Boletim de Serviço Eletrônico em 08/04/2019

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS DOIS VIZINHOS

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-DV

 

EDITAL 17/2019 - DIRGRAD

 

PROCESSO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

PET – ENGENHARIA FLORESTAL

 

O Diretor do Campus Dois Vizinhos, juntamente com a  Diretoria de Graduação e Educação Profissional e a Tutora do Grupo PET Engenharia Florestal, considerando a Lei 11.180/2005 e suas portarias regulamentares, assim como as portarias MEC 976/2010, especialmente no seu artigo 17, e portaria MEC 343/2013, torna público que estão abertas as inscrições ao PROCESSO DE SELEÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET), destinado ao provimento de 03 (TRÊS) vagas de bolsistas e 3 (TRÊS) vagas para não-bolsista (voluntário), nos termos do presente edital.

 

 

  1. DO OBJETO

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

 

 

  1. OBJETIVOS DO PROGRAMA

Segundo a PORTARIA Nº 976, DE 27 DE JULHO DE 2010, revogada pela PORTARIA Nº 343, DE 24 DE ABRIL DE 2013, o PET constitui-se em programa de educação tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que tem por objetivos:

 

I - desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

II - contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação;

III - estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

IV - formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país;

V - estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior;

VI - introduzir novas práticas pedagógicas na graduação;

VII - contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação;

VIII - contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior-IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico-racial e de gênero.

 

 

  1. DAS BOLSAS

Os alunos selecionados (classificados como bolsistas) receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), depositados em conta corrente específica, oriunda de recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

 

 

  1. DAS ATRIBUIÇÕES DO ESTUDANTE BOLSISTA E NÃO BOLSISTA (VOLUNTÁRIO)

Constituem-se atribuições dos petianos:

 

I – Participar das atividades previstas no plano de trabalho proposto;

II – Apresentar relatórios das atividades desenvolvidas, quando solicitado pelo tutor;

III – Manter o tutor do projeto informado sobre situações e/ou condições que comprometam o andamento das atividades;

IV – Zelar pelo patrimônio, nome da Instituição e do Programa de Educação Tutorial, bem como cumprir suas normas internas;

V – Manter atitudes de solidariedade e respeito a toda a comunidade e atuar de forma responsável em relação ao meio ambiente;

VI – Manter Coeficiente de Rendimento acima de 0,600 e estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Florestal da UTFPR-DV.

 

 

  1. DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES DA SELEÇÃO

O Programa é destinado aos estudantes regularmente matriculados a partir, do 2º período, no Curso de Engenharia Florestal da UTFPR/Câmpus Dois Vizinhos.

 

 

  1. DAS VAGAS OFERECIDAS

Serão disponibilizadas 03 (TRÊS) vagas de bolsistas e 03 (TRÊS) vagas para não bolsistas (voluntário) para esta seleção, bem como a geração de lista de espera.

 

 

  1. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

Poderão concorrer ao processo de seleção do PET Engenharia Florestal, os acadêmicos que atenderem aos seguintes requisitos:

 

I – Estar regularmente matriculado no curso de Engenharia Florestal, no ato da sua inscrição;

II – Estar cursando a partir do 2° (segundo) período do curso, incluindo este;

III – Possuir bom rendimento acadêmico, com Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 0,6000 (validando os arredondamentos);

IV – Ter disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atividades específicas do programa (ensino, pesquisa e extensão);

V – Não ser bolsista de nenhum outro programa de bolsas na época da implementação da bolsa PET, caso sejam classificados. (OBS: caso o aluno aprovado tenha alguma outra modalidade de bolsa, deverá se desligar da mesma antes de assumir a vaga de bolsista do grupo PET Engenharia Florestal).

VI – Não estar cursando 9º ou 10º período do curso;

VII – Estar apto a iniciar as atividades relativas ao projeto tão logo o aluno seja selecionado.

 

 

  1. DO PERÍODO E LOCAIS DE INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser realizadas no período de 09 a 26 de abril de 2019, das , na Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD). Os documentos deverão ser entregues em envelope lacrado como o nome do candidato e informando no lado externo "Processo de Seleção de Acadêmicos para o Programa de Educação Tutorial – PET ENGENHARIA FLORESTAL 2019". Os candidatos, no momento da entrega do envelope, devem assinar uma lista de comprovação da inscrição.

 

 

  1. DOS DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO

Os candidatos a bolsista PET deverão apresentar obrigatoriamente no ato da inscrição os documentos, em ordem, conforme descritos abaixo:

 

I – Formulário de inscrição preenchido (Anexo I);

II – Fotocópia da carteira de identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação);

III – Fotocópia do CPF (caso não possua no mesmo documento da carteira de identidade);

IV – Histórico escolar da graduação;

V – Comprovante de matrícula no período vigente;

VI – Entrega do Formulário de Pontuação do Currículo lattes preenchido (Anexo II). Serão considerados apenas documentos a partir do ingresso do candidato na UTFPR-DV.

VII – Entrega de Curriculum lattes impresso e documentado (cópias dos certificados, publicações, comprovantes, etc.). Os comprovantes (cópias) deverão estar obrigatoriamente anexados na mesma ordem e devidamente identificados conforme itens constantes no Anexo II. A não organização do currículo na forma solicitada implicará na desclassificação ou perda de pontos por parte do candidato. Pede-se total atenção dos candidatos para que todos os itens citados no currículo sejam comprovados e vice-versa, de forma a não comprometer a pontuação atribuída a cada item.

 

 

  1.   DA EXCLUSÃO DO PROCESSO DE SELEÇÃO

O candidato será excluído (desclassificado) do processo de seleção se não entregar todos os documentos listados no item 9 no momento da inscrição, em envelope fechado e identificado apenas com o nome do candidato e os dizeres “Processo de Seleção de Acadêmicos para o Programa de Educação Tutorial – PET ENGENHARIA FLORESTAL 2019” e caso não atinja nota mínima 6,0 (seis) na prova escrita.

 

 

  1.   DA COMISSÃO DE SELEÇÃO E DOS CRITERIOS DE SELEÇÃO

A seleção dos bolsistas será feita por duas comissões, sendo uma composta pelo tutor e no mínimo mais dois servidores e, outra por representantes dos alunos PETIANOS do Grupo PET Engenharia Florestal, que classificarão os candidatos de acordo com os seguintes critérios:

 

I – Prova escrita de caráter eliminatório (PE). Nota de corte 6,0 (seis);

II – Análise do Currículo lattes (Anexo II) de caráter classificatório (CL);

III – Dinâmica individual e em grupo de caráter classificatório (DI);

IV – Entrevista com os professores da comissão de seleção de caráter classificatório (ET);

V – Entrevista com os petianos do grupo PET Engenharia Florestal de caráter classificatório (EP);

 

Em caso de empate, os seguintes critérios serão utilizados para a classificação:

 

1. Maior coeficiente de rendimento (CR);

2. Maior nota no Curriculum Lattes (CL);

3. Maior idade;

4. Sorteio

 

Materiais que embasarão a prova escrita estarão à disposição dos inscritos no site do grupo: http://www.petflorestalutfpr.com.br/ na aba ARQUIVOS, intitulados "Documentos sobre o PET"

 

 

  1.   DO CALCULO PARA OBTER A NOTA FINAL

 

Nota Final = DI + ET + EP + (CL/período)*

4

 

* A nota do CL do candidato será dividida pelo período que o mesmo se encontra matriculado.

 

  1.   DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA SELEÇÃO

O resultado preliminar dos estudantes selecionados para as vagas disponíveis no PET Engenharia Florestal será divulgada, a partir de 10/05/2019  pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional no portal da UTFPR -DV Vizinhos  no link http://portal.utfpr.edu.br/editais/graduacao-e-educacao-profissional/doisvizinhos e no site do grupo PET

http://www.petflorestalutfpr.com.br

.

 

  1.    DOS RECURSOS

Os recursos contra o resultado deste edital poderão ser protocolados das 13:30 às 17:00 horas, até 2 (dois) dias úteis após a publicação do resultado preliminar, na Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos. O resultado final será publicado até no dia 17 de maio de 2019 pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Dois Vizinhos no site da instituição.

 

 

 

  1.    CASOS OMISSOS

Os casos omissos a este edital serão analisados e julgados pela comissão de seleção e homologados pela Diretoria de Graduação do Câmpus Dois Vizinhos da UTFPR.

Para dirimir quaisquer questões não resolvidas administrativamente do presente Edital, fica eleito o Foro da Justiça Federal de Francisco Beltrão, com exclusão de qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

 

 

  1. DO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

 

Fases

Datas

Inscrição dos candidatos e entrega dos documentos (Item 8 e 9)

09/04/2019 a 26/04/2019

Prova escrita

29/04/2019

Análise da documentação

06/05/2019

Divulgação dos aprovados para as próximas etapas e da listagem de entrevistas

07/05/2019

Dinâmica individual e em grupo

08/05/2019

Entrevistas com os professores

09/05/2019

Entrevistas com os petianos

09/05/2019

Resultado provisório

A partir de 10/05/2019

Recursos

Até 2 (dois) dias úteis após o resultado preliminar

Resultado final

17/05/2019

 

 

O presente edital terá validade por 12 (doze) meses.

 

 

 

Dois Vizinhos, 08 de abril de 2019.

 

 

 

 

Everton Ricardi Lozano da Silva

Diretor Geral

UTFPR – Campus Dois Vizinhos

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por EVERTON RICARDI LOZANO DA SILVA, DIRETOR(A)-GERAL, em 08/04/2019, às 15:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 0776485 e o código CRC (and the CRC code) FFCAE9CD.



 

 

ANEXO I

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DO BOLSISTA DO GRUPO PET ENGENHARIA FLORESTAL – UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS

 

Aluno(a):

 

 

Código:

 

Celular:

 

 

E-mail:

 

 

 

Período em que está matriculado:

 

 

Endereço residencial:

 

 

 

 

Já foi monitor ou bolsista de qualquer modalidade antes:

Não (__)

Sim (__) em:.

 

O que te motiva a participar do PET Engenharia Florestal?

 

 

 

 

 

Declaro conhecer as condições estabelecidas no Edital 17/2019 - DIRGRAD de seleção de novos bolsistas PET do Curso de Engenharia Florestal da UTFPR Câmpus Dois Vizinhos.

 

 

Declaro que as informações prestadas neste formulário são verdadeiras.

 

_________________, ____ de ___________________ de 2019.

 

 

_________________________________________________

Assinatura do aluno

 

 

 

 

        Protocolo de Recebimento:

 

Recebido por: __________________________________  Data: ____/____/____

 

ANEXO II

FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO DO CURRÍCULO LATTESa

 

Discriminação da atividade

Pontos

Preenchimento pelo candidato

(Pontuação)

Reservado para a comissão do PET

Resumos publicados e/ou aceitos para publicação (até duas páginas):

1

 

 

 

Resumo expandido e trabalho completo publicados e/ou aceitos para publicação (com três ou mais páginas)

2

 

 

Artigo publicado e/ou aceito para publicação (desde que devidamente comprovado) em periódico científico listado no QUALIS/CAPES

7

 

 

Artigo publicado e/ou aceito em periódico científico não listado no QUALIS/CAPES

3.5

 

 

Capítulo em livro científico, com ISBN

5

 

 

Patente registrada/publicada

7

 

 

Processos, produtos e/ou softwares registrados porém sem patente

3.5

 

 

Iniciação científica, tecnológica e de extensão (bolsistas e/ou voluntários PIBIC, PIBIT e PIBEXT), bolsa REA e demais modalidades, monitorias e estágios vinculados às atividades de ensino, pesquisa e extensão (anexar os documentos comprobatórios e respectivos períodos de atuação e/ou recebimento de bolsas)

0.3 ponto por mês

 

 

Programa de educação tutorial (PET), (anexar os documentos comprobatórios com respectivos períodos de atuação)

0.5 ponto por mês

 

 

*Formação complementar (cursos com mínimo de 20 h cada)

1

 

 

Organização de eventos da área de ensino, pesquisa e/ou extensão na área acadêmica

3

 

 

*Participação em palestras, minicursos, semanas acadêmicas e outros eventos

0,5

 

 

Cargos de gestão de entidades estudantis (diretório acadêmico, centro acadêmico, associação atlética universitária, outra)

1 ponto/ ano/ atividade

 

 

Participação em empresa júnior, criação/gestão de empresa em hotel tecnológico ou incubadora de empresas

1 ponto/ ano/ atividade

 

 

Prêmios e títulos de ordem acadêmica ou científica

5

 

 

*Palestras, minicursos e cursos ministrados

2

 

 

*Participação como monitor de minicurso

1

 

 

Participação em comissões registradas em portaria

1

 

 

PONTUAÇÃO FINAL

 

 

 

As atividades relacionadas deverão estar devidamente comprovadas e serão aceitas apenas atividades/certificados após o ingresso no curso de Engenharia Florestal da UTFPR-DV. A pontuação que obtiver será dividida pelo período que se encontra.

*As atividades/certificados terão seu caráter acadêmico avaliado pela comissão geral do processo.