Boletim de Serviço Eletrônico em 08/12/2025

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - CAMPUS LONDRINA

PROG MESTRADO CIENCIAS E ENG MAT - LD

 

116º da Criação, 20º da Transformação.

 

EDITAL nº 06/2025

PROCESSO de seleção para ingresso nO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS (PPGCEM-AP/LD)

MESTRADO ACADÊMICO - TURMA DE 2026

 

Os Diretores-Gerais dos Campi Apucarana e Londrina da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-AP e UTFPR-LD) declaram aberto o processo seletivo para ingresso no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) no ano de 2026.

 

1. APRESENTAÇÃO

1.1. O PPGCEM tem por objetivo formar profissionais de excelência com profundo conhecimento científico e tecnológico na área de Materiais. O(A) mestrando(a) será instigado(a) a dominar, utilizar e divulgar técnicas e práticas atuais de caracterização e desenvolvimento de materiais, capacitando-o(a) para o exercício de atividades de pesquisa, ensino e extensão na área.

1.2. O presente Edital se destina à seleção de Alunos(as) Regulares e Especiais do PPGCEM, que correspondem aqueles(as) selecionados(as) e matriculados(as) nas condições estabelecidas neste Edital e que podem se dedicar integral ou parcialmente ao Programa.

1.3. Poderão se candidatar portadores de diploma de Curso de Graduação em Engenharia, Tecnologia, Química, Física ou áreas afins às linhas de pesquisa do PPGCEM, reconhecidos oficialmente, respeitando-se as normas vigentes no país.

 

2. LINHAS DE PESQUISA DO PPGCEM

2.1. Em seus projetos de mestrado os(as) alunos(as) atuarão dentro das seguintes linhas de pesquisa:

A. Materiais nanoestruturados: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos nano e metamateriais com ao menos uma fase em escala nanométrica. Nesta linha incluem estudos com diversos tipos de materiais: pontos quânticos, nanotubos, nanofios, cristais líquidos e compósitos. São buscadas diversas aplicações, entre elas: em displays, emissores de luz polarizada, memórias, dispositivos fotovoltaicos e fotônicos sensíveis a polaridade da luz; compósitos baseados em nanofios metálicos e nanotubos de carbono; compósitos para utilização em sensores de gás e aplicados em diagnóstico médico.

B. Materiais poliméricos e seus compósitos: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidos estudos envolvendo a preparação e caracterização de materiais poliméricos estabelecendo correlação entre processamento, composição, estrutura e propriedades. Os temas investigados são: modificação química de polímeros, degradação de polímeros, blendas poliméricas, compósitos e biomateriais poliméricos. São estudados diferentes tipos de materiais, tais como filmes e fibras poliméricas, materiais nanoestruturados, polímeros biodegradáveis, entre outros. Principais áreas de aplicações: embalagens médico­-farmacêutica; agrícola, ambiental e alimentos.

C. Biomateriais: Nesta linha de pesquisa são estudados materiais para engenharia de tecidos e medicina regenerativa, nanomateriais para entrega de medicamentos e terapêutica, interações entre materiais sintéticos e biológicos. Também são objeto de estudo a simulação computacional e a produção de materiais inspirados em sistemas biológicos, incluindo sistemas de automontagem bioinspirados e ferramentas sintéticas inspiradas em células.

D. Teoria E Simulação Computacional De Materiais: Nesta linha de pesquisa são desenvolvidas e aplicadas várias metodologias teóricas e simulações computacionais dedicadas à descoberta e ao desenvolvimento racional de novos materiais avançados, com propriedades/funções completamente novas para uma grande variedade de aplicações tecnológicas. Esta última foi criada no último ano do quadriênio para dar vazão aos projetos de um grupo de professores que atuam na área de simulação computacional.

2.2. Preferencialmente, os(as) alunos(as) estarão envolvidos com os seguintes projetos:

Projeto 1 – Nanomateriais Funcionais para Dispositivos Fotônicos e Optoeletrônicos
Investiga pontos quânticos, cristais líquidos, nanofios e estruturas híbridas voltados à displays, emissores de luz, memórias e sensores ópticos. As pesquisas buscam compreender como a nanoestrutura influencia as propriedades ópticas e eletrônicas, ampliando as possibilidades em tecnologias fotônicas emergentes.

Projeto 2 – Nanocompósitos Avançados para Catálise e Sensoriamento
Reúne nanotubos de carbono, sílica mesoporosa, nanofibras e nanopartículas metálicas aplicados a catalisadores, sensores químicos e ambientais. A ênfase está na síntese, funcionalização superficial e arquitetura de compósitos para garantir seletividade, estabilidade e resposta rápida em diferentes processos.

Projeto 3 – Polímeros Sustentáveis e Embalagens Inteligentes
Aborda polímeros biodegradáveis, blendas poliméricas e nanocelulose, dando origem a filmes, nanofibras, hidrogéis e embalagens aplicáveis nos setores farmacêutico, agrícola e alimentício. Os materiais combinam resistência mecânica, barreira seletiva e biodegradabilidade, alinhando inovação tecnológica e sustentabilidade.

Projeto 4 – Compósitos Poliméricos Multifuncionais e Sistemas Microestruturados
Integra compósitos poliméricos avançados, microcápsulas funcionais e materiais porosos produzidos a partir de resíduos ou rotas sustentáveis. Os estudos contemplam desde o reforço com nanofibras e nanopartículas até o desenvolvimento de microcápsulas para liberação controlada e de matrizes porosas aplicadas em engenharia, agronegócio, indústria química e sensores.

Projeto 5 – Biomateriais para Medicina Regenerativa e Engenharia de Tecidos
Envolve produção e uso de hidrogéis, filmes, nanofibras poliméricas aplicadas a, scaffolds poliméricos e compósitos bioativos para regeneração óssea, pele e tecidos moles. A investigação relaciona estrutura, biocompatibilidade e degradação dos materiais com sua eficiência em terapias regenerativas.

Projeto 6 – Nanobiomateriais para Terapêutica e Drug Delivery
Explora lipossomas, nanoemulsões, nanocelulose e sistemas híbridos destinados à entrega controlada de fármacos. As pesquisas desenvolvem veículos estáveis, seletivos e bioinspirados, ampliando a eficácia terapêutica e reduzindo efeitos colaterais.

Projeto 7 – Modelagem Multiescala de Materiais Avançados
Desenvolve e aplica metodologias teóricas como DFT, dinâmica molecular e aprendizado de máquina a nanomateriais, polímeros e biomateriais. O esforço combina previsão de propriedades, otimização de rotas de síntese e descoberta racional de novos materiais multifuncionais, fortalecendo a integração entre teoria e experimento.

2.3. Para mais informações acerca das linhas de pesquisas, dos projetos e dos docentes que atuam neles visite a página Docentes do PPGCEM ou envie e-mail para selecao-ppgcem-ap-ld@utfpr.edu.br .

 

3. PERÍODO E LOCAL DAS INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições serão realizadas por meio de formulário eletrônico disponibilizado no endereço: Formulário de inscrição

3.2. O período de inscrições vai até 05 de fevereiro de 2026 - para entrada no primeiro semestre de 2026. E Para o segundo semestre de 2026 até o dia 01/07/2026.

3.3. Somente serão aceitas inscrições via preenchimento do formulário de inscrição dentro do período supracitado.

 

4. DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

4.1. No ato da inscrição o(a) candidato(a) deve apresentar os seguintes documentos em formato digital (PDF):

A. Se brasileiro(a), cópia legível de um documento de identificação, que especifique RG (com dígito) e CPF, com foto e órgão expedidor/UF. Se estrangeiro(a), cópia da folha do Passaporte que conste a foto e o número do documento;

B. Cópia legível da Certidão de Nascimento ou Casamento.

C. Histórico escolar do curso de Graduação com informação de Coeficiente de Rendimento ou equivalente.

D. Cópia legível do diploma de Graduação Plena (frente e verso) ou de documento equivalente, ou, no caso de candidatos(as) concluintes do Curso de Graduação no ano vigente, declaração de que é provável concluinte até a data de matrícula, emitida pela Instituição de Ensino Superior de origem do(a) candidato(a);

          A declaração de conclusão do curso de Graduação é aceita para a matrícula, porém é necessária a apresentação do Diploma em até 1 (um) ano após a matrícula no curso. O discente será desligado do curso se não apresentar a documentação obrigatória.

E. Documentos comprobatórios caso candidato opte pela concorrência por cotas, conforme RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 68, de 22 de Dezembro de 2021, que define a Política de Ações Afirmativas para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência na Pós-Graduação Stricto Sensu na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A saber, o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para negros (pretos ou pardos) deverá entregar autodeclaração em que se enquadra nesta categoria; o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para pessoa com deficiência deve entregar i) atestado médico emitido nos últimos 12 (dose) meses ou laudo de deficiência permanente, assinado por um médico especialista na área da deficiência alegada pelo candidato, contendo o grau ou nível de deficiência, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID) e um parecer do médico contendo as necessidades específicas, considerando as peculiaridades da deficiência, ii) exame de audiometria para candidatos com deficiência auditiva, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico com restrições e/ou recomendações além de iii) exame oftalmológico em que constem a acuidade visual para candidatos com deficiência visual, realizado nos últimos 12 (doze) meses e parecer específico; o candidato que concorrer à(s) vaga(s) prevista(s) para indígenas deve entrega cópia do registro administrativo de nascimento indígena (RANI) ou Declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena e assinada pela liderança competente. Orientações sobre os documentos estão disponíveis na RESOLUÇÃO COPPG/UTFPR Nº 68, de 22 de Dezembro de 2021.

F. Arquivo digital comprobatório da produção acadêmica com pontuação declarada de acordo com o ANEXO I deste edital. Este arquivo deve seguir o formato descrito no ANEXO II.

G. Comprovante do preenchimento da Ficha de Cadastro no sistema interno da UTFPR disponibilizado no último item do Formulário de inscrição

4.2. Os documentos descritos no Item 4.1 serão anexados ao formulário eletrônico (Item 3.1 deste Edital).

4.3. No ato da inscrição o(a) candidato(a) deverá informar:

A. Sua ID do Curriculum Lattes Atualizado;

B. O seu e-mail pessoal.

 

5. HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

5.1. A homologação das inscrições será feita pela Comissão de Seleção Discente conforme cronograma descrito no item 10 deste Edital. Nesta etapa a Comissão apenas verificará se os documentos enumerados no Item 4.1 foram devidamente entregues.

 

6. VAGAS

6.1. Na presente seleção são ofertadas 30 vagas, sendo 15 para o primeiro semestre de 2026 e 15 para o segundo semestre de 2026.

A. O Aluno ingressante será matriculado como aluno especial e passará a ser automaticamente enquadrado na categoria de Aluno regular conforme condições indicadas na Resolução Específica 02;

6.2. Será disponibilizado pelo Programa um adicional de 20% de vagas para Servidores Públicos de Instituições Públicas de Ensino Superior, com as quais a UTFPR tenha convênios específicos, de acordo com a Resolução 079/12 aprovada pelo COPPG em 21/06/2012, sendo que o(a) candidato(a) deverá se submeter às regras do processo seletivo definidas neste Edital.

6.3 30% do total de vagas ofertadas serão destinadas para pessoas autodeclaradas negras, de acordo com a classificação. As demais vagas serão preenchidas pela classificação entre todos os candidatos;

A. No caso de inscrição de ao menos uma pessoa autodeclarada indígena, serão disponibilizadas 02 (duas) vagas para concorrência exclusiva deste público;

B. No caso de inscrição de ao menos uma pessoa com deficiência (PcD), serão disponibilizadas 02 (duas) vagas para concorrência exclusiva deste público.

6.4 Os candidatos indígenas ou com deficiência, que optarem pelas cotas, concorrerão exclusivamente a estas vagas reservadas.

Parágrafo único. Caso haja sobra de vagas dentre os candidatos de ampla concorrência estas poderão ser preenchidas por candidatos que tenham optado pelas vagas reservadas desde que tenham obtido aprovação no processo seletivo.

 

7. CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS DE SELEÇÃO

A classificação dos(as) candidatos(as) se dará por meio da Avaliação do Currículo Lattes (Experiência Acadêmica e Profissional).

7.1. Da Avaliação do Currículo Lattes (Experiência Acadêmica e Profissional):

A. O Currículo Lattes do(a) candidato(a) deve apresentar o maior número de informações possível quanto às atividades acadêmicas e profissionais a fim de possibilitar uma análise qualificada pela Comissão de Seleção Discente;

B. A Comissão apenas homologa os pontos declarados pelo(a) candidato(a) baseando-se nos comprovantes apresentados no documento descrito no Item 4.1.H deste Edital. A falta do comprovante adequado implicará na perda do ponto declarado;

C. Após as análises de todos os currículos as pontuações obtidas serão normalizadas de acordo com a seguinte fórmula: Nnc = Nh ÷ Nhmax, sendo Nnc nota normalizada do currículo, Nh o total de pontos homologados pela Comissão e Nhmax a maior pontuação obtida entre os(as) candidatos(as) participantes do processo seletivo referente ao semestre inscrito.

7.4. A classificação final do candidato se dará pela nota normalizada do currículo Nnc.

7.5. O critério de desempate será:

a) Soma da pontuação dos itens 1 a 4, descritos no Anexo I.

b) Idade, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada.

 

8. RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO

8.1. O resultado final com a ordem de classificação dos(as) candidatos(as) no processo seletivo será homologado pela Comissão de Seleção Discente e divulgado no sítio do Programa segundo cronograma indicado no Item 10 deste Edital.

 

9. MATRÍCULA

9.1. Após a divulgação do resultado da primeira chamada e obedecendo ao prazo estabelecido no Item 10 deste Edital, o(a) candidato(a) classificado(a) dentro do número de vagas ofertadas deverá declarar, via correspondência eletrônica (selecao-ppgcem-ap-ld@utfpr.edu.br), se ocupará a sua vaga.

9.2. No ato da matrícula o(a) candidato(a) deverá apresentar os documentos originais cujas cópias digitalizadas foram entregues na inscrição do processo seletivo para que possam ser autenticadas por Servidor da UTFPR. O(A) candidato(a) também poderá encaminhar à Secretaria do Programa as cópias autenticadas em Cartório.

9.3. O(A) candidato(a) com vínculo empregatício deverá apresentar, no ato de matrícula, documento do empregador ou da autoridade competente liberando-o(a) por período determinado para dedicação ao Programa.

9.4. Perderá o direito à vaga de aluno(a) do programa o(a) candidato(a) que:

A. Não declarar a intenção de ocupação de vaga conforme descrito no Item 9.1; ou

B. Não efetuar sua matrícula no prazo estabelecido; ou

C. Não apresentar os documentos exigidos no Item 9.2 deste edital.

 

10. CRONOGRAMA

10.1 O presente processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma para entradas no primeiro semestre de 2026:

08/12/2025: Lançamento do Edital do Processo Seletivo no sítio do Programa: (https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcem-multi/editais).

08/12/2025 a 05/02/2022: Período de inscrições.

06/02/2026: Resultado da homologação das inscrições no sítio do Programa. https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcem-multi

07/02/2026 a 08/02/2026: Período de interposição de recursos das inscrições não homologadas. Enviar os documentos para o e-mail selecao-ppgcem-ap-ld@utfpr.edu.br .

09/02/2026: Divulgação dos resultados dos recursos e confirmação do edital de homologação das inscrições.

10/02/2026: Divulgação da classificação dos(as) candidatos(as) inscritos(as) no processo seletivo.

https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcem-multi

11/02/2026 a 12/02/2026: Período de interposição de recursos do resultado da classificação pelo e-mail do Programa (selecao-ppgcem-ap-ld@utfpr.edu.br ).

13/02/2026: Divulgação da Classificação Final dos(as) Candidatos(as), após o período de interposição dos recursos e do Edital da Primeira Chamada.

23/02/2026 a 26/02/2026: Período para a confirmação de ocupação de vaga, primeira chamada, enviar a confirmação para o e-mail do Programa (selecao-ppgcem-ap-ld@utfpr.edu.br ).

26/02/2026: Divulgação do Edital da Segunda Chamada para os(as) Alunos(as) Ingressantes (Se houver).

02/03/2026 a 09/03/2026: Entrega dos documentos na secretaria do programa.

09/03/2025 a 16/03/2026: Período de matrículas.

16/03/2026: Início das Atividades do Mestrado.

10.2 O presente processo seletivo obedecerá ao seguinte cronograma para entradas no segundo semestre de 2026:

01/05/2026 a 01/07/2026: Período de inscrições para entrada no segundo semestre de 2026.

02/07/2026: Resultado da homologação das inscrições no sítio do Programa. https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcem-multi

03/07/2026 a 05/07/2026: Período de interposição de recursos das inscrições não homologadas. Enviar os documentos para o e-mail selecao-ppgcem-ap-ld@utfpr.edu.br .

06/07/2026: Divulgação dos resultados dos recursos e confirmação do edital de homologação das inscrições.

09/07/2027: Divulgação da classificação dos(as) candidatos(as) inscritos(as) no processo seletivo.

https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcem-multi

17/07/2026 a 31/07/2026: Período de interposição de recursos do resultado classificação pelo e-mail do Programa (selecao-ppgcem-ap-ld@utfpr.edu.br ).

03/08/2026: Divulgação da Classificação Final dos(as) Candidatos(as), após o período de interposição dos recursos, e do Edital da Primeira Chamada.

03/08/2026 a 07/08/2026: Período para a confirmação de ocupação de vaga, primeira chamada, enviar a confirmação para o e-mail do Programa (selecao-ppgcem-ap-ld@utfpr.edu.br ).

07/08/2025: Divulgação do Edital da Segunda Chamada para os(as) Alunos(as) Ingressantes (se houver).

10/08/2026 a 13/08/2026: Entrega dos documentos na secretaria do programa.

13/08/2026 a 17/08/2026: Período de matrículas.

18/08/2026: Início das Atividades do Mestrado.

 

11. DISPOSIÇÕES FINAIS

11.1. A inscrição do(a) candidato(a) implicará na aceitação tácita das normas que regulamentam a atividade de Pós-Graduação stricto sensu no país, bem como aquelas contidas no Regimento Geral e Estatuto da UTFPR, Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UTFPR, Regulamento do PPGCEM e neste Edital, todos disponíveis no sítio do Programa (https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcem-multi/editais).

11.2 O preenchimento do formulário de inscrição é de inteira responsabilidade do(a) candidato(a). Cabe ao PPGCEM o direito de excluir do processo seletivo o(a) candidato(a) que entregá-lo incompleto, sem os documentos solicitados e/ou apresentar dados falsos.

11.3. As disciplinas serão ministradas em período integral, entre as segundas-feiras e sextas-feiras, nos Campi Apucarana e Londrina.

11.4. Acarretará na eliminação do(a) candidato(a) do processo seletivo ou desligamento do programa, sem prejuízo das sanções penais cabíveis, a burla ou a tentativa de burla de quaisquer das normas definidas neste Edital, no Regulamento e nos comunicados do PPGCEM.

11.5. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção Discente.

11.6 Fica eleito o foro da Justiça Federal, subseção judiciária de Londrina, para dirimir qualquer dúvida ou ajuizar quaisquer ações que não forem resolvidas administrativamente, ou por comum acordo entre os partícipes, renunciando a qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

11.7. Para conhecer mais sobre os regulamentos e normas do Programa acesse https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcem-multi/documentos/regulamentos-e-normas.

11.8. O presente Edital estará disponível no sítio do Programa (https://www.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgcem-multi/editais) e no Boletim de Serviços da UTFPR.


 

Apucarana/Londrina, 04 de dezembro de 2025

 

 

 

DIRETORES GERAIS DOS CAMPI LONDRINA E APUCARANA

 

Alireza Mohebi Ashtiani

 

Thiago Gentil Ramires

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) THIAGO GENTIL RAMIRES, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 04/12/2025, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por (Document electronically signed by) ALIREZA MOHEBI ASHTIANI, DIRETOR(A)-GERAL, em (at) 04/12/2025, às 14:56, conforme horário oficial de Brasília (according to official Brasilia-Brazil time), com fundamento no (with legal based on) art. 4º, § 3º, do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 5406815 e o código CRC (and the CRC code) FAF19378.



ANEXO I - Tabela de pontuação para a análise do Currículo Lattes e Experiência Acadêmica e Profissional.

 

Item

Descrição

Pontuação

1

Artigos publicados ou aceitos em periódicos científicos especializados QUALIS A1 - A4, quadriênio 2017-2020

12,0 pontos por artigo

2

Artigos publicados ou aceitos em periódicos científicos especializados QUALIS B1 - B5, quadriênio 2017-2020

6,0 pontos por artigo

3

Artigos publicados ou aceitos em periódicos científicos especializados QUALIS C, quadriênio 2017-2020

3,0 pontos por artigo

4

Resumo em Anais de Congresso

2,0 ponto por resumo

5

Trabalho Completo em Anais de Congresso

4,0 pontos por trabalho

6

Apresentação de Trabalho em Congresso

1,0 ponto por trabalho

7

Prêmios ou menções honrosas em trabalhos ou eventos científicos

5,0 pontos por prêmio

8

Desenvolvimento ou geração de trabalhos com patente registrada: Produtos ou Processos

12,0 pontos por patente

9

Livros Publicados com selo de editoras que possuam corpo editorial. Só serão aceitos livros publicados por Editora com Conselho Editorial, sendo a obra referenciada pela International Standard Book Number – ISBN

12,0 pontos por livro

10

Capítulos de Livros Publicados com selo de editoras que possuam corpo editorial. Só serão aceitos livros publicados por Editora com Conselho Editorial, sendo a obra referenciada pela ISBN

6,0 pontos por capítulo

11

Monitoria Acadêmica

2,0 pontos por semestre

12

Iniciação científica

6,0 pontos por ano

13

Experiência comprovada no mercado de trabalho na área de Engenharia ou tecnologia (Máximo de 05 anos)

6,0 pontos por ano

14

Experiência comprovada de docência no ensino superior (Máximo de 05 anos)

6,0 pontos por ano

15

Experiência comprovada de docência no ensino médio (Máximo de 05 anos)

4,0 pontos por ano


 


 

ANEXO II - Pontuação Declarada do Candidato e Documentos Comprovantes

 

O candidato deverá preparar um documento um único em formato PDF contendo:

  1. Folha de rosto com os dados do candidato

  2. Na folha seguinte declarar a pontuação no item desejado

  3. Na folha seguinte anexar um ou mais arquivos em formato PDF que comprove a pontuação declarada na folha anterior

  4. Resumo da pontuação final.

Veja o exemplo em folhas A4 (miniaturizadas) na próxima página.

 

 

Perguntas frequentes sobre a pontuação do currículo:

Pergunta:

Devo pontuar em todos os itens?

Resposta:

Não, você somente deve pontuar nos itens que possui um comprovante.

Pergunta:

Quais documentos eu posso utilizar como comprovante?

Resposta:

Qualquer documento ou declaração devidamente assinada que conste a informação declarada e o seu nome de forma clara e legível. Ex. Carteira de trabalho, Página web do evento ou primeira página de um artigo em que você é coautor.

Pergunta:

Como faço para saber se o meu artigo é Qualis A1, A2 … ?

Resposta:

Pesquise pelo nome da revista publicada em https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/

Pergunta:

Como faço para anexar (juntar) e comprimir arquivos em PDF:

Resposta:

Assista o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BPH4PGQEi3o


Referência: Processo nº 23064.057820/2025-91 SEI nº 5406815