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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS DOIS VIZINHOS Laboratório Multiusuário de Análises Biológicas e Biologia Molecular do Campus Dois Vizinhos
116º da Criação, 20º da Transformação. |
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EDITAL 02/2025 – COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
Seleção de Bolsista Nível Superior para o LabMult de Análises Biológicas e Biologia molecular (BioMol)
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário de Análises Biológicas e Biologia molecular (BioMol), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 04 de novembro a 18 de novembro de 2025 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível graduação, com recursos oriundos da Chamada Pública 07/2025 – Programa Institucional Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
1. CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
1.1 A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult contemplado no Edital PROPPG 16/2025 dependerá do resultado final da Chamada Pública 07/2025 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária).
1.2 O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária. A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação, e consistirá em 24 parcelas, divididas nas seguintes modalidades:
1.2.1 Bolsa Técnico Nível Graduação:
a) Destinada a profissionais com curso completo de graduação, preferencialmente
matriculados em programa de pós-graduação stricto sensu;
b) Valor mensal de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);
c) Duração de até 24 (vinte e quatro) meses;
d) Atividades técnicas de nível superior, envolvendo técnicas e métodos específicos nos Laboratórios Multiusuários, conforme plano de trabalho elaborado em conjunto com o supervisor.
1.3 São requisitos para os candidatos:
a) Ter concluído curso de graduação em ciências biológicas, engenharia de bioprocessos e biotecologia, biotecnologia, farmácia, bioquímica, biomedicina, medicina veterinária e áreas afins (que tenham cursado biologia molecular e/ou genética e microbiologia na graduação);
b) Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult BioMol da UTFPR;
c) Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório
2. DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). O candidato deverá identificar o assunto do e-mail como "Inscrição no processo seletivo para bolsista técnico nível superior do BioMol". Ambos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: biomol-dv@utfpr.edu.br. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO
3.1 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult (https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/biomol). Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.
3.2 O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 16/2025. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação.
A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 07/2025 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR
3.3 A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
a) Avaliação do currículo lattes (peso 7,0), sendo que pontuação do currículo lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;
b) Prova de conhecimentos técnicos na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso, 3,0). A avaliação teórica será disponibilizada pelo link: https://forms.gle/8FCqY8kzV79D2Ti5A. O link iniciará a receber respostas às 08:00 h do dia 25 de novembro de 2025 e só serão consideradas respostas enviadas até as 23:59h deste mesmo dia. Somente a primeira tentativa por candidato será validada. Os tópicos abordados na avaliação serão: segurança e boas práticas de laboratório, fundamentos de biologia molecular e técnicas em biologia molecular.
4. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
4.1 Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do (https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/biomol), e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:
ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 07/2025 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.
4.2 Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.
4.3 O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: biomol-dv@utfpr.edu.br.
4.4 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do Lab Biomol, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
5. DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
5.3 O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.
5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
6. DATAS IMPORTANTES
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ETAPA |
Período ou data |
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6.1 Inscrições (período mínimo de 15 dias) |
04/11/2025 a 18/11/2025 |
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6.2 Divulgação das inscrições deferidas |
19/11/2025 |
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6.3 Avaliação dos candidatos |
25/11/2025 |
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6.4 Publicação do resultado preliminar |
27/11/2025 |
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6.5 Período de interposição de recurso ao resultado preliminar |
27/11/2025 a 30/11/2025 |
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6.6 Publicação do resultado final |
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02/12/2025 |
Dois Vizinhos, 31 de outubro de 2025.
Profa. Dra. Naiana Cristine Gabiatti
Supervisora LabMulti Biomol
Profa. Dr. Guilherme Garcia Bessegato
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação
Profa. Dra. Michele Potrich
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) NAIANA CRISTINE GABIATTI, SUPERVISOR(A), em (at) 04/11/2025, às 11:08, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) GUILHERME GARCIA BESSEGATO, DIRETOR(A), em (at) 04/11/2025, às 11:22, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, PRO-REITOR(A), em (at) 04/11/2025, às 15:38, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5329667 e o código CRC (and the CRC code) 63A71919. |
ANEXO I do EDITAL № 02/2025
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FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL 02/2025 Seleção de Bolsista Nível Superior
NOME COMPLETO: CURSO DE FORMAÇÃO: E-MAIL:
Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado Para a comissão preencher após a classificação CLASSIFICAÇÃO:___________
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ANEXO II do EDITAL № 02/2025
1. Critérios para a pontuação do Currículo Lattes
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2020-2025 (últimos cinco anos).
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o SNIP vigente na data de publicação do edital)
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Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela comissão |
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a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico em função da faixa de SNIP (Source Normalized Impact per Paper)* obtida da Base Scopus (2019) |
SNIP ≥ 1,501 |
10 |
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1,001 ≤ SNIP ≤ 1,500 |
8,0 |
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0,501 ≤ SNIP ≤ 1,000 |
6,0 |
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0,001 ≤ SNIP ≤ 0,500 |
4,0 |
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b) Artigo publicado em periódico científico que não tenha SNIP** |
internacional |
1,0 |
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nacional |
0,5 |
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c) Patente solicitada |
3 |
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d) Patente concedida |
7 |
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e) Livro científico*** |
5 |
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f) Capítulo de livro*** |
2 |
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* Comprovar por meio de print da página da Plataforma Scopus (https://blog.scopus.com/posts/journal-metrics-in-scopus-source-normalized-impact-per-paper-snip).
** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN
1.2 Publicações em eventos
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Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
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a) Trabalho completo*** |
Internacional/Nacional* |
1,0 |
4,0 |
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regional/local** |
0,3 |
1,0 |
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b) Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/Nacional* |
0,5 |
2,0 |
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regional/local |
0,2 |
1,0 |
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*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
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Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
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a) Monitoria* |
0,3 |
1,0 |
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b) Iniciação científica/tecnológica* Não serão aceitas declarações emitidas por orientadores, exceto em projetos Universal do CNPq ou similar. |
0,5 |
- |
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c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
0,5 |
- |
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d) Atividade profissional de ensino* |
0,5 |
2,0 |
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e) Atividade profissional técnica na área de biologia molecular e/ou microbiologia * |
1,5 |
- |
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f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída |
Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
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e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento |
Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
*Pontuados por semestre (proporcional);
ANEXO III - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL
(Preenchimento individual)
Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2021, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.
__________, de _________ de 202x.
_______________________________________
(Assinatura)
Nome do candidato:
Link do Currículos Lattes:
E-mail:
Telefone:
________________________________________
(Assinatura e Carimbo)
Nome do Supervisor:
Campus da UTFPR:
E-mail:
Telefone:
CHAMADA PÚBLICA Nº 07/2025
PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSA-TÉCNICO
ANEXO IV - PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA
(Individual)
1. IDENTIFICAÇÃO
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ICT/Campus |
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Tipo de bolsa |
( ) Bolsa Técnico Nível Graduação ( ) Bolsa Técnico Nível Mestrado ( ) Bolsa Técnico Nível Doutorado |
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Responsável pelo bolsista |
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Telefones/e-mail |
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Nome do bolsista |
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Telefones/e-mails |
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2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA
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1 |
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2 |
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3 |
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(adicionar mais linhas se necessário) |
5. DECLARAÇÃO
Declaramos para os devidos fins que XXX selecionado por esta instituição para participar como bolsista do Programa Institucional Bolsa Técnico. O tratamento dos dados coletados no âmbito desse Programa se dará de acordo com os artigos 7, IV e 11, II,c da Lei 13.709/18.[1]
6. TERMO DE COMPROMISSO
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Os abaixo-assinados declaram que o presente documento foi estabelecido de comum acordo, assumindo as tarefas e responsabilidades que lhes caberão durante o período de realização do mesmo. Declaram expressamente conhecer e concordar, para todos os efeitos legais, com as normas gerais para concessão de auxílio pela FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA.
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Assinatura do Bolsista |
Coordenador da proposta |
| Referência: Processo nº 23064.052837/2025-51 | SEI nº 5329667 |