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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PONTA GROSSA DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PONTA GROSSA
116º da Criação, 20º da Transformação. |
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EDITAL nº 37/2025
SELEÇÃO DE ESTUDANTE BOLSISTA PARA APOIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS DA DIRPPG – CAMPUS PONTA GROSSA
De ordem da Direção-Geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Ponta Grossa, a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG-PG), no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, torna público que estão abertas as inscrições para seleção de estudante bolsista, destinada ao apoio das atividades acadêmicas vinculadas a esta Diretoria, de acordo com o que estabelece o presente Edital. O presente Edital e demais informações relativas encontram-se publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais
do objeto
Este edital tem por objeto selecionar estudantes regularmente matriculados em curso de Graduação ou Pós-Graduação da UTFPR, Campus Ponta Grossa, para atuar no apoio às atividades acadêmicas, comunicacionais e institucionais desenvolvidas pela DIRPPG-PG.
da dotação orçamentária
Os recursos necessários ao pagamento dos bolsistas estão previstos no Orçamento de Custeio da DIRPPG para o exercício de 2025. Origem dos recursos: Fonte: 1000 CUSTEIO 20RK - DESPESAS DE FUNCIONAMENTO DOS CAMPI - CUSTEIO FONTE 1000.
O presente edital contará com recursos aprovados no valor total de R$ 2.800 (dois mil e oitocentos reais).
das normas gerais
Será concedida 1 (uma) bolsa, no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) mensais para 1 (um) estudante de graduação ou pós-graduação, com vigência para o período de 4 (quatro) meses, totalizando R$ 2.800 (dois mil e oitocentos reais).
A concessão das bolsas de apoio está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.
O valor correspondente à atuação mensal será depositado em conta bancária (conta corrente ou poupança), exclusivamente, em nome do estudante proponente, podendo ser interrompida por solicitação do tutor da bolsa.
Parágrafo único. A abertura da conta corrente ou conta poupança deverá ser providenciada pelos estudantes, caso não a possua, e fica sob suas responsabilidades informar a DIRPPG-PG via e-mail (dirppg-pg@utfpr.edu.br) no prazo de até 10 (dez) dias úteis após o aceite da bolsa.
O discente bolsista exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR e em regime de 10 (dez) horas semanais de atividades acadêmicas, que poderão ocorrer de forma presencial, semipresencial ou não presencial.
O discente bolsista deverá fazer seus horários de atividades em comum acordo com o tutor, não podendo coincidir com suas atividades acadêmicas regulares.
O tutor poderá ser um Técnico Administrativo em Educação da UTFPR ou um Docente da UTFPR desde que sejam lotados na DIRPPG-PG.
das vagas
A vaga para seleção neste Edital está especificada no quadro abaixo.
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Valor Mensal da Bolsa |
Atividades a serem desenvolvidas |
Nº de Vagas |
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R$ 700,00 |
Atuar na produção e gestão de conteúdo digital, incluindo elaboração de stories, reels, publicações para feed, vídeos e materiais informativos, voltados à divulgação dos cursos, eventos, pesquisas e ações dos Programas de Pós-Graduação vinculados à DIRPPG-PG. |
01
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DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA
Constituem-se atribuições dos bolsistas selecionados neste edital:
Auxiliar na produção de conteúdos digitais (stories, reels, publicações para feed, vídeos e materiais informativos) destinados à divulgação dos cursos, eventos, pesquisas e ações dos Programas de Pós-Graduação vinculados à DIRPPG-PG;
Apoiar a administração e atualização das redes sociais institucionais, incluindo plataformas como Instagram, LinkedIn e site da UTFPR, contribuindo para o fortalecimento da comunicação e da imagem digital da Diretoria e dos Programas de Pós-Graduação;
Atuar na cobertura e registro audiovisual de eventos, palestras e reuniões promovidos pela DIRPPG-PG, bem como na edição, publicação e divulgação desses conteúdos nos canais digitais institucionais;
Auxiliar na elaboração de estratégias de divulgação digital e na criação de campanhas para ampliar a visibilidade e o engajamento das ações da pós-graduação;
Apoiar a comunicação institucional entre a DIRPPG-PG, os Programas de Pós-Graduação, docentes e discentes, colaborando na divulgação de informes, notícias e atividades acadêmicas;
Elaborar relatórios técnicos das atividades desenvolvidas durante o período da bolsa, conforme plano de trabalho estabelecido com o orientador;
Zelar pela imagem institucional, patrimônio e normas internas da UTFPR, assegurando a conduta ética, o respeito e a urbanidade nas atividades desempenhadas;
Preencher, assinar e cumprir o Termo de Compromisso do Bolsista (Anexo II), conforme estabelecido neste edital.
das atribuições do tutor
Constituem-se atribuições do tutor:
Estabelecer os critérios de seleção e participar do processo de seleção e classificação dos candidatos;
Estabelecer o plano de trabalho a ser executado pelo bolsista;
Supervisionar todas as atividades desenvolvidas pelo bolsista, assegurando a qualidade e a coerência com os objetivos do edital;
Comunicar à instituição ou à DIRPPG-PG sobre eventual interrupção da bolsa e solicitação de substituição;
Apresentar, ao final da execução orçamentária do presente edital, relatório das atividades desenvolvidas pelo bolsista, devidamente aprovado.
Zelar pelo cumprimento das normas institucionais e pela adequada representação da DIRPPG-PG e dos Programas de Pós-Graduação nas ações desenvolvidas pelo bolsista.
das inscrições
As inscrições ocorrerão a partir da data da publicação deste edital, até às 23h59min (horário oficial de Brasília) do dia 09 de novembro de 2025, exclusivamente via preenchimento e envio do Formulário de Inscrição on-line, disponível em: https://forms.gle/QgpR7eJcx7c5ZZ5x9
As inscrições que não cumprirem todos os procedimentos estabelecidos no presente item serão anuladas, e o candidato constará como desclassificado.
Para concorrer ao processo de seleção da bolsa, o candidato deverá:
Estar regularmente matriculado em um curso de graduação ou pós-graduação da UTFPR, campus Ponta Grossa;
Não ser bolsista em qualquer outro programa, excetuando-se o Auxílio Estudantil (PAE-UTFPR), se for o caso;
Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR;
Na hipótese de envio de mais de uma inscrição pelo mesmo estudante proponente, dentro do prazo limite estabelecido no item 7.1 deste Edital, será considerada para análise e seleção apenas a última.
Ao se inscrever, o candidato declara aceitar todas as condições estabelecidas neste edital.
Não serão aceitas inscrições após o prazo estabelecido de envio do Formulário de Inscrição on-line, ou se as informações prestadas e os documentos enviados forem falsos.
A UTFPR não se responsabiliza por problemas relacionados ao envio dos documentos, sejam eles de ordem técnica ou operacional. É de responsabilidade exclusiva do candidato o envio dos arquivos exigidos no presente edital.
DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS CANDIDATOS
As etapas de seleção e classificação serão realizadas pela DIRPPG-PG através das pontuações e critérios presentes no Anexo I.
A seleção será composta pelas seguintes etapas:
Etapa 1:
Análise do Coeficiente acadêmico normalizado (de caráter classificatório): até 10 pontos, atribuindo-se nota proporcional ao valor do coeficiente (por exemplo, coeficiente 1,0 = 10 pontos; coeficiente 0,8 = 8 pontos, e assim sucessivamente).
Entrega de Projeto/ Portfólio de Produção de conteúdo digital (de caráter classificatório e eliminatório); até 10 pontos, conforme os seguintes critérios objetivos: 1- Pertinência e adequação ao tema proposto – até 2,5 pontos; 2- Clareza, estrutura e organização do texto – até 2,5 pontos; 3- Criatividade e inovação na proposta – até 2,5 pontos; 4- Viabilidade técnica e estratégica – até 2,5 pontos.
Etapa 2:
Defesa do Projeto/ Portfólio de Produção de conteúdo digital (de caráter classificatório e eliminatório); até 10 pontos, conforme os seguintes critérios objetivos: 1- Motivação e disponibilidade – até 2,5 pontos; 2- Capacidade de criação e produção de conteúdo digital – até 2,5 pontos; 3- Domínio de ferramentas digitais e redes sociais – até 2,5 pontos; 4- Clareza na comunicação e expressão visual – até 2,5 pontos.
A nota final do candidato será a média aritmética simples das pontuações obtidas nos três itens avaliativos. Nota Final = [(item 1a + item 1b + item 2a)/3]
Parágrafo único: Somente os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,0 no item b) da Etapa 1 estarão habilitados a participar da Etapa 2. Somente os candidatos com média final igual ou superior a 6,0 serão considerados classificados.
As etapas de avaliação e defesa do Projeto/ Portfólio de Produção Digital serão conduzidas por uma banca formada por dois membros do quadro de servidores da DIRPPG-PG e um membro da ASCOM-PG, sendo o tutor da bolsa o presidente, de acordo com o cronograma apresentado no item 10.
A apresentação do Projeto/Portfólio de Produção Digital será presencial e individual, com duração mínima de 20 (vinte) e máxima de 30 (trinta) minutos, conforme os seguintes critérios objetivos: 1- Motivação e disponibilidade – até 2,5 pontos; 2- Capacidade de criação e produção de conteúdo digital – até 2,5 pontos; 3- Domínio de ferramentas digitais e redes sociais – até 2,5 pontos; 4- Clareza na comunicação e expressão visual – até 2,5 pontos.
O tema referente ao Projeto/ Portfólio de Produção Digital será sorteado e divulgado ao candidato com antecedência mínima de 72 horas. O tema versará sobre um dos Programas de Pós-Graduação (Stricto Sensu ou Lato Sensu) disponíveis no Campus Ponta Grossa, devendo o candidato desenvolver uma proposta autoral de criação de conteúdo digital relacionada ao programa sorteado.
A entrega do Projeto/ Portfólio de Produção Digital deve ser encaminhada para o e-mail dirppg-pg@utfpr.edu.br, conforme cronograma (item 10), com o assunto: PROJETO EDITAL XX/2025 - DIRPPG-PG.
O resultado preliminar, com a relação de classificação e seleção será publicada pela DIRPPG-PG, conforme cronograma (item 10 deste edital).
Após a divulgação do resultado preliminar, os pedidos de reconsideração (interposição de recurso), devidamente instruídos e fundamentados, poderão ser encaminhados conforme prazo estabelecido no cronograma (item 10 deste edital).
Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail dirppg-pg@utfpr.edu.br, com o assunto RECURSO EDITAL XX/2025 - DIRPPG-PG.
No caso de deferimento de recurso, a UTFPR procederá as devidas adequações ao resultado, que serão contempladas no Resultado Final da Classificação.
Havendo empate na classificação dos candidatos, o desempate será feito com base nos seguintes critérios, em ordem sequencial: 1) Maior coeficiente acadêmico normalizado; 2) Maior disponibilidade de carga horária semanal do candidato (Fórmula: (85 - Carga Horaria Semanal)/85);
do resultado final
O resultado final, com a relação de classificação e seleção, será publicado pela DIRPPG-PG, conforme cronograma (item 10 deste edital).
Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do Edital, poderá ser convocado outro candidato, respeitando a ordem publicada no resultado final.
A desistência da vaga deverá ser comunicada formalmente pelo candidato, por meio de e-mail enviado a DIRPPG-PG (dirppg-pg@utfpr.edu.br).
Caso não existam candidatos na situação mencionada no item 9.2, ou os candidatos consultados não manifestem o interesse em ocupar a vaga, o tutor responsável pela vaga poderá indicar um estudante que atenda aos requisitos do item 7.2 para ocupar a vaga.
cronograma
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Evento |
Data / Período |
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Inscrição dos Candidatos |
A partir da data da publicação deste edital, até às 23h59min* do dia 09 de novembro de 2025. |
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Publicação da relação dos candidatos inscritos |
Até às 23h59min* do dia 10 de novembro de 2025. |
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Definição do Tema |
Até às 23h59min* do dia 10 de novembro de 2025. |
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Etapa 1 - Entrega do Projeto/ Portfólio e cópia do histórico escolar** |
Até às 23h59min* do dia 13 de novembro de 2025. |
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Divulgação do Resultado Preliminar da Etapa 1 |
Até às 23h59min* do dia 14 de novembro de 2025. |
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Interposição de Recurso quanto ao Resultado Preliminar da Etapa 1 |
Até às 23h59min* do dia 16 de novembro de 2025. |
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Resultado da interposição de Recurso quanto ao Resultado Preliminar da Etapa 1 |
Até às 23h59min* do dia 17 de novembro de 2025. |
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Publicação das datas e horário da defesa do Projeto/ Portfólio |
Até às 23h59min* do dia 17 de novembro de 2025. |
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Etapa 2 - Defesa do Projeto/ Portfólio pelo candidato |
18 e 19 de novembro de 2025 |
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Divulgação do Resultado Preliminar da Etapa 2 |
Até às 23h59min* do dia 19 de novembro de 2025. |
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Interposição de Recurso quanto ao Resultado Preliminar da Etapa 2 |
Até às 23h59min* do dia 20 de novembro de 2025. |
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Resultado da interposição de Recurso quanto ao Resultado Preliminar Etapa 2 |
Até às 23h59min* do dia 21 de novembro de 2025. |
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Homologação do Resultado Final |
Até às 23h59min* do dia 21 de novembro de 2025. |
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Encaminhamento da documentação para inclusão do estudante como bolsista |
Até às 23h59min* do dia 23 de novembro de 2025. |
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Início das Atividades do bolsista selecionado |
24 de Novembro de 2025. |
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Término das Atividades do bolsista selecionado |
24 de Março de 2026. |
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Entrega do Relatório Final para a DIRPPG-PG |
24 de Abril de 2026. |
*horário de Brasília.
**por e-mail: dirppg-pg@utfpr.edu.br
Observação: As datas poderão ser alteradas a critério da DIRPPG-PG, mediante divulgação prévia no portal institucional.
disposições gerais
Este edital tem validade de 1 ano e poderá ser reaproveitado desde que haja disponibilidade orçamentária e interesse institucional.
Os prazos constantes neste Edital são improrrogáveis e a perda de qualquer um deles implica na perda do respectivo direito.
As dúvidas e/ou omissões acerca do presente Edital serão dirimidas pela assessoria da DIRPPG-PG, observada a legislação vigente.
Os resultados das etapas descritas serão publicados no seguinte endereço eletrônico: http://portal.utfpr.edu.br/editais.
Fica eleito o Foro da Justiça Federal, Subseção Judiciária de Ponta Grossa - PR, para dirimir quaisquer questões oriundas deste Edital.
(Assinado Eletronicamente)
Romeu Miquéias Szmoski
Diretor de Pesquisa e Pós Graduação
UTFPR - Ponta Grossa
(Assinado Eletronicamente)
Abel Dionizio Azeredo
Diretor-Geral
UTFPR - Campus Ponta Grossa
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ROMEU MIQUEIAS SZMOSKI, DIRETOR(A), em (at) 03/11/2025, às 17:39, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ABEL DIONIZIO AZEREDO, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 04/11/2025, às 10:55, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5327658 e o código CRC (and the CRC code) 3AB86BBF. |
Anexo I
pontuação e critérios de avaliação
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Ordem |
Item |
Descrição |
Pontuação |
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1 |
Coeficiente acadêmico normalizado |
Até 10 Pontos (se coeficiente igual a 1.0). |
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2 |
Entrega do Projeto/ Portfólio de Produção Digital |
Até 10 Pontos. |
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3 |
Defesa do Projeto/ Portfólio em banca examinadora |
Até 10 Pontos. |
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Nota Final |
item 1, 2, 3. |
Até 10 Pontos (Média aritmética item 1, item 2, item 3). |
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Critérios de Avaliação do Projeto/ Portfólio:
-Pertinência e adequação ao tema proposto – coerência da proposta em relação ao programa sorteado e aos objetivos do edital (até 2,5 pontos);
-Clareza, estrutura e organização do texto – apresentação lógica, coesa e bem estruturada da proposta (até 2,5 pontos);
-Criatividade e inovação na proposta – originalidade, relevância e potencial de impacto do conteúdo sugerido (até 2,5 pontos);
-Viabilidade técnica e estratégica – exequibilidade das ações propostas e adequação às mídias e ferramentas digitais escolhidas (até 2,5 pontos).
Critérios de Avaliação da Defesa do Projeto/ Portfólio:
-Motivação e disponibilidade - demonstra interesse, comprometimento e disponibilidade para atuar nas atividades propostas (até 2,5 pontos);
-Capacidade de criação e produção de conteúdo digital - habilidade em elaborar stories, reels, publicações, vídeos e materiais informativos (até 2,5 pontos);
-Domínio de ferramentas digitais e redes sociais – familiaridade com Instagram, LinkedIn, sites institucionais e edição de conteúdo audiovisual (até 2,5 pontos);
-Clareza na comunicação e expressão visual - clareza na exposição de ideias, coesão e estética na criação de conteúdos digitais (até 2,5 pontos);
ANEXO II
MODELO DE TERMO DE COMPROMISSO BOLSISTA
TERMO DE COMPROMISSO Nº XX/2025
EDITAL XX/2025 - DIRPPG-PG
Eu, ____________________________________________, portador do RG nº _______________ e CPF nº ____________________, regularmente matriculado(a) no Curso _____________________________________________, do Campus Ponta Grossa, sob o código RA nº _____________, telefone ( )_______________, e-mail ______________________________________, conta: ( ) corrente ( ) poupança, agência nº ________, conta nº ________________, Banco ____________________, concordo em participar do Programa de Bolsas Para Apoio Às Atividades Acadêmicas Da DIRPPG - Campus Ponta Grossa, na condição de Bolsista, e declaro estar ciente e de acordo com as seguintes condições:
O bolsista deve cumprir as normas estabelecidas no Edital nº ___/2025 DIRPPG-PG, sob pena de perda da bolsa.
As atividades serão realizadas sob a tutoria e supervisão de um servidor da DIRPPG-PG, designado formalmente como tutor da bolsa
Em caso de afastamento do servidor tutor, o Diretor da DIRPPG-PG nomeará um tutor pró-tempore.
As atividades do bolsista obedecerão ao Plano de Trabalho elaborado e aprovado pelo tutor, em conformidade com o Edital.
O período de vigência da bolsa será de XX/XX/2025 a XX/XX/2026.
As atividades serão exercidas sem vínculo empregatício com a UTFPR, em regime de 10 (dez) horas semanais, não superiores a 5 (cinco) horas diárias.
Os horários das atividades serão definidos em comum acordo com o tutor e não poderão coincidir com as atividades acadêmicas regulares do bolsista.
O registro da carga horária e das atividades executadas deverá ser realizado conforme procedimentos definidos pelo tutor.
O valor da bolsa será de R$ 700,00 (setecentos reais) mensais, pagos proporcionalmente ao período trabalhado. Horas não cumpridas e não repostas serão descontadas. O pagamento observará o previsto no Edital nº ___/2025 DIRPPG-PG.
O bolsista não terá direito a auxílio transporte ou a qualquer outro benefício adicional.
É vedada a acumulação desta bolsa com outras bolsas ou auxílios de programas institucionais ou externos, excetuando-se o Auxílio Estudantil (PAE-UTFPR).
É vedado o compartilhamento da bolsa com outros estudantes.
O bolsista fará jus ao certificado de participação apenas mediante o cumprimento integral do período e das atividades previstas no Plano de Trabalho.
O presente Termo de Compromisso poderá ser interrompido a qualquer tempo, por iniciativa de qualquer das partes, mediante manifestação por escrito e justificativa, comunicada à DIRPPG-PG.
E, por estarem de inteiro acordo com as condições acima, o Tutor da DIRPPG-PG e o Bolsista assinam o presente Termo.
Campus Ponta Grossa, ___ de ____________________ de 2025.
(assinatura eletrônica)
_______________________
TUTOR
_______________________
ESTUDANTE-BOLSISTA
| Referência: Processo nº 23064.053320/2025-80 | SEI nº 5327658 |