|
Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS PATO BRANCO DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS PATO BRANCO
116º da Criação, 20º da Transformação. |
|
||||
EDITAL 12/2025 - dirppg/dirge
Programa de Apoio a Pesquisa Aplicada e de Transferência de Tecnologia - Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT)
SELEÇÃO DE BOLSISTAS
A UMIPTT, por meio da DIRPPG e da DIRGE da UTFPR - Campus Pato Branco, torna público o presente edital que estabelece normas e procedimentos relativos a seleção de alunos bolsistas, para o ciclo 2025/2026, com fomento do EDITAL INTERNO nº 12/2025 - Programa de Apoio a Pesquisa Aplicada e de Transferência de Tecnologia (UMIPTT).
1. OBJETIVOS
1.1. Selecionar estudante(s) de graduação e ensino médio para atuar em Iniciação Científica e/ou Pós-Graduação, no ciclo 2025/2026, vinculados aos projetos de pesquisa contemplados no EDITAL 12/2025 – DIRPPG/DIRGE-PB.
1.2. Ofertar bolsa(s) de Iniciação Científica/Iniciação Tecnológica para estudante(s) de cursos de ensino médio, graduação e pós-graduação, da UTFPR ou instituições conveniadas.
Parag. único: A inscrição no presente edital não garante o recebimento de bolsa, mas sim estar apto para a mesma conforme os requisitos eliminatórios e ser classificado conforme critérios de seleção, detalhados para cada projeto de pesquisa. Os projetos, requisitos e critérios de seleção são explicitados nas seções que seguem nesse edital.
1.3. Proporcionar aos estudantes, o incentivo à busca do conhecimento nas áreas correlatas aos projetos de pesquisas, coordenados por docentes/pesquisadores da UTFPR, para o desenvolvimento do pensamento científico e fortalecimento da cultura da inovação.
1.4. Proporcionar o convívio com o ambiente universitário e escolar e senso de compromisso e responsabilidade com a Iniciação Científica.
2. DO RECURSO FINANCEIRO E DAS VAGAS
2.1 O recurso financeiro para pagamentos das cotas de bolsa será proveniente da Emenda Parlamentar nº 44820016/2025, Funcional Programática: 12.364.5113.20GK.0041; Modalidade Aplicação: 90; GND: 3 (custeio), exercício 2025.
2.2. Cada projeto de pesquisa, relacionados na Tabela 1, possui cota(s) de bolsa mediante recurso disponível via EDITAL INTERNO nº 12/2025 - UTFPR-CAMPUS PATO BRANCO/UMIPTT, no valor mensal de R$ 700,00 (setecentos reais). O período de bolsas e o número de bolsas por projeto é definido na Tabela 2.
Tabela 1: Projetos com bolsas para alunos de Graduação:
|
Projeto de Pesquisa UMIPTT |
|
Validação da água ativada por plasma como fungicida sustentável na horticultura - Coordenador: Péricles Inácio Khalaf |
|
Viabilização do aproveitamento de bezerros de origem leiteira para produção de carne – utilização de raças de corte (“Beef on Dairy”) - Coordenador: Luis Fernando Glasenapp de Menezes |
|
Apoio à pesquisa em sistemas agroalimentares sustentáveis - Coordenador: Miguel Angelo Perondi |
|
Aprimorando processos organizacionais: performance e construção de indicadores de gestão da UMIPTT - Coordenador: Myller Augusto Santos Gomes |
|
Biofertilizantes líquidos como bioinsumos II: da eficácia à aplicação - validando práticas ecológicas para agricultores familiares - Coordenador: Thiago de Oliveira Vargas |
|
Alimento e Território: Fortalecimento das unidades de resgate, pesquisa, validação e demonstração da agrobiodiversidade alimentar na UTFPR Dois Vizinhos e IFPR Campus Palmas - Coordenador: Serinei Cesar Grígolo |
|
Desempenho agronômico de culturas alternativas em área de transição agroecológica no sudoeste do Paraná - Coordenador: Daiana Schmidt |
3. REQUISITOS, DEVERES E COMPROMISSOS DO(A) BOLSISTA
3.1. Para as cotas de Iniciação Científica o(a) bolsista deve estar regularmente matriculado em cursos de graduação e/ou pós-graduação da UTFPR ou de Instituição parceira no Estado do Paraná.
3.2. Não ter vínculo empregatício e dedicar-se às atividades acadêmicas, de pesquisa e inovação.
3.3. Dedicar individualmente vinte (20) horas semanais para a execução do Plano de Trabalho do projeto vinculado.
3.4. Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/).
3.5. Possuir conta bancária individual e em seu nome e CPF, no Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.
3.6. Receber apenas uma modalidade de bolsa, sendo vedada a acumulação com outras, exceto para estudantes beneficiados por programas oficiais com objetivos assistenciais, de manutenção ou de permanência.
3.7. É expressamente vedada a atribuição de bolsas para estudantes com nível de até terceiro grau de parentesco com orientador(a) e/ou coordenador(a) do projeto em linha reta, colateral ou por afinidade, como exemplo: pai, mãe, filhos, avós, tios, sobrinhos e cônjuge.
3.8. Será permitido um (01) afastamento das atividades referentes ao Plano de Trabalho por um período máximo de quinze (15) dias consecutivos com justificativa e anuência do(a) orientador(a).
3.9. Em caso do afastamento superior a quinze (15) dias consecutivos, o(a) orientador(a) deverá encaminhar para a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIRPPG) a justificativa do(a) estudante e sua anuência para análise da continuidade ou não das atividades.
3.10. Os afastamentos sem justificativas ficam sujeitos à suspensão da bolsa e, posteriormente cancelamento, conforme a avaliação do(a) orientador(a).
3.11. Fazer referência à condição de estudante de Iniciação Científica nas publicações e trabalhos apresentados, incluindo menção de agradecimento à instituição/agência financiadora.
3.12. É expressamente vedada a divisão do(s) valor(es) da(s) bolsa(s) entre dois ou mais estudantes.
3.13. A certificação pelo Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do(a) bolsista está condicionada mediante o cumprimento dos seguintes requisitos:
I. Período mínimo para certificação da Iniciação Científica: seis (6) meses a partir do início das atividades, após divulgação dos resultados e com autorização do orientador;
II. Relatório técnico-científico final - O relatório deverá ser submetido pelo professor orientador na plataforma SISPEQ (se estiver na cadastrado) ou via formulário a ser informado pela DIRPPG/DIRGE-PB, em formato PDF, devidamente assinado pelo(a) orientador(a) e estudante;
III. Apresentação do trabalho em evento científico, do campus, externo ou no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICITE) da UTFPR.
3.15. Em caso do rendimento acadêmico insatisfatório do(a) bolsista e/ou o descumprimento dos deveres e requisitos citados acima, a bolsa poderá ser suspensa ou cancelada.
3.16. Caso os requisitos e compromissos estabelecidos neste Edital não sejam cumpridos pelo estudante, os valores recebidos pelo bolsista de forma indevida são passíveis de devolução ao órgão de fomento com a devida correção monetária.
3.17. O(a) bolsista deverá participar, sempre que solicitado pelo(a) orientador(a) ou pela DIRPPG, dos eventos e atividades correlatas a este Edital e organizadas pela UTFPR.
4 INSCRIÇÃO PARA CONCORRER AS BOLSAS
4.1 O(a) estudante deverá preencher o formulário de inscrição (ANEXO I - ao final deste edital) e encaminhar a documentação solicitada em 4.1.1, em arquivo único em formato PDF, para o endereço eletrônico do coordenador responsável pelo projeto (Tabela 2).
4.1.1. Documentação obrigatória a ser encaminhada ao respectivo coordenador do projeto:
a. Formulário de inscrição (vide ANEXO I);
b. Currículo Lattes atualizado;
c. Comprovante de matrícula no curso;
d. Histórico Escolar;
e. Documentos adicionais solicitados pelo responsável pelo projeto, conforme Tabela 2.
4.2 A inscrição deverá respeitar o período indicado no item 9.1 do presente Edital.
4.3 Coordenadores/orientadores deste Edital não se responsabilizam pelo envio equivocado ou ausência dos documentos comprobatórios solicitados aos estudantes.
4.4 Caso seja enviada mais de uma inscrição pelo(a) mesmo(a) estudante, será considerada a última enviada ao Coordenador do Projeto até a data limite de inscrição.
4.5 Após a conferência dos documentos comprobatórios, o Coordenador do Projeto deverá encaminhar ao dirppg-pb@utfpr.edu.br a relação das candidaturas homologadas, as quais serão divulgadas na página da DIRPPG-PB, conforme cronograma (seção 9).
4.6 O candidato que não teve sua inscrição homologada poderá interpor recurso até a data prevista no cronograma, seção 9, a partir da divulgação do resultado de homologação.
5 REQUISITOS ESPECÍFICOS E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO POR PROJETO
5.1 Os critérios estabelecidos para seleção do bolsista são específicos conforme o Projeto de Pesquisa, definidos pelo coordenador do respectivo projeto de pesquisa, que os considerou pertinentes ao seu desenvolvimento.
5.2 A análise da documentação e a seleção serão realizadas pelo respectivo Coordenador do Projeto e deverão ser encaminhadas ao dirppg-pb@utfpr.edu.br nos prazos estabelecidos na seção 9.
Tabela 2: Requisitos e critérios de seleção para estudantes candidatos às cotas de Iniciação Científica.
|
Projeto de Pesquisa |
Requisito Específico |
Critério de Seleção |
|
Validação da água ativada por plasma como fungicida sustentável na horticultura
- Coordenador: Péricles Inácio Khalaf - Contato: pericles@utfpr.edu.br - Cotas de bolsas: 01 - Duração bolsa: 08 meses (início em fevereiro de 2026) |
Estar regularmente matriculado no curso de Química ou Agronomia da UTFPR. |
a. Currículo Lattes (2,5 pontos); b. Entrevista (2,5 pontos); c. Rendimento Acadêmico do(a) estudante (2,5 pontos); d. Participação prévia em projeto de pesquisa, de iniciação científica, PIBIC ou PIVIT, e/ou tecnológica, PIBIT (2,5 pontos).
|
|
Viabilização do aproveitamento de bezerros de origem leiteira para produção de carne – utilização de raças de corte (“Beef on Dairy”)
- Coordenador: Luis Fernando Glasenapp de Menezes - Contato: luismenezes@utfpr.edu.br - Cotas de bolsas: 01 - Duração bolsa: 12 meses
|
Estar regularmente matriculado no curso de Zootecnia da UTFPR. |
a. Currículo Lattes (2,5 pontos); c. Rendimento Acadêmico do(a) estudante (3,0 pontos); d. Participação prévia em projeto de pesquisa e extensão (4,5 pontos). |
|
Apoio à pesquisa em sistemas agroalimentares sustentáveis - Coordenador: Miguel Angelo Perondi - Contato: perondi@utfpr.edu.br - Cotas de bolsas: 02 - Duração bolsa 1: 12 meses - Duração bolsa 2: 12 meses
|
Possuir Carteira de Habilitação |
a) Pontuação do Coeficiente de Rendimento do(a) estudante, informado no Histórico escolar (1,0 ponto); b) Avaliação do Currículo Lattes (1,0 ponto); c) Prova de conhecimentos na área de atuação do Grupo de Pesquisa (4,0 pontos); d) Entrevista sobre as condições de trabalho de campo (4,0 pontos). |
|
Aprimorando processos organizacionais: performance e construção de indicadores de gestão da UMIPTT - Coordenador: Myller Augusto Santos Gomes - Contato: myllleraugusto@utfpr.edu.br - Cotas de bolsas: 02 - Duração da bolsa 1: 12 meses - Duração da bolsa 2: 12 meses
|
Estar regularmente matriculado no curso de Agronomia ou Sistemas da Informação da UTFPR-FB. Possuir conhecimentos em ferramentas de gestão; Familiaridade com ferramentas de análise de dados. |
a. Currículo Lattes (2,5 pontos); b. Memorial Descritivo (2,5 pontos); c. Rendimento Acadêmico do(a) estudante (2,5 pontos); d. Participação prévia em projeto de pesquisa e extensão (2,5 pontos). |
|
Biofertilizantes líquidos como bioinsumos II: da eficácia à aplicação - validando práticas ecológicas para agricultores familiares - Coordenador: Thiago de Oliveira Vargas - Contato: thiagovargas@utfpr.edu.br - Cotas de bolsas: 01 - Duração bolsa: 12 meses
|
Estar regularmente matriculado no curso de Agronomia da UTFPR, Campus Pato Branco. |
a. Currículo Lattes (5 pontos); b. Ter experiência na área do grupo de pesquisa e atuado em projetos de pesquisa e/ou extensão (5 pontos). |
|
Alimento e Território: Fortalecimento das unidades de resgate, pesquisa, validação e demonstração da agrobiodiversidade alimentar na UTFPR Dois Vizinhos e IFPR Campus Palmas - Coordenador: Serinei Cesar Grígolo - Contato: serineicgrigolo@utfpr.edu.br - Cotas de bolsas: 01 - Duração bolsa: 12 meses |
|
a. Coeficiente do Rendimento Acadêmico do(a) estudante (3,0 pontos); b. Currículo Lattes (3,0 pontos); c. Entrevista sobre o tema e experiencia (4,0 pontos).
Entrevista: agendar com Coordenador por e-mail. |
|
Desempenho agronômico de culturas alternativas em área de transição agroecológica no sudoeste do Paraná - Coordenador: Daiana Schmidt - Contato: daianaschmidt@utfpr.edu.br - Cotas de bolsas: 02 cotas - Duração bolsa 1: 12 (doze) meses - Duração bolsa 2: 12 (doze) meses |
Estar regularmente matriculado no curso de Agronomia da UTFPR Francisco Beltrão. |
a. Entrevista sobre o tema e experiência (3,0 pontos); b. Participação prévia em projeto de pesquisa ou extensão (2,5 pontos); c. Coeficiente do rendimento acadêmico do estudante (2,5 pontos); d. Currículo Lattes (2,0 pontos).
Entrevista: agendar com coordenador por e-mail |
6. CLASSIFICAÇÃO E RECURSOS
6.1. Após a análise dos critérios de seleção, realizada pelos coordenadores dos projetos, os(as) candidatos(as) serão classificados em ordem decrescente, ou seja, da maior pontuação para a menor.
6.2. Em caso de empate na pontuação, serão utilizados os seguintes critérios para desempate na classificação:
a. Maior pontuação no Memorial Descritivo (quando houver);
b. Maior pontuação no Currículo Lattes;
c. Maior coeficiente de rendimento do estudante;
d. Maior idade.
6.3 O resultado preliminar será divulgado de acordo com a data descrita no item 9.5 do presente edital na página da DIRPPG.
6.4 Após a divulgação do resultado preliminar com a classificação dos interessados, o(a) estudante poderá interpor recurso em relação ao resultado preliminar, até a data prevista no item 9.6.
6.5 O recurso deverá ser formalizado via e-mail institucional dirppg-pb@utfpr.edu.br e apresentar fundamentação adequada, expondo claramente a demanda do proponente e sua justificativa.
6.6 Os recursos interpostos serão analisados e respondidos, de acordo com o cronograma do item 9.7 deste edital.
6.7 Encerrada a etapa de recursos, o resultado final será divulgado na página da DIRPPG-PB, no período indicado no item 9.7.
7 ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS AOS ESTUDANTES SELECIONADOS
7.1 A(s) bolsa(s) será(ão) atribuída(s) para o(a)/os(as) estudante(s) seguindo a ordem decrescente de classificação, da maior para a menor pontuação.
7.2 A atribuição da(s) bolsa(s) estará(ão) condicionada(s) ao(s) quantitativo(s) de cota(s) aprovadas respectivamente no EDITAL INTERNO nº 12/2025 - Programa de Apoio a Pesquisa Aplicada e de Transferência de Tecnologia (UMIPTT), ou recursos complementares da DIRGE-PB.
7.3 Após o resultado final, para cada cota de bolsa concedida, nos prazos indicados no item 9.8 deste edital, o(a)/o(s) estudante(s) contemplado(s) deverá(ão) encaminhar para o e-mail dirppg-pb@utfpr.edu.br, com assunto 'EDITAL UMIPTT - Bolsista selecionado: <NOME DO BOLSISTA>':
I. Plano de Trabalho do bolsista (a ser disponibilizado no site junto a este edital), assinado pelo estudante e orientador.
II. Termo de Compromisso do bolsista (a ser disponibilizado no site junto a este edital), assinado pelo estudante e orientador.
III. Conta bancária (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) em nome do bolsista, não podendo ser conta conjunta.
7.4 O Termo de Compromisso e o Plano de Trabalho são individuais para cada bolsista e não poderão ser alterados durante a vigência da bolsa.
7.5 Os bolsistas somente poderão iniciar suas atividades previstas no Plano de Trabalho, conforme cronograma, e após a autorização do orientador.
8 DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 O(a) estudante, ao realizar uma inscrição, declara estar ciente e concordar com os termos deste edital, bem como com o cronograma.
8.2 O correto preenchimento dos campos dos formulários e o envio de documentos são de responsabilidade do(a) estudante.
8.3 O não cumprimento das disposições normativas e contratuais estabelecidas neste Edital ou o uso de informações falsas fornecidas pelo solicitante tornará o(a) estudante inelegível.
8.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Direção Geral do Campus Pato Branco e pela Diretoria de Pesquisa e Pós Graduação do Campus Pato Branco (DIRPPG-PB).
8.5 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Pato Branco, Seção Judiciária do Paraná para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste edital, não solucionadas administrativamente.
8.6 Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação na Página da DIRPPG-PB, na aba Editais.
8.7 O período de validade do presente edital é de 12 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
9 CRONOGRAMA
O processo de seleção, recursos e oficialização dos resultados seguirá o cronograma abaixo:
|
|
|
|
|
11/11- 20/11/2025 |
|
|
21/11/2025 |
|
|
até 24/11/2025 |
|
|
até 27/11/2025 |
|
|
até 28/11/2025 |
|
|
até 01/12/2025 |
|
|
02/12/2025 |
|
|
05/12/2025 |
|
|
de dezembro/2025 a novembro/2026 |
Pato Branco, 11 de novembro de 2025.
THIAGO DE OLIVEIRA VARGAS
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação
UTFPR - Campus Pato Branco
SANDRA MARA IESBIK VALMORBIDA
Diretora-Geral em exercício
UTFPR - Campus Pato Branco
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO DE OLIVEIRA VARGAS, DIRETOR(A), em (at) 11/11/2025, às 14:58, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) SANDRA MARA IESBIK VALMORBIDA, DIRETOR(A)-GERAL EM EXERCÍCIO, em (at) 11/11/2025, às 15:11, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5346583 e o código CRC (and the CRC code) EDABE3C4. |
|
ANEXO I Formulário de Inscrição (Copiar e enviar por e-mail ao coordenador do projeto - Tabela 2) |
Nome do Candidato: __________________________________________________
E-mail: ______________________________________________________________
CPF: ________________________________________________________________
Curso: ______________________________________________________________
Instituição: __________________________________________________________
Endereço: ___________________________________________________________
Telefone: ____________________________________________________________
Responda as perguntas abaixo de forma sucinta:
1. Já participou de projeto de Iniciação Científica anteriormente? (Se sim, informe o período, a área de atuação e a experiência obtida)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Possui experiência na área do projeto a que concorre à bolsa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.Informe a disponibilidade de tempo conforme as regras do edital para o desenvolvimento da iniciação científica:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
| Referência: Processo nº 23064.055776/2025-84 | SEI nº 5346583 |