL MÉDIO PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE FOTÔNICA

 

O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário de Fotônica, homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria e Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), informa que no período de 10/10/2025 a 25/10/2025 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer por 1 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível médio, com recursos da PROPPG/UTFPR.

 

1 - OBJETIVO GERAL

1.1 - O objetivo deste Edital é contribuir para a consolidação dos Laboratórios Multiusuários da UTFPR em relação à necessidade de recursos humanos, por meio da concessão de cotas de Bolsas de Apoio Técnico de Nível Médio, com recursos oriundos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, visando potencializar o desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Parágrafo único: Para efeito deste Edital, Laboratório Multiusuário é definido como uma unidade da Instituição que justifique a presença de um técnico especializado e que cumulativamente:

a) Congregue equipamentos específicos para pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

b) Preste serviços especializados, relacionados à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

c) Possua equipe técnico-científica de competência reconhecida;

d) Disponibilize a sua infraestrutura laboratorial e de serviços, conforme suas regras de uso, para grupos de pesquisa da UTFPR e de outras instituições brasileiras ou do exterior;

e) Atenda, conforme sua especificidade, às necessidades de análises e de soluções para produtos e processos apresentados pela comunidade externa.

 

2 - CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

2.1 - A bolsa destina-se a aluno(a) de graduação e consistirá em 12 cotas no valor mensal de R$ 815,00 (quinhentos e cinquenta reais). O recurso financeiro para a cota de bolsa técnico é proveniente do orçamento anual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR.

2.2 - São requisitos para os candidatos:

a) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 20 horas semanais, de forma presencial, exclusivamente no Laboratório Multiusuário de Fotônica da UTFPR (na sede centro); 

b) Estar desvinculado(a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício, de qualquer natureza, no momento da implementação e durante a vigência da bolsa;

c) Estar matriculado, no mínimo, no terceiro período de curso de graduação da UTFPR, Campus Curitiba, em Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Licenciatura em Física, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações ou Engenharia Mecatrônica.

d) Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório.

3- DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

 3.1 - Os candidatos deverão ENVIAR seu histórico escolar e o formulário preenchido e assinado (ANEXO A) para o e-mail labfotonica-ct@utfpr.edu.br no período de 10/10/2025 a 25/10/2025. Após análise documental, os candidatos que tiverem inscrição deferida serão chamados para avaliação presencial/on line, a ser realizada entre os dias 28/10/2025 e 03/11/2025.

 

4 - DO PROCESSO DE SELEÇÃO

4.1 - Poderão ser selecionados os candidatos que apresentarem corretamente os documentos de inscrição e que obtiverem desempenho na avaliação, com nota mínima igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

4.2 - A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

a) Avaliação do histórico escolar (peso 0,5);

b) Prova de conhecimentos técnicos na área de atuação do Laboratório Multiusuário  (peso 0,5).

c) A nota final de cada candidato será dada pela seguinte equação:  Nota final = (Nota item a) * 0,5 + (Nota Item b) * 0,5

 

4.3 - Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota e o primeiro colocado será contemplado com a cota de bolsa objeto do presente Edital, ficando os demais candidatos em lista de espera e, caso ocorra desistência da bolsa pelo contemplado ou se houver concessão de novas cotas de bolsa, os candidatos subsequentes poderão ser contemplados seguindo a ordem de classificação.

4.4 - Os candidatos selecionados serão apresentados no documento resultado final, que será publicado no Boletim de Serviço Eletrônico e divulgado na página institucional do Laboratório, na seção Editais (https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/multi-foton) no dia 10/11/2025.

 

5 - CRONOGRAMA

 

ETAPA

Período ou data

5.1 Inscrições 

10/10/2025 a 25/10/2025

5.2 Divulgação das inscrições deferidas

27/10/2025

5.3 Avaliação dos candidatos

28/10/2025 a 03/11/2025 

5.4 Publicação do resultado preliminar

04/11/2025

5.5 Período de interposição de recurso ao resultado preliminar

05/11/2025 a 07/11/2025 

5.6 Publicação do resultado final

10/11/2025 

 

6 - DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

6.1 - Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 5.6 do presente edital na página do laboratório (https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/multi-foton), onde constarão demais informações sobre o processo de contratação.

6.2 - Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 5.4.

6.3 - O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: labfotonica-ct@utfpr.edu.br.

 6.4 - Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pela Diretoria de Pesquisa do Campus Curitiba, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.

 

7 - DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG do Campus Curitiba, podendo ser remetidos à comissão ad hoc especialmente designada para este fim.

7.2. O candidato, ao se inscrever, declara estar ciente e concordar com os termos deste Edital.

7.3 O presente Edital tem validade de 12 meses a contar da data de sua publicação.

7.3. Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

10.5. Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE).

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) UILIAN JOSE DREYER, SUPERVISOR(A), em (at) 09/10/2025, às 08:57, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, PRO-REITOR(A), em (at) 09/10/2025, às 10:36, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUCIA REGINA ROCHA MARTINS, DIRETOR(A), em (at) 09/10/2025, às 11:15, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5268254 e o código CRC (and the CRC code) 7D6D89B0.



APÊNDICE A - modelo

EDITAL INTERNO – BOLSISTA-TÉCNICO DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS

Formulário de inscrição

 

  I - Identificação:

Nome: _________________________________________________________

Idade: __________________________________________________________

Curso de graduação que está cursando: _______________________________

Período: _____________________________ CR: _______________________

 

II  - Atividades a serem desenvolvidas:

As atividades relacionadas à bolsa-técnico do Laboratório Multiusuário de Fotônica estão abaixo indicadas (a critério do comitê gestor, desde que sejam pertinentes a finalidade do laboratório):

  1. Elaboração e revisão de documentos word, tais como formulários, modelos de relatórios, organização de informações e arquivos a partir de consulta aos SEI;

  2. Elaboração de dados em planilhas Excel;

  3. Acompanhamento de reuniões do Comitê, elaborando atas com registro de todas as informações discutidas e respectivos encaminhamentos;

  4. Acompanhamento no preparo de amostras, realização de ensaios, operação de equipamentos, coleta de resultados e redação de relatórios técnicos;

  5. Realização de orçamentos, levantamentos, organização de manuais e documentos;

 

III - Reconhecimento pessoal:

Assinale a opção que melhor corresponde a sua percepção atual:

(  ) - Estou ciente e sinto-me plenamente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;

(  ) - Estou ciente e sinto-me parcialmente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;

(  ) - Estou ciente e sinto-me pouco apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário.

 

IV - Motivação:

Descreva, em linhas gerais, quais são suas principais aptidões e motivações para ocupar a vaga de bolsista a qual se refere esse processo de seleção: (máximo 10 linhas)

 

 

Local de Data:

Nome e assinatura do candidato:


Referência: Processo nº 23064.048390/2025-16 SEI nº 5268254