Boletim de Serviço Eletrônico em 05/11/2025

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

Laboratório de solos do Campus Pato Branco

 

116º da Criação, 20º da Transformação.

 

EDITAL nº 02/2025 - LABSOLOS

Seleção de Bolsista Nível Superior (MESTRADO) para o LabMult “Laboratório de Solos” (LABSOLOS)

O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário "Laboratório de Solos" (LABSOLOS), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 05 a 19 de novembro de 2025 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 02 (duas) vagas de bolsista-técnico, nível mestrado, com recursos oriundos da Chamada Pública 07/2025 – Programa Institucional Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.

 

1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

 

1.1 A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult contemplado no Edital PROPPG 16/2025 dependerá do resultado final da Chamada Pública 07/2025 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária).

1.2 O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária. A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de mestrado e consistirá em 24 parcelas, conforme descrição abaixo:

     1.2.1 Bolsa Técnico Nível Mestrado:

               a) Destinada a profissionais com mestrado concluído;

               b) Valor mensal de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais);

               c) Duração de até 24 (vinte e quatro) meses;

             d) Atividades técnicas de maior complexidade, com ênfase em métodos avançados e suporte à pesquisa científica e tecnológica no Laboratórios de Solos, conforme plano de trabalho elaborado em conjunto com o supervisor.

1.3 São requisitos para os candidatos:

a) Ter concluído curso de graduação em Agronomia ou Química, com Mestrado concluído em qualquer área da Agronomia ou da Química;

b) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult "Laboratório de Solos" da UTFPR;

c) Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.

Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório.

 

2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

 

Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, anexando os seguintes documentos em documento único e formato pdf: (a) Diploma de graduação; (b) Diploma de pós-graduação ou ata de defesa; (c) formulário (ANEXO I) preenchido; (d) cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada (ANEXO II).

O arquivo único em formato pdf deve encaminhado para o e-mail: labsolos-pb@utfpr.edu.br. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.

 

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult, na seção Editais. Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.

3.2 O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 16/2025. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação.

A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 07/2025 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR.

3.3 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

a) Avaliação do currículo lattes (peso 3,0), sendo que pontuação do currículo lattes (CL) será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;

b) Prova de conhecimentos técnicos (PE) na área de atuação do Laboratório Multiusuário "Laboratório de Solos" (peso 7,0), versando sobre os seguintes conhecimentos específicos: 

     I - Misturas 

     II - Estequiometria

     III - Preparo de soluções

     IV - Métodos analíticos em solo e planta

     V - Métodos analíticos instrumentais: potenciometria, colorimetria, fotometria de chama e espectrofotometria e absorção atômica

3.4 A nota final (NF) será calculada conforme a fórmula:

NF = 0,7 PE + 0,3 CL

3.5 Em caso de empate, os critérios utilizados, em ordem decrescente, serão:

      a) Maior nota na prova de conhecimento técnico (PE);

      b) Maior nota no currículo lattes (CL);

      c) Maior idade.

 

4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

 

4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do LABSOLOS, e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:

a) ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.

b) ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 07/2025 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.

4.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.

4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: labsolos-pb@utfpr.edu.br.

4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do Laboratório de Solos, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.

 

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.

5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

5.3 O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.

5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.

 

6. DATAS IMPORTANTES

 

ETAPA

Período ou Data

6.1 Inscrições (período mínimo de 15 dias)

05 a 19/11/2025

6.2 Divulgação das inscrições deferidas

24/11/2025

6.3 Avaliação dos candidatos (prova de conhecimento técnico - item 3.3.b)

28/11/2025

6.4 Publicação do resultado preliminar

01/12/2025

6.5 Período de interposição de recurso ao

resultado preliminar

02 a 04/12/2025

6.6 Publicação do resultado final

05/12/2025

 

Pato Branco, 04 de novembro de 2025.

 

Assinam eletronicamente,

 

Luís César Cassol - Supervisor do LABSOLOS

Thiago de Oliveira Vargas - Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

Michele Potrich - Pró Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) LUIS CESAR CASSOL, SUPERVISOR(A), em (at) 04/11/2025, às 10:46, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO DE OLIVEIRA VARGAS, DIRETOR(A), em (at) 04/11/2025, às 11:15, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, PRO-REITOR(A), em (at) 04/11/2025, às 19:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5303773 e o código CRC (and the CRC code) A9978021.



 

ANEXO I do EDITAL № 02/2025

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

EDITAL 02/2025

Seleção de Bolsista Nível Superior (Mestrado)

 

NOME COMPLETO:

CURSO DE FORMAÇÃO:

E-MAIL:

 

Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise:

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

 

Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado

Para a comissão preencher após a classificação

CLASSIFICAÇÃO:___________

 

 

 

 

 

ANEXO II do EDITAL № 02/2025

Critérios para a pontuação do Currículo Lattes

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2021-2025 (últimos cinco anos).

 

1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos 2017-2020, nas áreas de Ciências Agrárias I ou de Química).

Atividade

Pontos por ocorrência

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela comissão

a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES

A1

10

 

 

 

A2

9,0

 

 

 

A3

8,0

 

 

 

A4

7,0

 

 

 

B1

6,0

 

 

 

B2

5,0

 

 

 

B3

4,0

 

 

 

B4

3,0

 

 

 

B5

2,0

 

 

 

C

1,0

 

 

 

b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES**

internacional

1,0

 

 

 

nacional

0,5

 

 

 

c) Patente (pedido ou registro)

 

3 e 7, respectivamente

 

 

 

d) Livro científico***

 

5

 

 

 

e) Capítulo de livro***

 

2

 

 

 

* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.

** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.

***Necessariamente com ISBN

 

 

 

1.2 Publicações em eventos

Atividade

Pontos

Pontuação máxima do item

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Trabalhos publicados em anais de congresso (trabalho completo, resumo expandido ou resumo simples), de abrangência regional, nacional ou internacional

1,0 / trabalho

10

 

 

 

 

 

1.3 Pontuação de experiência profissional

 

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Monitoria*

0,3

1,0

 

 

 

b) Iniciação científica/tecnológica*

0,5

-

 

 

 

c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação*

0,5

-

 

 

 

d) Atividade profissional de ensino*

0,5

2,0

 

 

 

e) Atividade profissional técnica na área de laboratório de análises*

1,5

-

 

 

 

f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída

 

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

2,0

 

 

 

*Pontuados por semestre (proporcional)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.052522/2025-12 SEI nº 5303773