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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA Laboratório Multiusuário do Campus Londrina
116º da Criação, 20º da Transformação. |
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EDITAL nº 03/2025
COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL SUPERIOR PARA O LABMULT Campus LOndrina
O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário do Campus Londrina, homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 24/11/2025 a 08/12/2025 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA - FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.
CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS
A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult dependerá do resultado final da Chamada Pública Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA -FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA).
O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária. A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação em Tecnologia de Alimentos e áreas afins e consistirá em 13 parcelas, na seguinte modalidade:
Bolsa Técnico Nível Graduação:
Destinada a profissionais com curso completo de graduação, preferencialmente matriculados em programa de pós-graduação stricto sensu;
Valor mensal de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);
Duração de 13 (treze) meses;
Atividades técnicas de nível superior, envolvendo técnicas e métodos específicos nos Laboratórios Multiusuários, conforme plano de trabalho elaborado em conjunto com o supervisor.
São requisitos para os candidatos:
Ter concluído curso de graduação em Tecnologia de Alimentos e áreas afins;
Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult Campus Londrina da UTFPR;
Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.
Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório.
DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu Currículo Lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). Ambos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: comitelabmultld@gmail.com. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.
DO PROCESSO DE SELEÇÃO
A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult (https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/labmult-ld). Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.
Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação. A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA - FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR.
A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:
Avaliação do currículo Lattes (peso 2), sendo que pontuação do currículo Lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;
Prova prática de conhecimentos técnicos na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso 1). Os tópicos a serem avaliados na prova prática são: Protocolos para uso do sray dryer, Cromatografia Líquida de alta eficiência, Eletroforese em gel de poliacrilamida e agarose , Difração de Raio-X, Metodologias de automação para determinação de proteínas totais em alimentos
A média final será calculada somando-se as notas dos itens (a) e (b), já multiplicadas pelos seus respectivos pesos, e dividindo o resultdo por 2;
Será dada uma pontuação adicional limitada até 2,0 (dois pontos) na média final, sendo 0,5 ponto por semestre, para o candidato que já tenha atuado em laboratório multiusuário ou atividade similar. Para tal, o candidato deverá enviar documentação comprobatória no momento da inscrição. Essa documentação deverá comprovar o tempo e as atividades executadas.
Se houver empate, será selecionado o candidato com maior nota na prova prática de conhecimentos técnicos. Se o empate permanecer, será selecionado o candidato com maior nota no Currículo Lattes.
DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO
Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do LabMult-LD (https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/labmult-ld), e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:
ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
b) ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA - FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.
Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.
O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: comitelabmultld@gmail.com
Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do LabMult-LD Campus Londrina, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.
DISPOSIÇÕES GERAIS
5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.
Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.
O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.
A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA - FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.
Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.
Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.
DATAS IMPORTANTES
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Etapa |
Período ou Data |
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6.1 Inscrições |
25/11/2025 a 08/12/2025 |
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6.2 Divulgação das inscrições deferidas |
09/12/2025 a 12/12/2025 |
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6.3 Avaliação dos candidatos |
19/12/2025 a 22/12/2025 |
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6.4 Publicação do resultado preliminar |
26/01/2026 |
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6.5 Período de interposição de recurso ao |
27/01/2026 a 30/01/2026 |
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6.6 Publicação do resultado final |
03/02/2026 |
Londrina, 24/11/2025
Alessandra Furtado da Silva
Superivsora do LabMult-LD
Adriana Helena Borssoi
Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação
Profa. Dra. Michele Potrich
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALESSANDRA FURTADO DA SILVA, SUPERVISOR(A), em (at) 24/11/2025, às 15:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ADRIANA HELENA BORSSOI, DIRETOR(A), em (at) 24/11/2025, às 18:06, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, PRO-REITOR(A), em (at) 25/11/2025, às 10:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020. |
| | A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5373459 e o código CRC (and the CRC code) 1A944428. |
ANEXO I do EDITAL № 03/2025
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ANEXO II do EDITAL № 03/2025
Critérios para a pontuação do Currículo Lattes
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2019-2025 (últimos cinco anos).
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital).
Devem ser consideradas as áreas relacionadas ao LabMult.
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* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.
** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.
***Necessariamente com ISBN
1.2 Publicações em eventos
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*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.
** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.
***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.
1.3 Pontuação de experiência profissional
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*Pontuados por semestre (proporcional)
ANEXO III - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL
(Preenchimento individual)
Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2021, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.
__________, de _________ de 202x.
_______________________________________
(Assinatura)
Nome do candidato:
Link do Currículos Lattes:
E-mail:
Telefone:
________________________________________
(Assinatura e Carimbo)
Nome do Supervisor:
Campus da UTFPR:
E-mail:
Telefone:
CHAMADA Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA - FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA)
PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSA-TÉCNICO
ANEXO IV - PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA
(Individual)
1. IDENTIFICAÇÃO
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2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA
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5. DECLARAÇÃO
Declaramos para os devidos fins que XXX selecionado por esta instituição para participar como bolsista do Programa Institucional Bolsa Técnico. O tratamento dos dados coletados no âmbito desse Programa se dará de acordo com os artigos 7, IV e 11, II,c da Lei 13.709/18.
6. TERMO DE COMPROMISSO
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Critérios para a pontuação do Currículo Lattes
As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2019 - 2025 (últimos seis anos).
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital). Devem ser consideradas as áreas relacionadas ao LabMult-LD.
| Referência: Processo nº 23064.057638/2025-30 | SEI nº 5373459 |