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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO Laboratório de solos do Campus Pato Branco
116º da Criação, 20º da Transformação. |
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EDITAL nº 02/2025 - LABSOLOS
Seleção de Bolsista Nível Superior (MESTRADO) para o LabMult “Laboratório de Solos” (LABSOLOS)
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário "Laboratório de Solos" (LABSOLOS), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 05 a 19 de novembro de 2025 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 02 (duas) vagas de bolsista-técnico, nível mestrado, com recursos oriundos da Chamada Pública 07/2025 – Programa Institucional Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
1.1 A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult contemplado no Edital PROPPG 16/2025 dependerá do resultado final da Chamada Pública 07/2025 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária).
1.2 O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária. A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de mestrado e consistirá em 24 parcelas, conforme descrição abaixo:
1.2.1 Bolsa Técnico Nível Mestrado:
a) Destinada a profissionais com mestrado concluído;
b) Valor mensal de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais);
c) Duração de até 24 (vinte e quatro) meses;
d) Atividades técnicas de maior complexidade, com ênfase em métodos avançados e suporte à pesquisa científica e tecnológica no Laboratórios de Solos, conforme plano de trabalho elaborado em conjunto com o supervisor.
1.3 São requisitos para os candidatos:
a) Ter concluído curso de graduação em Agronomia ou Química, com Mestrado concluído em qualquer área da Agronomia ou da Química;
b) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult "Laboratório de Solos" da UTFPR;
c) Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório.
2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, anexando os seguintes documentos em documento único e formato pdf: (a) Diploma de graduação; (b) Diploma de pós-graduação ou ata de defesa; (c) formulário (ANEXO I) preenchido; (d) cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada (ANEXO II).
O arquivo único em formato pdf deve encaminhado para o e-mail: labsolos-pb@utfpr.edu.br. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult, na seção Editais. Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.
3.2 O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 16/2025. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação.
A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 07/2025 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR.
3.3 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
a) Avaliação do currículo lattes (peso 3,0), sendo que pontuação do currículo lattes (CL) será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;
b) Prova de conhecimentos técnicos (PE) na área de atuação do Laboratório Multiusuário "Laboratório de Solos" (peso 7,0), versando sobre os seguintes conhecimentos específicos:
I - Misturas
II - Estequiometria
III - Preparo de soluções
IV - Métodos analíticos em solo e planta
V - Métodos analíticos instrumentais: potenciometria, colorimetria, fotometria de chama e espectrofotometria e absorção atômica
3.4 A nota final (NF) será calculada conforme a fórmula:
NF = 0,7 PE + 0,3 CL
3.5 Em caso de empate, os critérios utilizados, em ordem decrescente, serão:
a) Maior nota na prova de conhecimento técnico (PE);
b) Maior nota no currículo lattes (CL);
c) Maior idade.
4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do LABSOLOS, e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:
a) ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
b) ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 07/2025 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.
4.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.
4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: labsolos-pb@utfpr.edu.br.
4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do Laboratório de Solos, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
5.3 O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.
5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
6. DATAS IMPORTANTES
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ETAPA |
Período ou Data |
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6.1 Inscrições (período mínimo de 15 dias) |
05 a 19/11/2025 |
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6.2 Divulgação das inscrições deferidas |
24/11/2025 |
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6.3 Avaliação dos candidatos (prova de conhecimento técnico - item 3.3.b) |
28/11/2025 |
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6.4 Publicação do resultado preliminar |
01/12/2025 |
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6.5 Período de interposição de recurso ao resultado preliminar |
02 a 04/12/2025 |
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6.6 Publicação do resultado final |
05/12/2025 |
Pato Branco, 04 de novembro de 2025.
Assinam eletronicamente,
Luís César Cassol - Supervisor do LABSOLOS
Thiago de Oliveira Vargas - Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação
Michele Potrich - Pró Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUIS CESAR CASSOL, SUPERVISOR(A), em (at) 04/11/2025, às 10:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO DE OLIVEIRA VARGAS, DIRETOR(A), em (at) 04/11/2025, às 11:15, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, PRO-REITOR(A), em (at) 04/11/2025, às 19:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5303773 e o código CRC (and the CRC code) A9978021. |
ANEXO I do
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FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL 02/2025 Seleção de Bolsista Nível Superior (Mestrado)
NOME COMPLETO: CURSO DE FORMAÇÃO: E-MAIL:
Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado Para a comissão preencher após a classificação CLASSIFICAÇÃO:___________
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ANEXO II do
Critérios para a pontuação do Currículo Lattes
As
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos 2017-2020, nas áreas de Ciências Agrárias I ou de Química).
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Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela comissão |
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a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES |
A1 |
10 |
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A2 |
9,0 |
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A3 |
8,0 |
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A4 |
7,0 |
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B1 |
6,0 |
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B2 |
5,0 |
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|
B3 |
4,0 |
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B4 |
3,0 |
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B5 |
2,0 |
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C |
1,0 |
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b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES** |
internacional |
1,0 |
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nacional |
0,5 |
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c) Patente (pedido ou registro) |
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3 e 7, respectivamente |
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d) Livro científico*** |
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5 |
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e) Capítulo de livro*** |
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2 |
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* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.
** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN
1.2 Publicações em eventos
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Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima do item |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
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a) Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples), de abrangência regional, nacional ou internacional |
1,0 / trabalho |
10 |
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1.3 Pontuação de experiência profissional
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Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
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a) Monitoria* |
0,3 |
1,0 |
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b) Iniciação científica/tecnológica* |
0,5 |
- |
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c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
0,5 |
- |
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d) Atividade profissional de ensino* |
0,5 |
2,0 |
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|
e) Atividade profissional técnica na área de laboratório de análises* |
1,5 |
- |
|
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f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída
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Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
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*Pontuados por semestre (proporcional)
| Referência: Processo nº 23064.052522/2025-12 | SEI nº 5303773 |