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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS CURITIBA Laboratório Multiusuário de Fotônica - Campus Curitiba |
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EDITAL FOTON 02/2025 – COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
Seleção de Bolsista Nível Superior para o LabMult FOTON
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário de Fotônica - FOTON, homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 06/11/2025 a 20/11/2025 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico nível graduação e 01 (uma) vaga de bolsista-técnico mestrado, com recursos oriundos da Chamada Pública 23/2024 - Programa Institucional de Pesquisa Universal (Básica e Aplicada) da Fundação Araucária, e Chamada Pública 07/2025 – Programa Institucional Bolsa-Técnico (Fundação Araucária), respectivamente, e de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult contemplado no Edital PROPPG 16/2025 dependerá do resultado final da Chamada Pública 07/2025 – Programa de Bolsa-Técnico (Fundação Araucária).
O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária. A bolsa destina-se a candidato(a)s que tenham curso de graduação ou mestrado e consistirá em 24 parcelas, divididas nas seguintes modalidades:
Bolsa Técnico Nível Graduação:
Destinada a profissionais com curso completo de graduação, preferencialmente matriculados em programa de pós-graduação stricto sensu;
Valor mensal de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);
Duração de até 24 (vinte e quatro) meses;
Atividades técnicas de nível superior, envolvendo técnicas e métodos específicos nos Laboratórios Multiusuários, conforme plano de trabalho elaborado em conjunto com o supervisor.
Bolsa Técnico Nível Mestrado:
Destinada a profissionais com mestrado concluído;
Valor mensal de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais);
Duração de até 24 (vinte e quatro) meses;
Atividades técnicas de maior complexidade, com ênfase em métodos avançados e suporte à pesquisa científica e tecnológica nos Laboratórios Multiusuários, conforme plano de trabalho elaborado em conjunto com o supervisor.
São requisitos para os candidatos:
Ter concluído curso de graduação (vaga 1.2.1) em Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Licenciatura em Física, Tecnologia em Automação Industrial, Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações ou Engenharia Mecatrônica;
Ter diploma de mestre (vaga 1.2.2) obtido em cursos reconhecidos pela CAPES nas áreas de avaliação: Astronomia/física e Engenharias IV;
Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult Laboratório Multiusuário de Fotônica na sede centro da UTFPR Curitiba;
Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório.
DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu currículo lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). Ambos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: labfotonica-ct@utfpr.edu.br. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
DO PROCESSO DE SELEÇÃO
A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult <https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/multi-foton>. Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.
O LabMult irá ofertar o número total de bolsas que eventualmente venha a receber no Edital PROPPG 16/2025. Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação. A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 07/2025 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR
A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
Avaliação do currículo lattes (peso 0,5), sendo que pontuação do currículo lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;
Prova de conhecimentos técnicos na área de atuação do laboratório multiusuário (peso 0,5).
1 - Tópicos a serem avaliados: conceitos de ótica, metrologia, processamento de sinais
2 - Forma de avaliação: prova de múltipla escolha com duração de 1 (uma) hora a ser realizada no Laboratório Multiusuário de Fotônica (sala CD-002 na sede centro) no período indicado no cronograma (item 6.3). Os candidatos com inscrição homologada serão convocados por email após a divulgação das inscrições deferidas com informações complementares sobre a etapa de avaliação.
A nota final de cada candidato será dada pela seguinte equação: Nota final = (Nota item a) * 0,5 + (Nota Item b) * 0,5
Parágrafo único: Em caso de empate da nota final, o desempate será feito pelo critério de maior nota na etapa de avaliação de currículo.
DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
Os resultados serão divulgados de acordo com as datas descritas nos item 6.4 e 6.6 do presente edital na página <https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/multi-foton>, e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.7 os seguintes documentos:
ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Pública 07/2025 da Fundação Araucária, preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.
Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.5.
O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: labfotonica-ct@utfpr.edu.br.
Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário de Fotônica, de acordo com o cronograma do item 6.5 deste edital.
DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
5.2 Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
5.3 O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
5.3 A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública 23/2022 da Fundação Araucária, além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.
5.4 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
5.5 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
DATAS IMPORTANTES
| ETAPA | PERÍODO OU DATA |
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6.1 - Inscrições (período mínimo de 15 dias) |
06/11/2025 a 20/11/2025 |
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6.2 - Divulgação das inscrições deferidas |
21/11/2025 |
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6.3 - Avaliação dos candidatos |
28/11/2025 |
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6.4 - Publicação do resultado preliminar |
01/12/2025 |
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6.5 - Período de interposição de recurso ao resultado preliminar |
02/12/2025 a 04/12/2025 |
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6.6 - Publicação do resultado final |
05/12/2025 |
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6.7 - Envio da documentação |
até 08/12/2025 |
Curitiba, 05 de novembro de 2025
Assinam eletronicamente,
Supervisor do Laboratório Multiusuário de Fotônica
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
____________________________
ANEXO I do
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FICHA DE INSCRIÇÃO EDITAL FOTON 02/2025 Seleção de Bolsista Nível Superior
NOME COMPLETO: CURSO DE FORMAÇÃO: E-MAIL:
Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado Para a comissão preencher após a classificação CLASSIFICAÇÃO:___________
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ANEXO II do
Critérios para a pontuação do Currículo Lattes
As
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital).
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Atividade |
Pontos por ocorrência |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela comissão |
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a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES |
A1 |
10 |
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A2 |
9,0 |
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A3 |
8,0 |
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A4 |
7,0 |
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B1 |
6,0 |
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B2 |
5,0 |
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B3 |
4,0 |
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B4 |
3,0 |
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B5 |
2,0 |
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C |
1,0 |
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b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES. |
internacional |
1,0 |
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nacional |
0,5 |
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c) Patente (pedido ou registro) |
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3 e 7 respectivamente |
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d) Livro científico*** |
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5 |
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e) Capítulo de livro*** |
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2 |
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* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.
** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN
1.2 Publicações em eventos
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Atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
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a) Trabalho completo*** |
Internacional/Nacional* |
1,0 |
4,0 |
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regional/local** |
0,3 |
1,0 |
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b) Resumo (simples ou expandido)*** |
Internacional/Nacional* |
0,5 |
2,0 |
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regional/local |
0,2 |
1,0 |
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*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
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Discriminação da atividade |
Pontos |
Pontuação máxima por atividade |
Declarados |
Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s) |
Confirmados pela Comissão |
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a) Monitoria* |
0,3 |
1,0 |
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b) Iniciação científica/tecnológica* |
0,5 |
- |
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c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação* |
0,5 |
- |
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d) Atividade profissional de ensino* |
0,5 |
2,0 |
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e) Atividade profissional técnica nas áreas indicadas no 1.3a do edital* |
1,5 |
- |
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f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída
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Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
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e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento
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Mestrado (1,0) Doutorado (2,0) |
2,0 |
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*Pontuados por semestre (proporcional)
ANEXO III - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL
(Preenchimento individual)
Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2021, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.
__________, de _________ de 202x.
_______________________________________
(Assinatura)
Nome do candidato:
Link do Currículos Lattes:
E-mail:
Telefone:
________________________________________
(Assinatura e Carimbo)
Nome do Supervisor:
Campus da UTFPR:
E-mail:
Telefone:
CHAMADA PÚBLICA Nº 07/2025
PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSA-TÉCNICO
ANEXO IV - PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA
(Individual)
1. IDENTIFICAÇÃO
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ICT/Campus |
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Tipo de bolsa |
( ) Bolsa Técnico Nível Graduação ( ) Bolsa Técnico Nível Mestrado ( ) Bolsa Técnico Nível Doutorado |
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Responsável pelo bolsista |
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Telefones/e-mail |
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Nome do bolsista |
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Telefones/e-mails |
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2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA
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1 |
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2 |
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3 |
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(adicionar mais linhas se necessário) |
5. DECLARAÇÃO
Declaramos para os devidos fins que XXX selecionado por esta instituição para participar como bolsista do Programa Institucional Bolsa Técnico. O tratamento dos dados coletados no âmbito desse Programa se dará de acordo com os artigos 7, IV e 11, II,c da Lei 13.709/18.[1]
6. TERMO DE COMPROMISSO
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Os abaixo-assinados declaram que o presente documento foi estabelecido de comum acordo, assumindo as tarefas e responsabilidades que lhes caberão durante o período de realização do mesmo. Declaram expressamente conhecer e concordar, para todos os efeitos legais, com as normas gerais para concessão de auxílio pela FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA.
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Assinatura do Bolsista |
Coordenador da proposta |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) UILIAN JOSE DREYER, SUPERVISOR(A), em (at) 05/11/2025, às 13:49, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) NAIARA FORTES, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 05/11/2025, às 14:52, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, PRO-REITOR(A), em (at) 05/11/2025, às 19:35, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5333718 e o código CRC (and the CRC code) 3A1D52B1. |
| Referência: Processo nº 23064.052192/2025-57 | SEI nº 5333718 |