Boletim de Serviço Eletrônico em 09/10/2025

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA

Laboratório Multiusuário do Campus Londrina

 

EDITAL nº 01/2025

SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL MÉDIO PARA O LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DO CAMPUS LONDRINA (LABMULT-LD)

 

O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário do campus Londrina (LabMult-LD), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), informa que estão abertas as inscrições de candidatos a concorrer por 1 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível médio, com recursos oriundos do orçamento anual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.

 

1. OBJETIVO GERAL

1.1 O objetivo deste Edital é contribuir para a consolidação dos Laboratórios Multiusuários da UTFPR em relação à necessidade de recursos humanos, por meio da concessão de cotas de Bolsas de Apoio Técnico de Nível Médio, com recursos oriundos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, visando potencializar o desenvolvimento de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.

Parágrafo único: Para efeito deste Edital, Laboratório Multiusuário é definido como uma unidade da Instituição que justifique a presença de um técnico especializado e que cumulativamente:

a) Congregue equipamentos específicos para pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

b) Preste serviços especializados, relacionados à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

c) Possua equipe técnico-científica de competência reconhecida;

d) Disponibilize a sua infraestrutura laboratorial e de serviços, conforme suas regras de uso, para grupos de pesquisa da UTFPR e de outras instituições brasileiras ou do exterior;

e) Atenda, conforme sua especificidade, às necessidades de análises e de soluções para produtos e processos apresentados pela comunidade externa.

 

2. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

2.1. A bolsa destina-se a aluno(a) de graduação e consistirá em 12 cotas no valor mensal de R$ 815,00 (oitocentos e quinze reais). O recurso financeiro para a cota de bolsa técnico é proveniente do orçamento anual da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR.

2.2. São requisitos para os candidatos:

2.2.1 Disponibilidade de 20 horas semanais, exclusivamente no Laboratório Multiusuário do campus Londrina;

2.2.2 Estar desvinculado(a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício, de qualquer natureza, no momento da implementação e durante a vigência da bolsa;

2.2.3. Estar matriculado, no mínimo, no terceiro período de curso de graduação da UTFPR, campus Londrina;

2.2.4. Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do (a) supervisor (a) do laboratório.

 

3. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

3.1 Os candidatos deverão preencher e enviar o formulário no endereço abaixo até a data indicada no item 5.1 deste edital. Após análise documental, os candidatos que tiverem inscrição deferida serão chamados para a realização da avaliação presencial, a ser realizada entre os dias 27/10/2025 e 29/10/2025.

https://forms.gle/uPec94QtWHe7kdGm6

4. DO PROCESSO DE SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

4.1 - Poderão ser selecionados os candidatos que apresentarem corretamente os documentos de inscrição e que obtiverem desempenho na avaliação, com nota mínima igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

4.2. A seleção dos candidatos será realizada utilizando o histórico escolar e prova prática presencial.

4.2.1. A avaliação do histórico escolar (peso 0,5) será através do coeficiente de rendimento. O candidato com maior coeficiente terá a nota 10 e os demais terão notas proporcionais.

4.2.2. A prova prática (peso 1,5) será presencial com o candidato e terá o objetivo de avaliar sua motivação e habilidades na realização das atividades. A nota atribuída será de 0 a 10.

4.3 Será dada uma pontuação adicional de até 2,0 (dois pontos), sendo 0,5 ponto por semestre, na nota final do candidato que já tenha sido bolsista do laboratório multiusuário ou atividade similar. Para tal, o candidato deverá enviar documentação comprobatória no momento da inscrição.

4.4. A nota final de cada candidato será dada pela seguinte equação:

Nota final = [(nota item 4.2.1 x 0,5) + (nota item 4.2.2 x 1,5)]/2 + [nota item 4.3]

4.5. Os horários e locais de realização da prova prática serão comunicados juntamente com a publicação do resultado das inscrições deferidas conforme descrito no item 5.4 deste edital.

4.6. O candidato deverá comparecer ao local da prova com 5 minutos de antecedência do horário agendado para sua prova.

4.7. O candidato que não comparecer no horário e local indicados para a realização da prova e conhecimentos técnicos e prática será desclassificado.

4.8. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de nota e o primeiro colocado será contemplado com a cota de bolsa objeto do presente Edital, ficando os demais candidatos em lista de espera e, caso ocorra desistência da bolsa pelo contemplado ou se houver concessão de novas cotas de bolsa, os candidatos subsequentes poderão ser contemplados seguindo a ordem de classificação.

4.8.1 Em caso de empate, será classificado o candidato com maior tempo de experiência em análises laboratoriais (item 4.3). Permanecendo o empate, o critério passa ser a maior nota na prova prática, e depois maior nota no histórico escolar.

4.9. A lista dos candidatos selecionados e o resultado serão publicados no Boletim de Serviço Eletrônico e divulgado na página institucional do Laboratório, na seção Editais de acordo com o cronograma descrito no item 5.

http://portal.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/labmult-ld

 

 

5. CRONOGRAMA

O processo seletivo obedecerá ao cronograma do Quadro 1.

 

Quadro 1. Cronograma do processo seletivo.

ETAPA

Período ou data

5.1 Inscrições

09/10/25 até 23/10/25

5.2 Divulgação preliminar das inscrições deferidas

24/10/25

5.3 Período de interposição de recurso das inscrições

28/10/25 a 30/10/25

5.4 Publicação do resultado das inscrições deferidas

31/10/25

5.5 Avaliação dos candidatos

03/11/25 a 05/11/25

5.6 Publicação do resultado preliminar

07/11/25

5.7 Período de interposição de recurso ao resultado preliminar

10/11/25 a 12/11/25

5.8 Publicação do resultado final

14/11/25

 

6. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

6.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 5 do presente edital na página do LabMult-LD, onde constarão demais informações sobre o processo de contratação.

http://portal.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/labmult-ld

6.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista nos itens 5.3 e 5.7.

6.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: comitelabmultld@gmail.com

6.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pela Diretoria de Pesquisa do Campus Londrina, de acordo com o cronograma do item 5 deste edital.

 

7 DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 Os casos omissos serão analisados pela DIRPPG do campus Londrina podendo ser remetidos à comissão ad hoc especialmente designada para este fim.

7.2 O candidato, ao se inscrever, declara estar ciente e concordar com os termos deste Edital.

7.3 Fica eleito o foro da Justiça Federal, subseção judiciária de Londrina, para dirimir qualquer dúvida ou ajuizar quaisquer ações que não forem resolvidas administrativamente, ou por comum acordo entre os partícipes, renunciando a qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

7.4 Este edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) e na página institucional do LabMult-LD, na seção Editais.

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALESSANDRA FURTADO DA SILVA, SUPERVISOR(A), em (at) 09/10/2025, às 11:02, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, PRO-REITOR(A), em (at) 09/10/2025, às 11:32, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ADRIANA HELENA BORSSOI, DIRETOR(A), em (at) 09/10/2025, às 12:12, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5269024 e o código CRC (and the CRC code) C260232B.



 

ANEXO A

EDITAL INTERNO – BOLSISTA-TÉCNICO DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS

Formulário de inscrição

I. Identificação:

Nome:_________________________________________________________

Curso de graduação que está cursando:_______________________________

Período: _____________________________ RA:_______________________

E-mail:_________________________________________________________

 

II. Atividades a serem desenvolvidas:

As atividades relacionadas à bolsa-técnico do Laboratório Multiusuário do campus de Londrina (LabMult-LD) estão abaixo indicadas:

1. Elaboração e revisão de documentos em Word, tais como formulários, modelos de relatórios, organização de informações e arquivos;

2. Apresentação de dados em planilhas Excel;

3. Acompanhar e assessorar os usuários do LabMult-LD;

4. Auxiliar no sistema de reservas de equipamentos e relatório de uso;

5. Confeccionar e atualizar os Procedimentos Operacionais Padronizados dos equipamentos;

6. Preparar soluções necessárias para calibração, limpeza e operação dos equipamentos;

7. Participar de treinamento, calibração e operacionalização dos equipamentos;

8. Auxiliar na mudança e organização do laboratório;

9. Auxiliar na realização de orçamentos para serviços de reparo/manutenção ou aquisição de itens de laboratório;

10. Auxiliar na divulgação e atualização das atividades do laboratório nas mídias sociais;

11. Escrever e apresentar o relatório final;

 

III. Reconhecimento pessoal:

Assinale a opção que melhor corresponde a sua percepção atual:

1. Estou ciente e sinto-me plenamente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;

2. Estou ciente e sinto-me parcialmente apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário;

3. Estou ciente e sinto-me pouco apto a desempenhar as atividades vinculadas à bolsa, nos termos dos itens II deste formulário.

 

IV. Motivação:

Descreva, em linhas gerais, quais são suas principais aptidões e motivações para ocupar a vaga de bolsista a qual se refere esse processo de seleção (máximo 10 linhas):

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Cidade e Data:

 

 

Nome e assinatura do (a) candidato (a):


Referência: Processo nº 23064.049748/2025-28 SEI nº 5269024