Boletim de Serviço Eletrônico em 26/02/2019

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

COMISSÃO PERMANENTE DE CONCURSO PÚBLICO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 002/2019-PS-PB

De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, consoante Decreto nº 7485, de 18 de maio de 2011, publicado no DOU (Diário Oficial da União) de 19 de maio de 2011, Portaria Interministerial nº 253, de 26/07/2011, publicada no DOU de 27 subsequente, c/c Portaria MEC nº 1.034, de 27/07/2011, publicada no DOU de 28 subsequente, torno público que, no período de 27 de fevereiro a 20 de março de 2019, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco, localizada na Via do Conhecimento, KM 01, nº S/N, Bairro Fraron, na cidade de Pato Branco - PR, estarão  abertas as inscrições para o Processo Seletivo para professor Substituto para o preenchimento de 03 (três) vagas para a carreira de Professor do magistério federal, conforme área(s)/subárea(s) especificada(s) no Anexo I, nos termos do presente Edital.

 

1. DOS REQUISITOS PARA A CONTRATAÇÃO

1.1 Não ser docente vinculado à carreira do magistério federal de que trata a Lei nº 12.772/2012.

1.2 Ser portador de diploma de graduação reconhecido pelo MEC e de pós-graduação de curso credenciado pela CAPES exigidos para o cargo que irá concorrer, conforme Anexo I, com validade nacional.

1.3 Nos termos da Lei nº 8.745/93, fica impedido de assumir o candidato que já tenha tido vínculo com a Administração, sob a égide da Lei nº 8.745/93, nos últimos 24 meses.

1.4 Não participar de sociedade privada na condição de administrador ou sócio-gerente conforme Lei nº 8.112/90.

1.5 No caso de acumulação de cargos, possuir carga horária compatível com a proposta no Anexo I.

 

2. DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico portal.utfpr.edu.br/concursos, das 08h do dia 27 de fevereiro de 2019 às 23h do dia 20 de março de 2019.

2.1.1 Caso o candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para o acesso, no horário das 08 horas às 17 horas, nos dias úteis, na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, Câmpus Pato Branco sita na Via do Conhecimento, Km 01, S/N, Bairro Fraron, Cidade de Pato Branco -PR.

2.1.2 Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que deverá ser paga em qualquer bancoaté o dia 21/03/2019.

2.1.3 A UTFPR reserva-se o direito de anular as inscrições realizadas com dados incompletos, incorretos, ausentes ou inidôneos no formulário de inscrição, bem como os pagamentos da taxa de inscrição (GRU) que tenham sido efetuados fora do prazo especificado no subitem 2.1.2, ou ainda, em que os dados tenham sido digitados incorretamente pelo candidato ou pelo agente bancário.

2.2 A inscrição somente será confirmada após a informação, pelo banco, do pagamento da taxa de inscrição.

2.3 No dia 29/03/2019, o candidato deverá consultar, via internet, sua inscrição e o ensalamento (local das provas). A UTFPR disponibilizará computador e atendentes para os candidatos que tenham dificuldade de acesso à Internet, no endereço citado no item 2.1.1.

2.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da taxa de inscrição, exceto para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚNICO – e for membro de família de baixa renda, devendo requerer a isenção na forma do Decreto nº 6.593, de 02/10/2008.

2.5 O candidato interessado em solicitar a isenção de pagamento de taxa deverá fazê-lo no período improrrogável do dia 27/02/2019 a 10/03/2019.

2.6 Os pedidos de isenção deferidos e indeferidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) serão divulgados no dia 11/03/2019, até às 18 (dezoito) horas, no endereço eletrônico do certame (portal.utfpr.edu.br/concursos).

2.6.1 O candidato, cuja solicitação de isenção tiver sido indeferida, poderá encaminhar recurso para o e-mail cogerh-pb@utfpr.edu.br, no prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após a divulgação do resultado da isenção, informando Nome Completo, Protocolo de Inscrição, Número de Identificação Social (NIS) e justificativa para reanálise da isenção.

2.6.1.1 A UTFPR não se responsabiliza por recurso não recebido por motivo de ordem técnica, falhas de comunicação, dados digitados incorretamente pelo candidato ou outros fatores que impossibilitem o recebimento dos dados.

2.6.2 O resultado do recurso será divulgado no dia 18/03/2019.

2.6.3 O candidato que tiver seu pedido de isenção ou recurso indeferido poderá efetivar sua inscrição efetuando o pagamento da taxa de inscrição conforme previsto no item 2.1.2.

2.6.4 O candidato que não efetuar o pagamento da taxa de inscrição na forma e no prazo estabelecido no subitem 2.1.2 estará automaticamente excluído do certame.

 

3. DAS VAGAS DESTINADAS ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

3.1 Para efeitos deste edital não se aplica a reserva de vagas aos candidatos com deficiência, de que trata o art. 37, inciso VIII, da Constituição Federal, art. 5º, § 2º da Lei nº 8112/90, e Decreto nº 5296, de 02/12/2004 e Decreto nº 9508, de 24/09/2018, tendo em vista que o presente edital oferece menos do que 5 (cinco) vagas.

3.2 Durante a validade do certame, havendo provimento a partir de 5 vagas do presente edital, poderão ser convocados candidatos aprovados nas vagas destinadas às pessoas com deficiência, observando o percentual mínimo de 5% e máximo de 20% do total de vagas do edital, independente de cargo, com arredondamento para o primeiro número inteiro subsequente, conforme disposto no art. 1º, § 1º do Decreto nº 9508, de 24/09/2018 e no art. 5º,§ 2º da Lei nº 8.112, de 11/12/1990.

3.2.1 As vagas reservadas serão aplicadas ao total de vagas do edital, independentemente do cargo e/ou área e subárea.

3.3 Somente serão consideradas pessoas com deficiência aquelas que se enquadrem nas categorias constantes no art. 4º do Decreto Federal nº 3.298, de 20.12.1999, alterado pelo Decreto Federal nº 5.296, de 02.12.2004.

3.4 O candidato que desejar concorrer às vagas definidas no subitem 3.2 deverá, no ato da inscrição, declarar-se pessoa com deficiência e quando convocado, após a aprovação, deverá submeter-se à perícia médica oficial promovida por equipe multiprofissional de responsabilidade da UTFPR, que procederá às exigências previstas na forma da lei.

3.5 O candidato com deficiência, que necessitar de tratamento diferenciado na realização das provas, deverá solicitar, no formulário de inscrição do certame, as tecnologias assistivas e as condições específicas de que necessita para a realização das provas, de acordo com o que estabelece o Anexo do Decreto nº 9508, de 24/09/2018, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Decreto/D9508.htm#art10.

3.6 O candidato com deficiência, que necessitar de tempo adicional para a realização das provas, deverá:

a) fazer a solicitação, preenchendo o campo destinado a esse fim no momento de inscrição;

b) encaminhar, até o final do período de inscrição, para o e-mail cogerh-pb@utfpr.edu.br, o parecer emitido por equipe multiprofissional ou por especialista nos impedimentos apresentados pelo candidato, conforme disposto no art. 4º, § 2º do Decreto nº 9508, de 24/09/2018.

3.7 As fases do certame em que se fizerem necessários serviços de assistência de interpretação por terceiros aos candidatos com deficiência serão registradas em áudio e vídeo e disponibilizadas nos períodos de recurso estabelecidos neste edital.

3.8 O candidato aprovado e convocado deverá comparecer à perícia munido de laudo médico atestando a espécie, o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), conforme especificado no Decreto Federal nº 3.298, de 20/12/1999 e suas alterações, bem como a causa provável da deficiência.

3.9 A não observância do disposto nos subitens anteriores acarretará a perda do direito ao pleito da vaga reservada ao candidato em tal condição.

3.10 Caso a perícia conclua negativamente quanto à compatibilidade da deficiência com o exercício do cargo, o candidato não será considerado apto à nomeação/ contratação.

3.11 As pessoas com deficiência participarão do certame em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere ao conteúdo, à avaliação, aos critérios de aprovação, ao(s) horário(s), ao(s) local(is) de aplicação das provas e às notas mínimas exigidas.

3.12 O candidato que, no ato da inscrição, declarar-se como pessoa com deficiência, se classificado, figurará em lista específica e também na listagem de classificação geral.

3.13 A(s) vaga(s) definida(s) no subitem 3.2 que não for(em) provida(s) por falta de candidatos, por reprovação no certame ou na perícia médica, poderá(ão) ser preenchida(s) pelos demais candidatos, observada a ordem geral de classificação.

3.14 No caso de haver candidato aprovado para as vagas preferenciais em maior quantidade que o número de vagas preferenciais publicadas neste edital, a preferência será daquele que obtiver a maior média final, independentemente do cargo ou área/subárea em que houve a classificação, observados os critérios de desempate que constam neste Edital.

3.15 O candidato aprovado dentro das vagas preferenciais terá precedência sobre os candidatos aprovados na ampla concorrência.

 

4. DAS PROVAS

4.1 O Processo Seletivo constará das seguintes provas:

a) Escrita, de caráter classificatório e eliminatório;

b) de Desempenho de Ensino, de caráter classificatório e eliminatório.

 

5. DA PROVA ESCRITA

5.1 A Prova Escrita será realizada no dia 31/03/2019, tendo início às 09h30min (nove horas e trinta minutos), com duração máxima de 02h30min.

5.2 A Prova Escrita será dissertativa, sobre tema a ser sorteado dentre os tópicos que compõem o programa para a área, disponível no Anexo II, com sorteio do ponto às 08h30min (oito horas e trinta minutos). Após o sorteio do ponto, o candidato terá até uma hora livre para consulta bibliográfica; transcorrido esse prazo, terá início a prova, sem consulta.

5.3 Para realização da Prova Escrita o candidato deverá portar documento oficial de identidade, podendo ser solicitado o comprovante de pagamento da inscrição e a Guia de Recolhimento da União – GRU.

5.4 Na Prova Escrita, o candidato deverá portar caneta esferográfica tinta azul, tonalidade escura, ou preta, ponta média, e outros materiais previstos pela Banca Examinadora que constem do programa da Área/Subárea, se for o caso.

5.5 A presença do candidato no sorteio do ponto é facultativa, contudo recomendamos que o candidato chegue com 15 (quinze) minutos de antecedência ao horário da prova.

5.6 O local das provas será divulgado no site portal.utfpr.edu.br/concursos, conforme subitem 2.3.

5.7 A Prova Escrita avaliará o candidato quanto à:

a) capacidade analítica e crítica do tema, com pontuação até 30 pontos;

b) complexidade e acuidade dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 25 pontos;

c) articulação e contextualização dos conteúdos desenvolvidos, com pontuação até 20 pontos;

d) clareza no desenvolvimento das ideias e conceitos, com pontuação até 15 pontos;

e) forma (uso correto da língua portuguesa ou língua estrangeira, conforme o caso), com pontuação até 10 pontos.

5.7.1 Nos casos de fuga ao tema ou ausência de texto, o candidato receberá nota zero na prova escrita.

5.8 Serão considerados aprovados na Prova Escrita os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos.

 

6. DO SORTEIO DE PONTO PARA A PROVA DE DESEMPENHO DE ENSINO

6.1. A data, o horário e o local de realização do sorteio do ponto para a prova de Desempenho de Ensino serão divulgados no  Edital de Resultado da Prova Escrita

 

7. DA PROVA DE DESEMPENHO DE ENSINO

7.1 A data, o horário e o local de realização da Prova de Desempenho de Ensino serão divulgados no Edital de Resultado da Prova Escrita.

7.2 Para a Prova de Desempenho de Ensino serão convocados os candidatos na quantidade prevista no Anexo I, desde que tenham obtido a nota mínima para aprovação na Prova Escrita, conforme subitem 5.8, assim como aqueles que obtiverem a mesma nota do último classificado na Prova Escrita.

7.3 A Prova de Desempenho de Ensino consistirá em:

a) uma aula perante a Banca Examinadora, ministrada em Português , com a finalidade de avaliar a competência do candidato em ministrar aula com habilidade, conhecimento e atitude, com duração máxima de até 30 (trinta) minutos;

b) arguição pela Banca Examinadora sobre a Prova de Desempenho de Ensino do candidato, com duração máxima de até 10 (dez) minutos.

7.4 O tema da Prova de Desempenho de Ensino será único para todos os candidatos da área, extraído do programa da respectiva Área de Conhecimento que compõe o Anexo II do presente Edital.

7.4.1 Será excluído do sorteio o ponto já sorteado para a Prova Escrita nos casos em que o programa para a Prova Escrita seja o mesmo programa para a Prova de Desempenho de Ensino.

7.5 Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com, no mínimo, 15 (quinze) minutos de antecedência para sua apresentação.

7.6 A presença do candidato ao sorteio de ponto é facultativa.

7.7 Os pontos sorteados serão divulgados no endereço portal.utfpr.edu.br/concursos.

7.8 A ordem para apresentação dos candidatos nessa prova será correspondente à ordem alfabética dos candidatos inscritos.

7.9 A Prova de Desempenho de Ensino avaliará o candidato quanto à/ao:

a) Planejamento/Plano de aula, com pontuação de até 10 pontos.

b) Conteúdo: claro, objetivo, estimulante, consistente e de acordo com o plano de aula, com pontuação de até 10 pontos.

c) Metodologia de transposição didática e utilização de recursos didáticos e tecnológicos adequados ao conteúdo abordado, com pontuação de até 15 pontos.

d) Desenvolvimento: introdução e contextualização, relevância do tema, explicação, síntese e conclusão, com pontuação de até 15 pontos. 

e) Domínio das bases conceituais, com pontuação de até 10 pontos.

f) Profundidade e amplitude do conteúdo abordado, com pontuação de até 10 pontos.

g) Uso de analogias e exemplos, com pontuação de até 10 pontos.

h) Uso correto e adequado do idioma e da linguagem, com pontuação de até 10 pontos.

i) Estabelecimento de relação interativa e dialógica, com pontuação de até 10 pontos.

7.9 Os recursos didáticos de que os candidatos pretendam fazer uso durante a prova, com exceção de quadro, giz e projetor multimídia, deverão ser por ele mesmo providenciados e instalados, sob sua inteira responsabilidade.

7.10 Os candidatos, ao se apresentarem para a Prova de Desempenho de Ensino, nos locais e horários estabelecidos, deverão entregar à Banca Examinadora um plano de aula, em três vias idênticas, contendo:

a) identificação do tema;

b) desenvolvimento do tema;

c) lista de exercícios (se couber);

d) identificação dos pré-requisitos;

e) modo de avaliar o aprendizado;

f) objetivos;

g) referências.

 

8. DOS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

8.1 Todas as provas serão avaliadas na escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

8.2 Os candidatos serão classificados em função da pontuação nas Provas Escrita e de Desempenho de Ensino, por meio do cálculo de Média Aritmética Simples.

 

9. DA APROVAÇÃO

9.1 Serão considerados aprovados os candidatos cuja Média Aritmética Simples entre as Provas Escrita e de Desempenho de Ensino seja igual ou superior a 50 (cinquenta) pontos e que a nota em cada uma das provas não seja inferior a 50 (cinquenta) pontos.

9.2 Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, terá preferência aquele com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, conforme dispõe o parágrafo único do art. 27 da Lei nº 10.741/2003.

9.3 Persistindo o empate ou em caso de não haver candidato na situação prevista no dispositivo legal em comento, terá preferência, para efeito de desempate, o candidato que, na seguinte ordem:

a) obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho de Ensino,

b) obtiver maior número de pontos na Prova Escrita,

c) for mais idoso.

 

10. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

10.1 O resultado da Prova Escrita será publicado em Edital, no local das inscrições de que trata o subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico portal.utfpr.edu.br/concursos, até às 18 horas do dia 01/04/2019.

10.1.1 O resultado final será publicado em Edital, no endereço constante do subitem 2.1.1 e no endereço eletrônico portal.utfpr.edu.br/concursos até às 18 horas do dia 10/04/2019.

10.2 O candidato poderá obter vista das suas Provas, de forma presencial, mediante solicitação por escrito, após a divulgação do resultado de cada etapa.

10.2.1 O prazo para obtenção de vista das Provas será concomitante ao prazo destinado à interposição de recurso conforme estabelecido no subitem 10.3, mediante requerimento formal.

10.3 No prazo de 48 (quarenta e oito) horas a partir do resultado de cada etapa, será admitido recurso, devidamente fundamentado, dirigido à Comissão Permanente de Concurso Público, em que o candidato deverá indicar com precisão os pontos a serem examinados.

10.3.1 O recurso poderá ser interposto de maneira:

a) Presencial, protocolado na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da UTFPR, Câmpus Pato Branco, sito na Via do Conhecimento, Km 01, s/n, Bairro Fraron, Pato Branco/PR.

b) Online, encaminhado para o e-mail cogerh-pb@utfpr.edu.br. No corpo do e-mail, além da fundamentação do recurso, o candidato deverá informar nome completo, CPF, área/subárea e código de acesso. Anexos ao e-mail não serão considerados.

10.3.1.1 É de inteira responsabilidade do candidato certificar-se de que o recurso encaminhado por e-mail, conforme subitem 10.3.1 "b", foi recebido pela organizadora do certame, no prazo estipulado no subitem 10.3.

10.3.1.2 A UTFPR não se responsabiliza por recurso não recebido por motivo de ordem técnica, falhas de comunicação, dados digitados incorretamente pelo candidato ou outros fatores que impossibilitem o recebimento dos dados.

10.4 Os recursos serão apreciados pela Comissão Permanente de Concurso Público e decididos no prazo de até 7 (sete) dias úteis. O resultado do recurso será encaminhado ao interessado por e-mail e estará à disposição dos interessados na Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, Câmpus Pato Branco.

 

11. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1. O não pronunciamento do candidato habilitado no prazo estabelecido para o seu ingresso facultará à Administração a convocação dos candidatos seguintes, sendo seu nome excluído do processo seletivo.

11.2. Os candidatos aprovados serão contratados para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma da Lei nº 8.745/93, como Docente da Carreira do Magistério Federal Substituto, do Câmpus Pato Branco da UTFPR, conforme consta do Anexo I, respeitada a classificação obtida, constituindo-se também em cadastro reserva.

11.3. Anular-se-ão, sumariamente, a inscrição e todos os atos dela decorrentes, se o candidato não comprovar, no ato da contratação, que satisfaz os requisitos constantes no Anexo I e no item 1 deste edital.

11.4. O candidato, quando for convocado, terá 24 horas para manifestar-se sobre a aceitação ou não do cargo e mais 02 (dois) dias úteis para apresentar à Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos a documentação exigida para a sua contratação.

11.5. O presente Processo Seletivo terá validade pelo período de 01 (um) ano.

11.6. Os casos omissos serão resolvidos pela Presidente da Comissão Permanente de Concurso Público.

 

ANEXO I AO EDITAL Nº 002/2019-PS-PB - ABERTURA

 

Área/Subárea:

VG

PDE

CH

T

Requisito(1)(2)

Administração/Administração

01

06

40

T/N

 

Graduação em Administração, com Pós-Graduação na área de Administração ou Economia ou Engenharia de Produção.

 

 

Engenharia Civil/Estruturas e Construção Civil

 

01

06

40

M/T

Graduação em  Engenharia, Civil com Pós-Graduação na área Engenharia Civil.

 

Geociências/Sensoriamento Remoto e Geodésia

 

01

06

40

M/T

Graduação em Engenharia Cartográfica ou Engenharia de Agrimensura ou Engenharia Civil, todos com Pós-Graduação na área de Geociências.

LEGENDA:

(1) Referência utilizada: Tabela de Áreas do Conhecimento da CAPES, disponível em https://goo.gl/YoT6v7.

(2) Quando não especificada, a Pós-Graduação mínima deve ser em nível de especialização.

VG: nº total de vagas

PDE: nº de candidatos convocados para a Prova de Desempenho de Ensino

CH: Carga horária

T: Turno (M = manhã, T = tarde, N = noite)

 

REMUNERAÇÃO

 

Titulação

Vencimento Básico

Retribuição por Titulação

Total

Especialização

3.126,31

449,97

3.576,28

Mestrado

3.126,31

1.146,68

4.272,99

Doutorado

3.126,31

2.660,37

5.786,68

TAXA DE INSCRIÇÃO R$ 89,00

 

 

 

ANEXO I AO EDITAL Nº 002/2019-PS-PB - ABERTURA

 

Área/Subárea: Administração/Administração

 

PROGRAMA

 

01 – Perfil empreendedor.

02 – Plano de negócios.

03 – Modelo de negócios: Canvas.

04 – Administração Científica, Teoria Clássica e Teoria das Relações Humanas.

05 – Modelo burocrático de organização e Abordagem contingencial.

06 – Desenho organizacional e departamental.

07 – Conceitos básicos da gestão ambiental e impactos da atividade humana no meio ambiente (ecossistemas, recursos naturais, produção, consumo e resíduos).

08 – Implementação operacional da gestão ambiental (Política ambiental, sistema de gestão ambiental, normas ISO 14000 e certificação).

09 – Pesquisa, recrutamento, seleção e integração de pessoas.

10 – Descrição, análise e avaliação de cargos, gestão de cargos e salários, avaliação de desempenho e plano de carreira.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

REFERÊNCIAS 

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas

 

BARBIERI, Jose Carlos. Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 2. ed. Atual e ampliada. São Paulo: Saraiva, 2007.

BERNARDI, Luiz Antonio. Manual de Plano de Negócio: fundamentos, processos e estruturação. 1. ed. 4 reimpressão. São Paulo: Atlas, 2002.

CECCONELLO, Antonio Renato; AJZENTAL, Alberto. A Construção do Plano de Negócio. 1. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Administracão: teoria, processo e prática. 4. ed. rev. e atual. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 2. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2007.

LACOMBE, Francisco Jose Masset. Teoria geral da administração. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

MARRA, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo, SP: Atlas, 2006.

MILKOVICH, George T. BOUDREAU, John W. LUCAS JR, George. Administração de recursos humanos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria geral da administração: uma introdução. 22. ed. São Paulo: Pioneira, 2001.

OSTERWALDER, Alexander; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

RIBEIRO, Antonio de Lima. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005

ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A.; SOBRAL, Filipe. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2011.

SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. Gestão ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Atlas, 2007.

SEIFFERT, Mari Elizabete Bernardini. ISO 14001 sistemas de gestão ambiental: implantação objetiva e econômica. São Paulo: Atlas, 2005.

 

 

 

Área/Subárea: Engenharia Civil/Estruturas e Construção Civil

 

PROGRAMA

 

1. Fundações Diretas: análise e dimensionamento de blocos, sapatas e vigas de equilíbrio.

2. Fundações Profundas: análise e dimensionamento de estacas e blocos de coroamento.

3. Resistência dos Materiais: tensões e deformações axiais e de cisalhamento.

4. Resistência dos Materiais: tensões e deformações de torção e flexão.

5. Avaliação de Imóveis: metodologias avaliatórias de terrenos urbanos e bens imóveis residenciais urbanos e rurais.

6. Perícias de Engenharia Civil: conceitos, tipos, provas periciais e laudos.

7. Fundamentos de Engenharia de Segurança do Trabalho: conceituação, normalização de legislação específica, órgãos relacionados com segurança no trabalho, análise de riscos e acidentes.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

REFERÊNCIAS 

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas

 

ALONSO, U. R. Dimensionamento de fundações profundas. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 1989.

ALONSO, U. R. Exercícios de fundações. São Paulo, SP: Edgard Blücher, 1983.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118:2014 – Projeto de estruturas de concreto — Procedimento. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2014.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14653 - Avaliação de Bens, Parte 1 - Procedimentos Gerais. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14653 - Avaliação de Bens, Parte 2 - Imóveis Urbanos. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14653 - Avaliação de Bens, Parte 3 - Imóveis Rurais. Rio de Janeiro, RJ: ABNT, 2004.

BEER, F. P., JOHNSTON Jr., E. R. Resistência dos materiais. 3 ed. São Paulo: Makron books, 2007.

CARVALHO, R. C., PINHEIRO, L. M. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado – volume 2. 2 ed., São Paulo, SP: Pini, 2013.

EQUIPE ATLAS; Segurança e Medicina do Trabalho - Manual de Legislação. 82 ed. Atlas, 2019.

HIBBELER, R. C. Resistência dos materiais. 7 ed. São Paulo, SP: Pearson, 2010.

MAIA NETO, F. Perícias judiciais de engenharia: doutrina - prática - jurisprudência. 3. ed. rev., atual., ampl. Belo Horizonte: Del Rey, 2000.

MOREIRA, A. L. Princípios de engenharia de avaliações. 4.ed. rev. e ampl. São Paulo: Pini, 1997.

SALIBA, T. M. Curso básico de segurança e higiene ocupacional. 5. ed. São Paulo: LTr, 2013

VELLOSO, D. A., LOPES, F. R. Fundações: critério de projeto, investigação do subsolo e fundações superficiais. São Paulo: Oficina de textos, 2004.

 

Área/Subárea: Geociências/Sensoriamento Remoto e Geodésia

 

PROGRAMA

 

1. Projeções cartográficas e sistemas de coordenadas: tipos, fundamentos, propriedades e aplicações.

2. Cartografia temática: semiologia gráfica, variáveis visuais, topologia, mapeamento temático, generalização cartográfica.

3. Modelo Relacional: Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Geográficos (SGBDG), conceitos, componentes do modelo e aplicações.

4. Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais – INDE: conceito, objetivos, ações, gestão, normas e padrões, dados e metadados.

5. Modelagem Numérica de Terreno (MNT): aquisição dos dados de campo, estruturação de dados, modelagem de superfície, principais interpoladores; produtos derivados de um MNT.

6. Sensoriamento Remoto: conceitos, sistemas sensores, radiometria e comportamento espectral dos alvos, aplicações e produtos.

7. Integração de Sistemas de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto: conceitos e operações de integração, aquisição de dados, consulta, armazenamento, tratamento e análise de dados.

8. Referenciais Geodésicos: modernos e clássicos.

9. Processamento Digital de Imagens – PDI.

10. Ajustamento de observações: método paramétrico, MMQ paramétrico com injunção relativa, MMQ paramétrico com injunção absoluta.

 

Observação:
O ponto sorteado para a Prova Escrita será retirado para o sorteio de ponto da Prova de Desempenho de Ensino.

 

 

REFERÊNCIAS 

A relação a seguir contempla as referências consideradas elementares, o que não impede que outras sejam utilizadas

 

BLASCHKE, Thomas; KUX, Hermann. Sensoriamento remoto e sig avançados: novos sistemas sensores, métodos inovadores. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. 303 p. ISBN 9788586238574

BRASIL. Decreto Nº 89 917 de 20 de Junho de 1984. Estabelece as Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional.

BRASIL Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Manual Técnico de Convenções Cartográficas. 1ª parte. Normas para Emprego de Símbolos.

BRASIL Ministério da Defesa. Exército Brasileiro. Manual Técnico de Convenções Cartográficas. 2ª parte. Catálogo de Simbolos.

CÂMARA, Gilberto; ALMEIDA, Cláudia Maria de. Geomática: modelos e aplicações ambientais. Brasília: EMBRAPA, 2007. 593 p. ISBN 9788573833867

ELSMARI, Ramez. Sistemas de Banco de Dados: Fundamentos e Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, c2000. 837 p.:il.

FITZ, P. R. Geoprocessamento sem complicações. Porto Alegre: Oficina de Textos, 2008.

GASPAR, J. A. Cartografia e Projeções Cartográficas. Lisboa: LIDEL – Edições Técnicas Ltda, 2000.

GEMAEL, C. Introdução ao ajustamento de observações: aplicações geodésicas. Curitiba: Ed. UFPR, 2004.

GEMAEL, C. Introdução a geodésia física. Ed. UFPR, Curitiba, reimpressão 2002.

GEMAEL, C. e ANDRADE, J.B. Geodésia celeste. Ed. UFPR. Curitiba, 2004.

HEUSER, C. Projeto de Banco de Dados. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Especificações e Normas Gerais para Levantamentos Geodésicos. Rio de Janeiro: Diretora de Geodésia, 1996.

JENSEN, John R. Sensoriamento Remoto do Ambiente: Uma Perspectiva em Recursos Terrestres.Parêntese Editora,2009. 598p. ISBN 856050706X, 9788560507061

MONICO, João F. Galera. Posicionamento pelo GNSS: descrição, fundamentos e aplicações. 2 ed. São Paulo: Unesp, 2008. 476p.

MOREIRA, M. A. INPE (BRASIL). Fundamentos do Sensoriamento Remoto e Metodologias de Aplicação. 2 ed. ver. amp. São José dos Campos; INPE, 2004, 307 p.

NOVO, E. de M. Sensoriamento Remoto: Princípios e Aplicações. São Paulo: Blucher, 2008.

OLIVEIRA, C. Curso de cartografia moderna. Rio de Janeiro: IBGE, 1988

KORTH, H.F.; SILBERSCHATZ, A. Sistema de Banco de Dados. 3ed. São Paulo: Makron Books, 1999.

 

Observação: material necessário para a resolução da prova: caneta esferográfica preta ou azul.


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Documento assinado eletronicamente por SILVANA WEINHARDT DE OLIVEIRA, PRESIDENTE DA COMISSÂO, em 26/02/2019, às 13:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por VANESSA ISHIKAWA RASOTO, REITOR(A) EM EXERCÍCIO, em 26/02/2019, às 14:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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