Boletim de Serviço Eletrônico em 11/11/2025

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PATO BRANCO

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO

 

116º da Criação, 20º da Transformação.

 

EDITAL 12/2025 - dirppg/dirge

Programa de Apoio a Pesquisa Aplicada e de Transferência de Tecnologia - Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT)

SELEÇÃO DE BOLSISTAS

 

A UMIPTT, por meio da DIRPPG e da DIRGE da UTFPR - Campus Pato Branco, torna público o presente edital que estabelece normas e procedimentos relativos a seleção de alunos bolsistas, para o ciclo 2025/2026, com fomento do EDITAL INTERNO nº 12/2025 - Programa de Apoio a Pesquisa Aplicada e de Transferência de Tecnologia (UMIPTT).

 

 

2.1 O recurso financeiro para pagamentos das cotas de bolsa será proveniente da Emenda Parlamentar nº 44820016/2025, Funcional Programática: 12.364.5113.20GK.0041; Modalidade Aplicação: 90; GND: 3 (custeio), exercício 2025.

2.2. Cada projeto de pesquisa, relacionados na Tabela 1, possui cota(s) de bolsa mediante recurso disponível via EDITAL INTERNO nº 12/2025 - UTFPR-CAMPUS PATO BRANCO/UMIPTT, no valor mensal de R$ 700,00 (setecentos reais). O período de bolsas e o número de bolsas por projeto é definido na Tabela 2.

 

Tabela 1: Projetos com bolsas para alunos de Graduação:

Projeto de Pesquisa UMIPTT

Validação da água ativada por plasma como fungicida sustentável na horticultura

- Coordenador: Péricles Inácio Khalaf

Viabilização do aproveitamento de bezerros de origem leiteira para produção de carne – utilização de raças de corte (“Beef on Dairy”)

- Coordenador: Luis Fernando Glasenapp de Menezes

Apoio à pesquisa em sistemas agroalimentares sustentáveis

- Coordenador: Miguel Angelo Perondi

Aprimorando processos organizacionais: performance e construção de indicadores de gestão da UMIPTT

- Coordenador: Myller Augusto Santos Gomes

Biofertilizantes líquidos como bioinsumos II: da eficácia à aplicação - validando práticas ecológicas para agricultores familiares

- Coordenador: Thiago de Oliveira Vargas

Alimento e Território: Fortalecimento das unidades de resgate, pesquisa, validação e demonstração da agrobiodiversidade alimentar na UTFPR Dois Vizinhos e IFPR Campus Palmas

- Coordenador: Serinei Cesar Grígolo

Desempenho agronômico de culturas alternativas em área de transição agroecológica no sudoeste do Paraná

- Coordenador: Daiana Schmidt

 

3. REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DO(A) BOLSISTA

3.1. Para as cotas de Iniciação Científica o(a) bolsista deve estar regularmente matriculado em cursos de graduação e/ou pós-graduação da UTFPR ou de Instituição parceira no Estado do Paraná.

3.3. Dedicar individualmente vinte (20) horas semanais para a execução do Plano de Trabalho do projeto vinculado.

3.4. Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/).

3.5. Possuir conta bancária individual e em seu nome e CPF, no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

3.6. Receber apenas uma modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação com outras, exceto para estudantes beneficiados por programas oficiais com objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência.

3.7. É expressamente vedada a atribuição de bolsas para estudantes com nível de até terceiro grau de parentesco com orientador(a) e/ou coordenador(a) do projeto em linha reta, colateral ou por afinidade, como exemplo: pai, mãe, filhos, avós, tios, sobrinhos e cônjuge.

3.8. Será permitido um (01) afastamento das atividades referentes ao Plano de Trabalho por um período máximo de quinze (15) dias consecutivos com justificativa e anuência do(a) orientador(a).

3.9. Em caso do afastamento superior a quinze (15) dias consecutivos, o(a) orientador(a) deverá encaminhar para a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) a justificativa do(a) estudante e sua anuência para análise da continuidade ou não das atividades.

3.10. Os afastamentos sem justificativas ficam sujeitos à suspensão da bolsa e, posteriormente cancelamento, conforme a avaliação do(a) orientador(a).

3.11. Fazer referência à condição de estudante de Iniciação Científica nas publicações e trabalhos apresentados, incluindo menção de agradecimento à instituição/agência financiadora.

3.12. É expressamente vedada a divisão do(s) valor(es) da(s) bolsa(s) entre dois ou mais estudantes.

3.13. A certificação pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do(a) bolsista está condicionada mediante o cumprimento dos seguintes requisitos:

I. Período mínimo para certificação da Iniciação Científica: seis (6) meses a partir do início das atividades, após divulgação dos resultados e com autorização do orientador;

II. Relatório técnico-científico final - O relatório deverá ser submetido pelo professor orientador na plataforma SISPEQ (se estiver na cadastrado) ou via formulário a ser informado pela DIRPPG/DIRGE-PB, em formato PDF, devidamente assinado pelo(a) orientador(a) e estudante;

III. Apresentação do trabalho em evento científico, do campus, externo ou no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE) da UTFPR.

3.15. Em caso do rendimento acadêmico insatisfatório do(a) bolsista e/ou o descumprimento dos deveres e requisitos citados acima, a bolsa poderá ser suspensa ou cancelada.

3.16. Caso os requisitos e compromissos estabelecidos neste Edital não sejam cumpridos pelo estudante, os valores recebidos pelo bolsista de forma indevida são passíveis de devolução ao órgão de fomento com a devida correção monetária.

3.17. O(a) bolsista deverá participar, sempre que solicitado pelo(a) orientador(a) ou pela DIRPPG, dos eventos e atividades correlatas a este Edital e organizadas pela UTFPR.

 

4 INSCRIÇÃO PARA CONCORRER AS BOLSAS

4.1 O(a) estudante deverá preencher o formulário de inscrição (ANEXO I - ao final deste edital) e encaminhar a documentação solicitada em 4.1.1, em arquivo único em formato PDF, para o endereço eletrônico do coordenador responsável pelo projeto (Tabela 2).

4.1.1. Documentação obrigatória a ser encaminhada ao respectivo coordenador do projeto:

a. Formulário de inscrição (vide ANEXO I);

b. Currículo Lattes atualizado;

c. Comprovante de matrícula no curso;

d. Histórico Escolar;

e. Documentos adicionais solicitados pelo responsável pelo projeto, conforme Tabela 2.

4.2 A inscrição deverá respeitar o período indicado no item 9.1 do presente Edital.

4.3 Coordenadores/orientadores deste Edital não se responsabilizam pelo envio equivocado ou ausência dos documentos comprobatórios solicitados aos estudantes.

4.4 Caso seja enviada mais de uma inscrição pelo(a) mesmo(a) estudante, será considerada a última enviada ao Coordenador do Projeto até a data limite de inscrição.

4.5 Após a conferência dos documentos comprobatórios, o Coordenador do Projeto deverá encaminhar ao dirppg-pb@utfpr.edu.br a relação das candidaturas homologadas, as quais serão divulgadas na página da DIRPPG-PB, conforme cronograma (seção 9).

4.6 O candidato que não teve sua inscrição homologada poderá interpor recurso até a data prevista no cronograma, seção 9, a partir da divulgação do resultado de homologação.

 

5 REQUISITOS ESPECÍFICOS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO POR PROJETO

5.1 Os critérios estabelecidos para seleção do bolsista são específicos conforme o Projeto de Pesquisa, definidos pelo coordenador do respectivo projeto de pesquisa, que os considerou pertinentes ao seu desenvolvimento.

5.2 A análise da documentação e a seleção serão realizadas pelo respectivo Coordenador do Projeto e deverão ser encaminhadas ao dirppg-pb@utfpr.edu.br nos prazos estabelecidos na seção 9.

 

Tabela 2: Requisitos e critérios de seleção para estudantes candidatos às cotas de Iniciação Científica.

Projeto de Pesquisa

Requisito Específico

Critério de Seleção

Validação da água ativada por plasma como fungicida sustentável na horticultura

 

- Coordenador: Péricles Inácio Khalaf

- Contato: pericles@utfpr.edu.br

- Cotas de bolsas: 01

- Duração bolsa: 08 meses (início em fevereiro de 2026)

Estar regularmente matriculado no curso de Química ou Agronomia da UTFPR.

a. Currículo Lattes (2,5 pontos);

b. Entrevista (2,5 pontos);

c. Rendimento Acadêmico do(a) estudante (2,5 pontos);

d. Participação prévia em projeto de pesquisa, de iniciação científica, PIBIC ou PIVIT, e/ou tecnológica, PIBIT (2,5 pontos).

 

 

 

Viabilização do aproveitamento de bezerros de origem leiteira para produção de carne – utilização de raças de corte (“Beef on Dairy”)

 

 - Coordenador: Luis Fernando Glasenapp de Menezes

- Contato: luismenezes@utfpr.edu.br

- Cotas de bolsas: 01

- Duração bolsa: 12 meses

 

Estar regularmente matriculado no curso de Zootecnia da UTFPR.

a. Currículo Lattes (2,5 pontos);

c. Rendimento Acadêmico do(a) estudante (3,0 pontos);

d. Participação prévia em projeto de pesquisa e extensão (4,5 pontos).

Apoio à pesquisa em sistemas agroalimentares sustentáveis

- Coordenador: Miguel Angelo Perondi

- Contato: perondi@utfpr.edu.br

- Cotas de bolsas: 02

- Duração bolsa 1: 12 meses

- Duração bolsa 2: 12 meses

 

Possuir Carteira de Habilitação 

a) Pontuação do Coeficiente de Rendimento do(a) estudante, informado no Histórico escolar (1,0 ponto);

b) Avaliação do Currículo Lattes (1,0 ponto);

c) Prova de conhecimentos na área de atuação do Grupo de Pesquisa (4,0 pontos); 

d) Entrevista sobre as condições de trabalho de campo (4,0 pontos).
 

Aprimorando processos organizacionais: performance e construção de indicadores de gestão da UMIPTT
 

- Coordenador: Myller Augusto Santos Gomes

- Contato: myllleraugusto@utfpr.edu.br

- Cotas de bolsas: 02

- Duração da bolsa 1: 12 meses

- Duração da bolsa 2: 12 meses

 

Estar regularmente matriculado no curso de Agronomia ou Sistemas da Informação da UTFPR-FB.

Possuir conhecimentos em ferramentas de gestão;

Familiaridade com ferramentas de análise de dados.

a. Currículo Lattes (2,5 pontos);

b. Memorial Descritivo (2,5 pontos);

c. Rendimento Acadêmico do(a) estudante

(2,5 pontos);

d. Participação prévia em projeto de pesquisa e extensão (2,5 pontos).

Biofertilizantes líquidos como bioinsumos II: da eficácia à aplicação - validando práticas ecológicas para agricultores familiares
 

- Coordenador: Thiago de Oliveira Vargas

- Contato: thiagovargas@utfpr.edu.br

- Cotas de bolsas: 01

- Duração bolsa: 12 meses

 

Estar regularmente matriculado no curso de Agronomia da UTFPR, Campus Pato Branco.

a. Currículo Lattes (5 pontos);

b. Ter experiência na área do grupo de pesquisa e atuado em projetos de pesquisa e/ou extensão (5 pontos).

Alimento e Território: Fortalecimento das unidades de resgate, pesquisa, validação e demonstração da agrobiodiversidade alimentar na UTFPR Dois Vizinhos e IFPR Campus Palmas
 

- Coordenador: Serinei Cesar Grígolo

- Contato: serineicgrigolo@utfpr.edu.br

- Cotas de bolsas: 01

- Duração bolsa: 12 meses

 

a. Coeficiente do Rendimento Acadêmico do(a) estudante (3,0 pontos);

b. Currículo Lattes (3,0 pontos);

c. Entrevista sobre o tema e experiencia (4,0 pontos).

 

Entrevista: agendar com Coordenador por e-mail.

Desempenho agronômico de culturas alternativas em área de transição agroecológica no sudoeste do Paraná
 

- Coordenador: Daiana Schmidt

- Contato: daianaschmidt@utfpr.edu.br

- Cotas de bolsas: 02 cotas

- Duração bolsa 1: 12 (doze) meses

- Duração bolsa 2: 12 (doze) meses
 

Estar regularmente matriculado no curso de Agronomia da UTFPR Francisco Beltrão.

a. Entrevista sobre o tema e experiência (3,0 pontos);

b. Participação prévia em projeto de pesquisa ou extensão (2,5 pontos);

c. Coeficiente do rendimento acadêmico do estudante (2,5 pontos);

d. Currículo Lattes (2,0 pontos).

 

Entrevista: agendar com coordenador por e-mail

 

6. CLASSIFICAÇÃO E RECURSOS

6.1. Após a análise dos critérios de seleção, realizada pelos coordenadores dos projetos, os(as) candidatos(as) serão classificados em ordem decrescente, ou seja, da maior pontuação para a menor.

6.3 O resultado preliminar será divulgado de acordo com a data descrita no item 9.5 do presente edital na página da DIRPPG.

6.4 Após a divulgação do resultado preliminar com a classificação dos interessados, o(a) estudante poderá interpor recurso em relação ao resultado preliminar, até a data prevista no item 9.6.

6.5 O recurso deverá ser formalizado via e-mail institucional dirppg-pb@utfpr.edu.br e apresentar fundamentação adequada, expondo claramente a demanda do proponente e sua justificativa.

6.6 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos, de acordo com o cronograma do item 9.7 deste edital.

6.7 Encerrada a etapa de recursos, o resultado final será divulgado na página da DIRPPG-PB, no período indicado no item 9.7.

 

7 ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS AOS ESTUDANTES SELECIONADOS

7.1 A(s) bolsa(s) será(ão) atribuída(s) para o(a)/os(as) estudante(s) seguindo a ordem decrescente de classificação, da maior para a menor pontuação.

7.2 A atribuição da(s) bolsa(s) estará(ão) condicionada(s) ao(s) quantitativo(s) de cota(s) aprovadas respectivamente no EDITAL INTERNO nº 12/2025 - Programa de Apoio a Pesquisa Aplicada e de Transferência de Tecnologia (UMIPTT), ou recursos complementares da DIRGE-PB.

7.3 Após o resultado final, para cada cota de bolsa concedida, nos prazos indicados no item 9.8 deste edital, o(a)/o(s) estudante(s) contemplado(s) deverá(ão) encaminhar para o e-mail dirppg-pb@utfpr.edu.br, com assunto 'EDITAL UMIPTT - Bolsista selecionado: <NOME DO BOLSISTA>':

I. Plano de Trabalho do bolsista (a ser disponibilizado no site junto a este edital), assinado pelo estudante e orientador.

II. Termo de Compromisso do bolsista (a ser disponibilizado no site junto a este edital), assinado pelo estudante e orientador.

III. Conta bancária (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) em nome do bolsista, não podendo ser conta conjunta.

7.4 O Termo de Compromisso e o Plano de Trabalho são individuais para cada bolsista e não poderão ser alterados durante a vigência da bolsa.

7.5 Os bolsistas somente poderão iniciar suas atividades previstas no Plano de Trabalho, conforme cronograma, e após a autorização do orientador.

 

8 DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 O(a) estudante, ao realizar uma inscrição, declara estar ciente e concordar com os termos deste edital, bem como com o cronograma.

8.2 O correto preenchimento dos campos dos formulários e o envio de documentos são de responsabilidade do(a) estudante.

8.3 O não cumprimento das disposições normativas e contratuais estabelecidas neste Edital ou o uso de informações falsas fornecidas pelo solicitante tornará o(a) estudante inelegível.

8.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Geral do Campus Pato Branco e pela Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação do Campus Pato Branco (DIRPPG-PB).

8.5 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital, não solucionadas administrativamente.

8.6 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação na Página da DIRPPG-PB, na aba Editais.

8.7 O período de validade do presente edital é de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

 

9 CRONOGRAMA

O processo de seleção, recursos e oficialização dos resultados seguirá o cronograma abaixo:

Atividade

Período

9.1 Período de inscrição com comprobatórios

 

11/11- 20/11/2025

9.2 Publicação das inscrições homologadas

 

21/11/2025

9.3 Interposição de recursos em relação a homologação de inscrições

 

até 24/11/2025

9.4 Entrevistas e provas (quando houver - de acordo com o projeto - Tabela 2)

 

até 27/11/2025

9.5 Resultado preliminar da classificação

 

até 28/11/2025

9.6 Interposição de recursos em relação a classificação

 

até 01/12/2025

9.7 Resultado do recurso e classificação final

 

02/12/2025

9.8 Encaminhamento da documentação de contratação

 

05/12/2025

9.9 Vigência prevista do(s) Plano(s) de Trabalho

 

de dezembro/2025 a novembro/2026

 

 

Pato Branco, 11 de novembro de 2025.

 

 

THIAGO DE OLIVEIRA VARGAS

Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação

UTFPR - Campus Pato Branco

 

 

SANDRA MARA IESBIK VALMORBIDA

Diretora-Geral em exercício

UTFPR - Campus Pato Branco

 

 


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Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO DE OLIVEIRA VARGAS, DIRETOR(A), em (at) 11/11/2025, às 14:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SANDRA MARA IESBIK VALMORBIDA, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 11/11/2025, às 15:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5346583 e o código CRC (and the CRC code) EDABE3C4.



ANEXO I

Formulário de Inscrição

(Copiar e enviar por e-mail ao coordenador do projeto - Tabela 2)

 

 

 

Nome do Candidato: __________________________________________________

E-mail: ______________________________________________________________

CPF: ________________________________________________________________

Curso: ______________________________________________________________

Instituição: __________________________________________________________

Endereço: ___________________________________________________________

Telefone: ____________________________________________________________

 

 

Responda as perguntas abaixo de forma sucinta:

 

 

1. Já participou de projeto de Iniciação Científica anteriormente? (Se sim, informe o período, a área de atuação e a experiência obtida)

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

2. Possui experiência na área do projeto a que concorre à bolsa?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

3.Informe a disponibilidade de tempo conforme as regras do edital para o desenvolvimento da iniciação científica:

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 


Referência: Processo nº 23064.055776/2025-84 SEI nº 5346583