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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA
116º da Criação, 20º da Transformação. |
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EDITAL 03/2025 – COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
Seleção de Bolsista Nível Superior para o LabMult:
LABORATÓRIO MULTIUSUÁRIO DE EQUIPAMENTOS E ANÁLISES AMBIENTAIS (LAMEAA)
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA), homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 06 a 20 de novembro de 2025 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível graduação, com recursos oriundos da Chamada Pública 07/2025 – Programa Institucional Bolsa-Técnico (Fundação Araucária) e a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível graduação, com recursos oriundos da Chamada Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA - FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult contemplado no Edital PROPPG 16/2025 dependerá do resultado final da Chamada Pública 07/2025 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária).
O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária. A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação e consistirá em 24 parcelas, divididas na seguinte modalidade:
Bolsa Técnico Nível Graduação:
Destinada a profissionais com curso completo de graduação, preferencialmente matriculados em programa de pós-graduação stricto sensu;
Valor mensal de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);
Duração de até 24 (vinte e quatro) meses;
Atividades técnicas de nível superior, envolvendo técnicas e métodos específicos nos Laboratórios Multiusuários, conforme plano de trabalho elaborado em conjunto com o supervisor.
São requisitos para os candidatos:
Ter concluído curso de graduação em Química, Tecnologia em Processos Ambientais ou Tecnologia em áreas afins às áreas Química e Ambiental;
Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA) da UTFPR;
Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório.
DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). Ambos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: lameaa.ct@gmail.com. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
DO PROCESSO DE SELEÇÃO
A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/lameaa. Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.
O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 16/2025. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação. A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 07/2025 da Fundação Araucária e Chamada Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA - FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR
A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
Avaliação do currículo lattes (peso 3,0), sendo que pontuação do currículo lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;
Prova de conhecimentos técnicos na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso, 3,0).
Parágrafo único: A prova será aplicada presencialmente na UTFPR-CT Sede Ecoville, Bloco EE, Sala EE- 102, na data de 27/11/2025 as 9h aos candidatos que tiverem suas inscrições homologadas e versará sobre os seguintes conteúdos:
1) técnicas cromatográficas: cromatografia gasosa e cromatografia líquida;
2) conceito do processo de secagem de amostras por liofilização;
3) boas práticas de laboratório.
c) Prova prática (peso 4,0), os candidatos deverão demonstrar conhecimento e competência na execução de procedimentos que envolvem a validação de métodos cromatográficos, incluindo, mas não se limitando a:
1) linearidade: avaliação da relação entre a concentração do analito e a resposta do detector.
2) desvio padrão (DP): determinação da variabilidade dos resultados obtidos em múltiplas medições. Os candidatos deverão calcular o desvio padrão das replicatas para avaliar a precisão do método, garantindo que os resultados estejam próximos da média.
3) coeficiente de variação (CV): cálculo do CV, que é a razão entre o desvio padrão e a média, expressa em porcentagem. Os candidatos deverão utilizar o CV para avaliar a consistência dos resultados, sendo uma medida útil para comparar a precisão entre diferentes métodos ou condições experimentais.
4) limite de detecção (LD) e limite de quantificação (LQ): determinação das menores concentrações que podem ser detectadas e quantificadas com precisão.
5) análise de dados: os candidatos deverão realizar a análise dos dados obtidos, utilizando ferramentas estatísticas apropriadas para interpretar os resultados da validação, bem como elaborar gráficos e relatórios que apresentem os achados de forma clara e concisa.
Parágrafo único: A prova prática será realizada no laboratório multiusuário LAMEAA (bloco EE – sala – EE101), a partir das 13h do dia 27/11/2025, equipado com a infraestrutura necessária e será supervisionada por 1 membro do comitê gestor e técnica laboratorista do LAMEAA. Os candidatos receberão instruções detalhadas sobre os procedimentos a serem seguidos, e a avaliação será baseada na execução correta das técnicas, na compreensão dos conceitos de validação e na apresentação de resultados, no tempo máximo de 1h e 30 min.
6) Em caso de empate, terá preferência o candidato que obtiver a maior nota na prova prática; persistindo o empate, terá preferência o candidato de maior idade.
7) O candidato que se declarar pessoa com deficiência, nos termos da Lei nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão), e necessitar de tempo adicional para a realização da prova prática, deverá solicitar o benefício no ato da inscrição, exclusivamente por e-mail para lameaa.ct@gmail.com, anexando laudo médico atualizado que comprove a deficiência e a necessidade do tempo suplementar. O laudo deverá estar legível e conter: identificação do profissional responsável (nome, CRM/UF e assinatura); indicação do CID (quando houver); data de emissão; justificativa técnica que demonstre a necessidade do tempo adicional. O acréscimo de tempo, se deferido, será limitado a 30 (trinta) minutos, em conformidade com recomendação técnica contida no laudo apresentado. A ausência de solicitação dentro do prazo de inscrição ou o não envio da documentação exigida implicará o indeferimento do pedido.
DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.4 do presente edital na página do Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA) - https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/lameaa, e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:
ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 07/2025 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.
Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.5.
O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: lameaa.ct@gmail.com.
Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário de Equipamentos e Análises Ambientais (LAMEAA), de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
5.3 O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.
5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
DATAS IMPORTANTES
| ETAPA | PERÍODO OU DATA |
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6.1 - Inscrições (período mínimo de 15 dias) |
06/11/2025 a 20/11/2025 |
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6.2 - Divulgação das inscrições deferidas |
21/11/2025 |
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6.3 - Avaliação dos candidatos |
27/11/2025 |
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6.4 - Publicação do resultado preliminar |
01/12/2025 |
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6.5 - Período de interposição de recurso ao resultado preliminar |
01/12/2025 a 03/12/2025 |
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6.6 - Publicação do resultado final |
04/12/2025 |
|
6.7 - Apresentação da documentação |
08/12/2025 |
Curitiba, 04 de novembro de 2025.
Profª. Drª. Danielle Caroline Schnitzler
Supervisora do LAMEAA
Profª. Drª. Lucia Regina Rocha Martins
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação
Profª. Drª. Michele Potrich
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) DANIELLE CAROLINE SCHNITZLER, SUPERVISOR(A), em (at) 04/11/2025, às 18:31, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) NAIARA FORTES, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 05/11/2025, às 14:18, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, PRO-REITOR(A), em (at) 05/11/2025, às 19:37, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5331232 e o código CRC (and the CRC code) 4DFF8EF1. |
____________________________
ANEXO I do
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FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL 03/2025 Seleção de Bolsista Nível Superior
NOME COMPLETO: CURSO DE FORMAÇÃO: E-MAIL:
Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado Para a comissão preencher após a classificação CLASSIFICAÇÃO:___________
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ANEXO II do
Critérios para a pontuação do Currículo Lattes
As
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital). Devem ser consideradas as áreas relacionadas ao LabMult.
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Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela comissão |
|
|
a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES |
A1 |
10 |
|
|
|
|
A2 |
9,0 |
|
|
|
|
|
A3 |
8,0 |
|
|
|
|
|
A4 |
7,0 |
|
|
|
|
|
B1 |
6,0 |
|
|
|
|
|
B2 |
5,0 |
|
|
|
|
|
B3 |
4,0 |
|
|
|
|
|
B4 |
3,0 |
|
|
|
|
|
B5 |
2,0 |
|
|
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|
|
C |
1,0 |
|
|
|
|
|
b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES. |
internacional |
1,0 |
|
|
|
|
nacional |
0,5 |
|
|
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|
|
c) Patente (pedido ou registro) |
|
3 e 7 respectivamente |
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d) Livro científico*** |
|
5 |
|
|
|
|
e) Capítulo de livro*** |
|
2 |
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|
|
* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.
** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN
1.2 Publicações em eventos
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Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
|
|
a) Trabalho completo*** |
Internacional/Nacional* |
1,0 |
4,0 |
|
|
|
|
regional/local** |
0,3 |
1,0 |
|
|
|
|
|
b) Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/Nacional* |
0,5 |
2,0 |
|
|
|
|
regional/local |
0,2 |
1,0 |
|
|
|
|
*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
|
Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
|
a) Monitoria* |
0,3 |
1,0 |
|
|
|
|
b) Iniciação científica/tecnológica* |
0,5 |
- |
|
|
|
|
c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
0,5 |
- |
|
|
|
|
d) Atividade profissional de ensino* |
0,5 |
2,0 |
|
|
|
|
e) Atividade profissional técnica na área dequímica e afins* |
1,5 |
- |
|
|
|
|
f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída
|
Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
|
|
|
|
e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento
|
Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
|
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*Pontuados por semestre (proporcional)
ANEXO III - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL
(Preenchimento individual)
Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2021, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.
__________, de _________ de 202x.
_______________________________________
(Assinatura)
Nome do candidato:
Link do Currículos Lattes:
E-mail:
Telefone:
________________________________________
(Assinatura e Carimbo)
Nome do Supervisor:
Campus da UTFPR:
E-mail:
Telefone:
CHAMADA PÚBLICA Nº 07/2025
PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSA-TÉCNICO
ANEXO IV - PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA
(Individual)
1. IDENTIFICAÇÃO
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ICT/Campus |
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Tipo de bolsa |
( ) Bolsa Técnico Nível Graduação ( ) Bolsa Técnico Nível Mestrado ( ) Bolsa Técnico Nível Doutorado |
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Responsável pelo bolsista |
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Telefones/e-mail |
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Nome do bolsista |
|
|
Telefones/e-mails |
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2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA
|
1 |
|
2 |
|
3 |
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(adicionar mais linhas se necessário) |
5. DECLARAÇÃO
Declaramos para os devidos fins que XXX selecionado por esta instituição para participar como bolsista do Programa Institucional Bolsa Técnico. O tratamento dos dados coletados no âmbito desse Programa se dará de acordo com os artigos 7, IV e 11, II,c da Lei 13.709/18.[1]
6. TERMO DE COMPROMISSO
|
Os abaixo-assinados declaram que o presente documento foi estabelecido de comum acordo, assumindo as tarefas e responsabilidades que lhes caberão durante o período de realização do mesmo. Declaram expressamente conhecer e concordar, para todos os efeitos legais, com as normas gerais para concessão de auxílio pela FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA.
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Assinatura do Bolsista |
Coordenador da proposta |
| Referência: Processo nº 23064.054163/2025-20 | SEI nº 5331232 |