|
|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS APUCARANA DIRETORIA DE GRAD. EDUC. PROFISSIONAL-AP |
|
|
EDITAL nº 22/2025 - DIRGRAD-AP
Oferta de Turmas ESPECIAis INTENSIVAs 2025-2
A Diretoria de Graduação e Educação Profissional, visando atendimento de demanda específica relativa aos cursos de graduação, com fulcro no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Graduação, torna público o edital de oferta de turma especial intensiva para o segundo semestre de 2025, conforme as seguintes características e condições:
1 - DA OFERTA
1.1 – As disciplinas ofertadas em Turmas Especiais Intensivas, são disciplinas regulares dos cursos de graduação da UTFPR, com a mesma carga horária definidas na matriz curricular dos cursos, realizadas de forma intensiva, durante o período letivo, conforme previsto no RODP. Os critérios para aprovação na disciplina em Turmas Especiais Intensivas são os mesmos estabelecidos no Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos cursos de Graduação da UTFPR, em seu Art. 35.
1.2 – A disciplina ofertada encontra-se descrita no quadro 01 – Cronograma de Execução das Aulas.
1.3 - As vagas poderão ser acrescidas, a depender da demanda, bem como a disponibilidade de ambientes, a critério da Diretoria de Graduação e Educação Profissional.
2 – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS AULAS
2.1 - As aulas acontecerão conforme cronograma abaixo:
Quadro 1. - Cronograma de Execução das Aulas
|
Disciplinas |
Turma |
Data de Início |
Data de Fim |
Horário |
Local de Realização |
Cursos para os quais haverá oferta |
Pré-Requisito |
Vagas |
|
BPEC8O Avaliação de Bens e Perícia |
OPEC8A |
03/11/2025 |
15/12/2025 |
Segunda-feira das 11h10 às 12h50 e Terça-feira das 18h40 às 21h10 |
Presencial (sala M003) |
Engenharia Civil |
TCEC6B - Tecnologia Da Construção 2 |
44 |
3 - CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO
3.1 - Os estudantes interessados deverão enquadrar-se nos seguintes critérios:
3.1.2 – Estar regularmente matriculado em um dos cursos de engenharia para o qual há oferta de vagas no presente Edital.
3.1.3 – Considerando a ordem de prioridade de ocupação de vagas (Art. 41 RODP), os estudantes serão ordenados por ordem decrescente de coeficiente de rendimento normalizado.
3.1.4 - Ter cumprido o pré-requisito conforme consta na matriz do curso e no Quadro 1.
3.1.5 - Serão excluídos candidatos que apresentarem a disciplina pleiteada com a situação aprovada no histórico.
4 - DAS INSCRIÇÕES
4.1 – Os estudantes interessados deverão efetuar solicitação de matrícula no período de 21 de outubro de 2025 à 24 de outubro de 2025 até às 23h59min, via formulário do Google que pode ser acessado pelo link: https://forms.gle/68eFC3DGztva79DQ8 (utilizando, preferencialmente, o e-mail institucional).
4.2 – A solicitação de matrícula não garante vaga na disciplina e caso haja mais candidatos do que a quantidade de vagas eles serão classificados conforme descrito no Item 3.1.3.
4.3 - Considerando o disposto no parágrafo único, do Art. 18 do Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos cursos de Graduação da UTFPR, havendo menos de 10 solicitações de matrículas, a critério da DIRGRAD, as turmas poderão ser canceladas.
5 - DO RESULTADO PRELIMINAR
5.1 – O resultado preliminar dos requerimentos com os alunos classificados será divulgado no dia 28 de outubro de 2025, após às 18h, na página da Secretaria Acadêmica e poderão ser consultados pelo link: https://portal.utfpr.edu.br/secretaria/apucarana.
6 – DO RECURSO
6.1 – Será admitido recurso do resultado preliminar da classificação, de 29 de outubro de 2025 até dia 30 de outubro de 2025 as 23h59min. Os recursos deverão ser encaminhados ao Departamento de Registros Acadêmicos pelo e-mail: derac-ap@utfpr.edu.br
6.2 - O recurso será analisado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional e o resultado da análise, bem como o resultado final, serão publicados até o dia 31 de outubro de 2025.
7 - CRONOGRAMA DO EDITAL
|
Cronograma |
|
|---|---|
|
Evento |
Data/período |
|
Inscrições - Link: https://forms.gle/68eFC3DGztva79DQ8 |
De 21 de outubro à 24 de outubro de 2025 até às 23h59min. |
|
Publicação do resultado preliminar |
28 de outubro de 2025 - Após às 18h. |
|
Recursos contra o resultado preliminar: (e-mail: derac-ap@utfpr.edu.br) |
De 29 de outubro de 2025 até dia 30 de outubro de 2025 as 23h59min. |
|
Resultado Final |
31 de outubro de 2025 |
8 - DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Apucarana.
8.2 O presente Edital será publicado na página da Diretoria de Graduação e Educação Profissional do campus Apucarana da UTFPR e poderá ser consultado pelo link: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
8.3 A oferta das turmas seguirá o disposto no Item 2, Cronograma de Execução das aulas, em especial quanto ao local e horário de execução, cabendo ao estudante a participação nas aulas, independentemente da modalidade na qual a turma será ofertada.
8.4 Fica estabelecido o Fórum da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Apucarana, para dirimir eventuais questões decorrentes deste Edital não solucionadas administrativamente, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
Apucarana, 20 de outubro de 2025.
BRUNO DE NADAI NASCIMENTO
Diretor de Graduação e Educação Profissional
Campus Apucarana - UTFPR
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) BRUNO DE NADAI NASCIMENTO, DIRETOR(A), em (at) 20/10/2025, às 08:09, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5294714 e o código CRC (and the CRC code) 280023F3. |
| Referência: Processo nº 23064.000892/2025-66 | SEI nº 5294714 |