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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA-GERAL - CAMPUS MEDIANEIRA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - MD |
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EDITAL Nº 25/2025 – DIRGRAD-MD
BOLSA AUXÍLIO DA UTFPR-MD PARA APOIO AOS LABORATÓRIOS DE ELÉTRICA
A Direção-Geral do Campus Medianeira da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no exercício de suas atribuições estatutárias e regimentais, em conjunto com a Diretoria de Graduação (DIRGRAD-MD), torna público que estão abertas, de acordo com o presente Edital, as inscrições para a seleção de estudante bolsista destinado a atuar no apoio às atividades laboratoriais e na conservação dos Laboratórios do Departamento Acadêmico de Elétrica.
DO OBJETO
Edital de Bolsa Auxílio da UTFPR para apoio aos Laboratórios de Elétrica tem como finalidade selecionar um discente do curso de Engenharia Elétrica e formar Cadastro Reserva (CR) para atuar no apoio às atividades departamentais e na conservação dos Laboratórios do Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica da UTFPR-MD.
DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA
As despesas decorrentes do presente Edital são custeadas com recursos do DAELE-MD, provenientes de verba de dotação geral, elemento de despesa "aplicações diretas 339000.00 (8100000000 TESOURO - 20RK)". O DAELE-MD emitirá requisição individual mensal por discente na natureza de despesa 3390.18.
DAS NORMAS GERAIS
A concessão das bolsas está condicionada ao atendimento dos critérios estabelecidos neste Edital.
O valor da bolsa será de R$ 800,00 (oitocentos reais) mensais, a serem depositados na conta corrente do estudante bolsista. A interrupção da bolsa poderá ocorrer por solicitação do DAELE-MD ou do estudante bolsista. A abertura da conta corrente deverá ser providenciada pelo aluno, caso não a possua.
O estudante bolsista exercerá suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com a UTFPR, em regime de 20 (vinte) horas semanais de atividades.
O estudante bolsista deverá estabelecer seus horários de atividades em comum acordo com o DAELE-MD, não podendo estes coincidirem com suas atividades acadêmicas regulares.
A formalização da bolsa ocorrerá por meio de Termo específico entre a Instituição e o estudante bolsista, mediado pela DIRGRAD-MD.
O Termo terá validade até o final do período letivo de 2027. Durante os períodos correspondentes às férias docentes, o estudante não terá atividades, portanto o pagamento da bolsa será interrompido e a bolsa será proporcional aos dias em atividade. Embora os períodos listados no calendário acadêmico como 'Planejamento de ensino' sejam ainda de férias para os discentes, haverá atividades a serem realizadas, e o pagamento da bolsa será retomado, pois é quando os laboratórios são preparados para as aulas do semestre subsequente.
O Termo pode ser rescindido a qualquer momento, a critério do DAELE-MD, ou por solicitação do bolsista, mediante comunicação prévia com pelo menos 10 dias de antecedência.
Em caso de rescisão antecipada, o DAELE-MD convocará o próximo estudante bolsista classificado no edital. O novo Termo terá vigência a partir do término do termo anterior e se estenderá até o final do período letivo de 2027.
DAS INSCRIÇÕES
As inscrições ocorrerão no período estabelecido no cronograma deste Edital.
Para concorrer ao Edital, o candidato deverá:
Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Elétrica da UTFPR-MD do terceiro ao oitavo período;
Não receber outra bolsa da UTFPR, órgãos públicos e agências de fomento, com exceção do Auxílio Estudantil, conforme Regimento Interno da UTFPR;
Não possuir vínculo empregatício e não estar realizando estágio supervisionado;
Não ter sofrido penalidades disciplinares no âmbito da UTFPR.
As inscrições deverão ser realizadas mediante o preenchimento do Formulário de Inscrição online disponibilizado no link https://forms.gle/4SAUWNmNmsTQZbgV6, durante o período previsto no cronograma deste Edital, juntamente com a documentação exigida no item 4.4 deste edital.
Documentação exigida de caráter eliminatório:
Formulário de inscrição preenchido;
Histórico escolar da graduação atualizado (Emitido no segundo semestre de 2025).
Após o período de Matrícula da UTFPR, o bolsista selecionado deverá apresentar seu Registro de Matrícula a fim de confirmar a disponibilidade de Carga Horária. Caso a carga horária semanal de aulas e outras atividades, incluindo Bolsas, Iniciações Científicas voluntárias, Trabalho Voluntário, etc., exceda 40 horas, o termo de bolsa será rescindido e o próximo candidato na classificação será chamado.
O candidato se responsabiliza pela veracidade e legalidade das informações prestadas.
A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar, em hipótese alguma, desconhecimento.
DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO E DA PERDA DO DIREITO À BOLSA
O candidato será excluído do processo de seleção se não enviar o Formulário de Inscrição online com os documentos solicitados no prazo estabelecido ou se as informações prestadas não forem verdadeiras.
O candidato perderá o direito à bolsa auxílio se não cumprir as normas estabelecidas neste Edital, se houver descumprimento do Regulamento Disciplinar Discente da UTFPR ou caso não apresente desempenho compatível com as atividades do plano de trabalho. Neste caso, o Termo específico de Bolsa será rompido e o próximo estudante na lista de classificação final será chamado.
DAS VAGAS
As vagas para seleção neste Edital, valor da bolsa, Carga Horária, bem como requisitos específicos para cada vaga, estão descritos no Quadro 1.
Quadro 1. Vagas disponíveis e requisitos necessários para preenchimento das vagas.
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Vaga |
Requisitos necessários |
Valor da Bolsa |
CH Semanal |
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1+CR |
Ser aluno regularmente matriculado do terceiro ao oitavo período do curso de Engenharia Elétrica na UTFPR-MD. |
R$800,00 |
20 horas |
DAS ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA
Constitui atribuição básica do estudante bolsista:
Auxiliar na gestão, organização e acondicionamento dos itens necessários para aulas práticas do Departamento;
Manter atualizada e funcional a estrutura de apresentação do Departamento para feiras;
Auxiliar na organização e execução da exposição do curso de Engenharia Elétrica na Feira de Profissões e em outras feiras e exposições que venham a ocorrer durante a vigência da bolsa;
Elaborar material digital (apresentações, textos, imagens, áudios e vídeos) correlato às atividades do Departamento, aulas práticas, materiais didáticos, energia, eficiência e eletricidade;
Auxiliar os professores em atividades e projetos relacionados às disciplinas extensionistas e certificadoras;
Auxiliar na criação dos projetos em CAD dos módulos didáticos usados nos Laboratórios;
Auxiliar na criação dos projetos e programação de sistemas didáticos a serem usados nos Laboratórios;
Auxiliar no teste da estrutura didática presente nos laboratórios;
Auxiliar na Manutenção corretiva em equipamentos didáticos do Departamento;
Auxiliar na Manutenção corretiva em Bancadas didáticas do Departamento;
Auxiliar na execução do plano de manutenção preditiva nos laboratórios do Departamento;
Manter em funcionamento a Impressora 3D e as Máquinas CNC do Departamento;
Contribuir na construção de bancadas e equipamentos de ensino;
Zelar pelo patrimônio e nome da UTFPR, bem como cumprir suas normas internas;
Elaborar o relatório de atividades desenvolvidas a cada semestre;
Ser assíduo, responsável, eficiente, ter ética e manter discrição profissional, atitudes de respeito e solidariedade para com toda comunidade acadêmica, zelar pelo patrimônio e nome da Instituição, cumprindo suas normas internas.
DAS ETAPAS E DOS CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO E SELEÇÃO DOS/DAS CANDIDATOS(AS)
A seleção do estudante Bolsista poderá ser realizada por meio de Avaliação Teórica Oral Online ou presencial, de acordo com o item 8.2 deste edital
A classificação dos candidatos a bolsa será feita com base no resultado da Avaliação, conforme Data/Horário/Local a ser divulgado em publicação específica de homologação das inscrições.
Na Avaliação Teórica Oral serão avaliados os conhecimentos do candidato(a) sobre os seguintes tópicos:
Instrumentos de medição de grandezas elétricas;
Circuitos eletrônicos básicos;
Noções básicas de segurança no trabalho;
Noções básicas do funcionamento de Máquinas CNC;
Noções básicas dos equipamentos dos Laboratórios do Departamento;
Noções básicas em acionamentos de máquinas.
A avaliação teórica terá seis questões a serem respondidas de forma oral, sendo uma em cada área do item 8.2.1, podendo, o candidato, apresentar pontuação de 0 a 10 pontos em cada uma dessas áreas. A nota final da Avaliação consiste na média aritmética dessas seis notas. Os candidatos classificados serão listados de acordo com as notas finais, em ordem decrescente, observados os critérios de desempate.
A Avaliação teórica somente será realizada com os candidatos com inscrições homologadas e tem caráter classificatório.
A ausência na Avaliação teórica acarretará na eliminação do candidato do processo de seleção.
A Avaliação teórica será realizada no período estabelecido no cronograma deste Edital, conforme Data/Horário/Local a ser divulgado em publicação específica de homologação das inscrições.
Após a autorização do candidato, a avaliação teórica será gravada e transcrita por motivos legais.
Em caso de empate na classificação final, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:
Obtiver maior pontuação na alínea a) do Item 8.2.1.
Obtiver maior pontuação na alínea b) do Item 8.2.1.
Estiver matriculado em semestre superior.
Tiver idade superior no ato da inscrição.
A etapa de seleção e classificação será realizada pela comissão indicada pelo DAELE-MD e designada pela Direção Geral do Campus Medianeira.
Serão tidos como classificados e aptos para comporem Cadastro Reserva apenas os 6 primeiros colocados na classificação final pós recursos.
DOS RECURSOS
Após a divulgação do resultado preliminar de cada etapa, o candidato poderá protocolar recurso quanto ao resultado, no período estabelecido no cronograma deste Edital.
Os recursos devem ser encaminhados para o e-mail daele-md@utfpr.edu.br, devidamente fundamentados, com o assunto RECURSO EDITAL 25/2025 DIRGRAD-MD.
Não será aceito recurso enviado fora do período estabelecido no Cronograma.
DO RESULTADO FINAL
O resultado final, com a relação dos estudantes selecionados, será homologado e publicado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Campus Medianeira, conforme o cronograma deste Edital.
Em caso de desistência ou vacância, durante o período de vigência do edital, será convocado, pelo DAELE-MD, outro candidato, respeitando a ordem publicada no resultado final.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
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Atividade |
Data/Período |
Local |
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Inscrição dos candidatos |
17 a 30/11/2025 |
Formulário Eletrônico disponível em Portal UTFPR/Editais. (https://forms.gle/4SAUWNmNmsTQZbgV6) |
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Homologação das Inscrições |
01/12/2025 |
Portal UTFPR/Editais |
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Avaliação Teórica |
04 e 05/12/2025 |
Via plataforma de videochamadas Google Meet ou nas salas do Bloco J4, a ser acordado com o candidato. |
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Divulgação do Resultado Provisório |
08/12/2025 |
Portal UTFPR/Editais |
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Interposição de Recursos |
Até 23:59:59 do dia 14/12/2025 |
Via email: daele-md@utfpr.edu.br |
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Resultado do recurso |
15/12/2025 |
Portal UTFPR/Editais |
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Divulgação do Resultado Final |
15/12/2025 |
Portal UTFPR/Editais |
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Início das atividades |
02/02/2026 |
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* Podem ocorrer alterações nas datas previstas.
DISPOSIÇÕES GERAIS
A inscrição do candidato implica em compromisso tácito de aceitar as condições estabelecidas neste Edital e demais legislações correlatas aplicáveis à matéria.
Casos omissos serão dirimidos pelo Comitê de avaliação em consonância com a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Campus Medianeira da UTFPR.
Fica eleito o Foro de Justiça Federal em Foz do Iguaçu para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
PUBLICAÇÃO
Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Portal Institucional da UTFPR. Maiores informações em http://www.utfpr.edu.br/editais/.
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MARCIA ANTONIA BARTOLOMEU AGUSTINI, DIRETOR(A) SUBSTITUTO(A), em (at) 14/11/2025, às 16:19, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) CLAUDIO LEONES BAZZI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 14/11/2025, às 16:21, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5360364 e o código CRC (and the CRC code) 7C1C29D5. |