Boletim de Serviço Eletrônico em 25/11/2025

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA

Laboratório Multiusuário do Campus Londrina

 

116º da Criação, 20º da Transformação.

 

EDITAL nº 03/2025

COMITÊ DE LABORATÓRIOS MULTIUSUÁRIOS
SELEÇÃO DE BOLSISTA NÍVEL SUPERIOR PARA O LABMULT Campus LOndrina

 

O Comitê Gestor do Laboratório Multiusuário do Campus Londrina, homologado institucionalmente pelo Comitê de Laboratórios Multiusuários, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CLabMult-PROPPG), comunica que no período de 24/11/2025 a 08/12/2025 estarão abertas as inscrições de candidatos a concorrer a 01 (uma) vaga de bolsista-técnico, nível superior, com recursos oriundos da Chamada Pública Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA - FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), de acordo com os procedimentos e critérios descritos abaixo.

 

CARACTERIZAÇÃO DAS BOLSAS

A quantidade de cotas a ser distribuída pela UTFPR a cada LabMult dependerá do resultado final da Chamada Pública  Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA -FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA).

O recurso financeiro para a parcela de bolsa-técnico é proveniente do orçamento anual da Fundação Araucária. A bolsa destina-se a candidato(a) que tenha curso de graduação em Tecnologia de Alimentos e áreas afins e consistirá em 13 parcelas, na seguinte modalidade:

Bolsa Técnico Nível Graduação:

Destinada a profissionais com curso completo de graduação, preferencialmente matriculados em programa de pós-graduação stricto sensu;

Valor mensal de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);

Duração de 13 (treze) meses;

Atividades técnicas de nível superior, envolvendo técnicas e métodos específicos nos Laboratórios Multiusuários, conforme plano de trabalho elaborado em conjunto com o supervisor.

 São requisitos para os candidatos:

Ter concluído curso de graduação em Tecnologia de Alimentos e áreas afins;

Os bolsistas deverão ter a possibilidade de exercer suas atividades em regime de 40 horas semanais, exclusivamente no LabMult Campus Londrina da UTFPR;

Estar desvinculado (a) de qualquer outra modalidade de bolsa ou vínculo empregatício de qualquer natureza durante a vigência da bolsa.

Parágrafo único: Fica vedada a concessão de bolsa à candidato que se classifique como cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, do supervisor do laboratório.

 

DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO

Os candidatos deverão realizar suas inscrições de acordo com a data prevista no item 6.1 do presente edital, preenchendo o formulário (ANEXO I) e anexando ao formulário uma cópia atualizada de seu Currículo Lattes DOCUMENTADO e com a pontuação previamente calculada – conforme ANEXO II (em documento único e formato pdf). Ambos os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: comitelabmultld@gmail.com. Os candidatos receberão um e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição.

 

DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

 A homologação das inscrições será divulgada até a data prevista no item 6.2 do presente edital, na página do LabMult (https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/labmult-ld). Na divulgação do resultado preliminar do processo seletivo constará o nome de todos os classificados que tiveram suas inscrições homologadas, em ordem alfabética.

Os candidatos serão chamados respeitando a ordem de classificação. A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA - FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR.

A seleção dos candidatos será realizada da seguinte forma:

Avaliação do currículo Lattes (peso 2), sendo que pontuação do currículo Lattes será calculada segundo critérios estabelecidos no ANEXO II;

 Prova prática de conhecimentos técnicos na área de atuação do Laboratório Multiusuário (peso 1). Os tópicos a serem avaliados na prova prática são: Protocolos para uso do sray dryer, Cromatografia Líquida de alta eficiência, Eletroforese em gel de poliacrilamida e agarose , Difração de Raio-X, Metodologias de automação para determinação de proteínas totais em alimentos

A média final será calculada somando-se as notas dos itens (a) e (b), já multiplicadas pelos seus respectivos pesos, e dividindo o resultdo por 2;

Será dada uma pontuação adicional limitada até 2,0 (dois pontos) na média final, sendo 0,5 ponto por semestre, para o candidato que já tenha atuado em laboratório multiusuário ou atividade similar. Para tal, o candidato deverá enviar documentação comprobatória no momento da inscrição. Essa documentação deverá comprovar o tempo e as atividades executadas.

Se houver empate, será selecionado o candidato com maior nota na prova prática de conhecimentos técnicos. Se o empate permanecer, será selecionado o candidato com maior nota no Currículo Lattes.

 

DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E RECURSO

 

Os resultados serão divulgados de acordo com a data descrita no item 6.5 do presente edital na página do LabMult-LD (https://www.utfpr.edu.br/editais/pesquisa-e-pos-graduacao/laboratorios-multiusuarios/labmult-ld), e o(s) candidato(s) aprovado(s) devem enviar até a data estabelecida no item 6.6 os seguintes documentos:

ANEXO III: Declaração institucional, onde o supervisor e o bolsista declaram que não haverá acúmulo de bolsa de qualquer outra natureza e que o candidato não manterá vínculo empregatício enquanto permanecer na condição de bolsista desta chamada.
b) ANEXO IV: Plano de Trabalho do Bolsista de acordo com documento disponibilizado na Chamada Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA - FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), preenchido e assinado pelo(s) candidato(s) a bolsa e pelo seu respectivo supervisor.

Após a divulgação dos resultados da classificação, o proponente poderá interpor recurso em relação ao resultado das propostas preliminarmente contempladas, até a data prevista no item 6.4.

O recurso deverá estar fundamentado e ser encaminhado via e-mail: comitelabmultld@gmail.com

Os recursos interpostos serão analisados e respondidos por uma Comissão designada pelo Comitê Gestor do LabMult-LD Campus Londrina, de acordo com o cronograma do item 6 deste edital.

 

DISPOSIÇÕES GERAIS

 

5.1 Os casos omissos serão analisados pelo Comitê Gestor do LabMult, podendo ser remetidos à comissão Ad Hoc especialmente designada para este fim.

Os candidatos às bolsas previstas neste Edital declaram conhecer seu teor e concordar com suas regras.

O período de validade do presente edital é de 24 meses a partir da data de divulgação do resultado final.

A implementação e execução financeira deste Edital está condicionada à aprovação da solicitação da UTFPR e ao número de cotas concedidas junto à Chamada Pública Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA - FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA), além da disponibilização de recursos financeiros por parte desta à UTFPR, tornando o presente Edital sem efeito, caso a proposta da UTFPR junto a Fundação Araucária não seja contemplada ou caso não ocorra a disponibilização de recursos por parte da Fundação Araucária.

 Fica eleito o Foro da Justiça Federal de Curitiba, Seção Judiciária do Paraná, para dirimir quaisquer dúvidas ou questões oriundas deste Edital.

Este Edital estará vigente a partir da data de sua publicação no Boletim de Serviço Eletrônico (BSE) da UTFPR.

 

DATAS IMPORTANTES

 

Etapa

Período ou Data

6.1 Inscrições

25/11/2025 a 08/12/2025

6.2 Divulgação das inscrições deferidas

09/12/2025 a 12/12/2025

6.3 Avaliação dos candidatos

19/12/2025 a 22/12/2025

6.4 Publicação do resultado preliminar

26/01/2026

6.5 Período de interposição de recurso ao
resultado preliminar

27/01/2026 a 30/01/2026

6.6 Publicação do resultado final

03/02/2026

   

 

Londrina, 24/11/2025

 

Alessandra Furtado da Silva

Superivsora do LabMult-LD

 

Adriana Helena Borssoi

Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação

 

Profa. Dra. Michele Potrich
Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALESSANDRA FURTADO DA SILVA, SUPERVISOR(A), em (at) 24/11/2025, às 15:47, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ADRIANA HELENA BORSSOI, DIRETOR(A), em (at) 24/11/2025, às 18:06, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) MICHELE POTRICH, PRO-REITOR(A), em (at) 25/11/2025, às 10:17, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5373459 e o código CRC (and the CRC code) 1A944428.



_______________________________________________________________________________

 

ANEXO I do EDITAL № 03/2025

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

EDITAL 032025

Seleção de Bolsista Nível Superior

NOME COMPLETO:

CURSO DE FORMAÇÃO:

E-MAIL:

Descreva a experiência prévia que possui na operação de equipamentos instrumentais de análise:

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

____________________________________________________________________

Obs: anexar cópia atualizada do currículo lattes documentado

Para a comissão preencher após a classificação

CLASSIFICAÇÃO:___________

 

ANEXO II do EDITAL № 03/2025

Critérios para a pontuação do Currículo Lattes

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2019-2025 (últimos cinco anos).

1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital).

Devem ser consideradas as áreas relacionadas ao LabMult.

Atividade

Pontos por ocorrência

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela comissão

a) Artigo publicado ou aceito* em periódico científico listado no Qualis CAPES

A1

10

     

A2

9,0

     

A3

8,0

     

A4

7,0

     

B1

6,0

     

B2

5,0

     

B3

4,0

     

B4

3,0

     

B5

2,0

     

C

1,0

     

b) Artigo publicado em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES.

internacional

1,0

     

nacional

0,5

     

c) Patente (pedido ou registro)

 

3 e 7 respectivamente

     

d) Livro científico***

 

5

     

e) Capítulo de livro***

 

2

     

* Comprovar por meio da carta de aceite do editor-chefe ou número DOI do artigo.

** A distinção entre nacional e internacional será feita a partir do idioma de publicação.

***Necessariamente com ISBN

 

1.2 Publicações em eventos

Atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Trabalho completo***

Internacional/Nacional*

1,0

4,0

     

regional/local**

0,3

1,0

     

b) Resumo (simples ou expandido)***

Internacional/Nacional*

0,5

2,0

     

regional/local

0,2

1,0

     

*Evento Nacional ou Internacional: encontros, congressos, workshops e afins, organizados por sociedades específicas de área e cujo comitê possua membros de diversas instituições, diversos estados brasileiros ou diversos países.

** Evento local ou regional: encontros, congressos, workshops e afins, sempre que organizados por instituição individual, e/ou cujo comitê possua apenas membros locais e regionais.

***Comprovar o tipo do Resumo/Trabalho – através da cópia do certificado do evento e cópia da página do evento onde indica se é resumo simples ou trabalho completo.

1.3 Pontuação de experiência profissional

 

Discriminação da atividade

Pontos

Pontuação máxima por atividade

Declarados

Página(s) em que se encontram o(s) comprovante(s)

Confirmados pela Comissão

a) Monitoria*

0,3

1,0

     

b) Iniciação científica/tecnológica*

0,5

-

     

c) Atividade técnica – estágio não obrigatório na área de formação*

0,5

-

     

d) Atividade profissional de ensino*

0,5

2,0

     

e) Atividade profissional técnica na área de Química e áreas correlatas*

1,5

-

     

f) Pós-graduação – Stricto Sensu concluída

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

2,0

     

e) Pós-graduação – Stricto Sensu em andamento

Mestrado (1,0)

Doutorado (2,0)

2,0

     

*Pontuados por semestre (proporcional)

 

 

 

 

ANEXO III - DECLARAÇÃO INSTITUCIONAL

(Preenchimento individual)

 

Eu, _______________________________________________________, CPF: _____________________, RG: ______________________, candidato(a) à bolsa-técnico nos termos do Programa de Bolsas Técnico da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, por meio do Edital PROPPG 15/2021, DECLARO que, caso seja contemplado(a), tenho ciência e concordo em não acumular bolsa de qualquer outra natureza ou manter vínculo empregatício enquanto permanecer usufruindo da Bolsa Técnico desta Chamada Pública.

 

__________, de _________ de 202x.

 

_______________________________________

(Assinatura)

Nome do candidato:

Link do Currículos Lattes:

E-mail:

Telefone:

 

________________________________________

(Assinatura e Carimbo)

Nome do Supervisor:

Campus da UTFPR:

E-mail:

Telefone:

 

 

 

 

CHAMADA Institucional Universal Pesquisa Básica e Aplicada (PBA - FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA)

PROGRAMA INSTITUCIONAL BOLSA-TÉCNICO

 

ANEXO IV - PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA

(Individual)

 

1. IDENTIFICAÇÃO

ICT/Campus

 

Tipo de bolsa

( ) Bolsa Técnico Nível Graduação

( ) Bolsa Técnico Nível Mestrado

( ) Bolsa Técnico Nível Doutorado

Responsável pelo bolsista

 

Telefones/e-mail

 

Nome do bolsista

 

Telefones/e-mails

 

 

2. SÍNTESE DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELO BOLSISTA

1

2

3

(adicionar mais linhas se necessário)

 

5. DECLARAÇÃO

Declaramos para os devidos fins que XXX selecionado por esta instituição para participar como bolsista do Programa Institucional Bolsa Técnico. O tratamento dos dados coletados no âmbito desse Programa se dará de acordo com os artigos 7, IV e 11, II,c da Lei 13.709/18.

 

6. TERMO DE COMPROMISSO

Os abaixo-assinados declaram que o presente documento foi estabelecido de comum acordo, assumindo as tarefas e responsabilidades que lhes caberão durante o período de realização do mesmo. Declaram expressamente conhecer e concordar, para todos os efeitos legais, com as normas gerais para concessão de auxílio pela FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA.

 

Assinatura do Bolsista

Coordenador da proposta
(Nome e assinatura ou nome e assinatura digital)

Critérios para a pontuação do Currículo Lattes 

 

As atividades descritas nos currículos serão valoradas de acordo com a pontuação contida neste anexo. O número de pontos obtidos será convertido em nota de zero a dez. Ao candidato que obtiver maior pontuação será atribuída a nota 10,0 (dez). O período para comprovação deve considerar o período de 2019 - 2025 (últimos seis anos).
1.1 Produção de conteúdo bibliográfico e tecnológico (deve ser considerado o Qualis Periódicos vigente na data de publicação do edital). Devem ser consideradas as áreas relacionadas ao LabMult-LD.

 

 

 

 


Referência: Processo nº 23064.057638/2025-30 SEI nº 5373459