Boletim de Serviço Eletrônico em 07/05/2019

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA GERAL - CÂMPUS PATO BRANCO

DIR. DE GRAD. E EDUCACAO PROFISSIONAL-PB

 

EDITAL nº 4/2019 - RETIFICADO

Seleção para Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET)

CÂMPUS PATO BRANCO

 

A Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção para Tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do grupo PET Agronomia do Câmpus Pato Branco, destinado ao provimento de 01 (uma) vaga de tutor, nos termos do presente Edital.

 

1. PERÍODO E LOCAL DE INSCRIÇÃO

 

Os interessados deverão protocolar sua inscrição no período de 06 a 10 de Maio de 2019, das 13h30 às 17h, na Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD) do Câmpus Pato Branco.

 

2. DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

a) Preenchimento do formulário de inscrição na Diretoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR Câmpus Pato Branco;

b) Currículo Lattes impresso, documentado e assinado;

c) Fotocópia da carteira de identidade e CPF;

d) Fotocópia do diploma de doutorado;

e) Declaração expedida pela Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos contendo informações sobre regime de trabalho;

f) Plano de atividades para o grupo PET Agronomia para o ano de 2019.

 

3. DOS REQUISITOS PARA O PREENCHIMENTO DA VAGA

 

Os requisitos necessários para participar do processo seletivo são os estabelecidos pela Portaria MEC nº 976, de 27 de julho de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 28/07/2010, páginas 103 e 104, e referendada pela Portaria MEC nº 343 de 24 de abril de 2013 no seu artigo 12 conforme transcritos abaixo:

 

  1. Pertencer ao quadro permanente da instituição, sob contrato em regime de tempo integral e dedicação exclusiva;

  2. Ter título de doutor;

  3. Não acumular qualquer outro tipo de bolsa;

  4. Comprovar atuação efetiva em cursos e atividades da graduação por três anos anteriores à avaliação;

  5. Comprovar atividades de pesquisa e de extensão por três anos anteriores à solicitação ou à avaliação;

 

3.1. No presente edital, para fins do disposto nos incisos IV e V acima, entende-se que:

 

I - a atuação efetiva em cursos e atividades da graduação, será aferida a partir de disciplinas ministradas (mínimo uma média no triênio de 6 horas/aula semanais por semestre) no curso de graduação em Agronomia da UTFPR. Orientação de monitoria, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso (mínimo 3 orientações no triênio), atuação em programas ou projetos de pesquisa e extensão, e participação em conselhos acadêmicos, os quais poderão ser comprovados mediante o currículo lattes documentado do candidato a tutor;

 

II - o período de exercício das atividades comprovadas não necessita ser ininterrupto, de tal forma que professores que tenham se afastado da instituição para realizar estágio ou outras atividades de ensino, pesquisa e extensão não estão impedidos de exercer a tutoria;

 

III – conforme o inciso IV, entende-se, para fins de comprovação curricular no presente edital, três anos anteriores como 2016, 2017, 2018 e também o período de 2019 já decorrido, para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, e todo o período de atuação na UTFPR para as atividades de gestão acadêmica.

 

4. PROCESSO DE SELEÇÃO

 

A avaliação no processo de seleção será realizada por uma comissão designada pela Diretora de Graduação do Câmpus Pato Branco no dia 10 de junho de 2019, na sala P203, a partir das 13h30 e obedecerá aos seguintes critérios:

 

a) Avaliação de Currículo: Atividades desenvolvidas nos últimos três anos em ensino, pesquisa e extensão (2016 a 2018), além de atividades de gestão acadêmica do período de atuação na instituição, avaliadas a partir das informações contidas no Currículo e pontuadas conforme a Tabela constante no Anexo 1 deste Edital – Peso = 50%;

 

b) Plano de atividades proposto para o grupo PET Agronomia para o período correspondente ao ano de 2019 conforme modelo previsto no anexo 3 e pontuado conforme previsto no Anexo 2 deste Edital – Peso = 50%.

 

O Plano de trabalho deverá ser entregue impresso, no ato da inscrição, e defendido oralmente, no dia 10 de junho de 2019, diante da comissão de seleção.

 

5. DO RESULTADO

 

O resultado preliminar será publicado a partir do dia 12 de junho de 2019 através de edital publicado pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Pato Branco.

 

6. DOS RECURSOS E DA HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO

 

Os recursos contra o resultado deste edital poderão ser protocolados das 13h30 às 17h, até 02 (dois) dias úteis após a publicação do resultado, na Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Pato Branco.

O resultado final será homologado e publicado pela Diretoria da Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Câmpus Pato Branco, no dia 17 de junho de 2019.

 

7. CASOS OMISSOS

 

Os casos omissos ao estabelecido neste edital serão decididos pela Diretoria de Graduação e Educação Profissional do Câmpus Pato Branco, em consonância com a comissão avaliadora designada para este certame.

 

Pato Branco, 06 de maio de 2019

 


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Documento assinado eletronicamente por NILVANIA APARECIDA DE MELLO, DIRETOR(A), em 07/05/2019, às 11:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO 1

Itens de avaliação do Currículo Lattes e suas pontuações

1 – PESQUISA (2016 a 2018)

Pontos por item

Máximo de Pontos

Pontuação

(preenchido pelo candidato)

Conferência

(comissão de avaliação)

Artigo científico em revista Qualis A1, A2, B1, B2

6

90

 

 

Artigo científico em revista Qualis B3, B4, B5 e C

3

45

 

 

Livro científico ou didático com ISBN

10

30

 

 

Capítulo de livro científico com ISBN

5

10

 

 

Patente registrada/publicada

10

20

 

 

Trabalho completo ou resumo expandido em congressos, simpósios e similares internacionais*

3

21

 

 

Trabalho completo ou resumo expandido em congressos, simpósios e similares nacionais*

2

16

 

 

Trabalho completo ou resumo expandido em congressos, simpósios e similares regionais e locais*

1

10

 

 

Resumo simples em congressos, simpósios e similares internacionais, nacionais, regionais e locais*

0,5

10

 

 

Coordenação de projeto de pesquisa na UTFPR financiado por órgão de fomento

10

30

 

 

Coordenação de projeto de pesquisa registrado na UTFPR

5

20

 

 

Participação (colaboração) em projeto de pesquisa na UTFPR financiado por órgão de fomento

2,5

10

 

 

Participação (colaboração) em projeto de pesquisa registrado na UTFPR

1

5

 

 

Orientação de bolsista de iniciação científica/desenvolvimento tecnológico e inovação na UTFPR

5

30

 

 

Organização de eventos científicos nacionais ou internacionais

5

10

 

 

Organização de eventos científicos regionais ou locais

2

8

 

 

Participação em portarias da UTFPR para ações de pesquisa

5

15

 

 

 

TOTAL

380

 

 

 

Soma x 1/4

 

 

 

* No presente edital, entende-se como:

Resumo simples: aquele escrito em parágrafo único ou com estrutura completa (introdução, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusões, referências), com no máximo uma página de extensão;

Resumo expandido/trabalho completo: estrutura completa com no mínimo 2 páginas de extensão.

2 – EXTENSÃO (2016 a 2018)

Pontos por item

Máximo de Pontos

Pontuação

(preenchido pelo candidato)

Conferência

(comissão de avaliação)

Trabalho completo ou resumo expandido em congressos, simpósios e similares internacionais com caráter extensionista*

3

30

 

 

Trabalho completo ou resumo expandido em congressos, simpósios e similares nacionais com caráter extensionista *

2

20

 

 

Trabalho completo ou resumo expandido em congressos, simpósios e similares regionais e locais com caráter extensionista *

1

15

 

 

Resumo simples em congressos, simpósios e similares internacionais, nacionais, regionais e locais com caráter extensionista *

0,5

5

 

 

Textos em jornais, informativos ou revistas (magazine)

2

10

 

 

Coordenação de programa ou projeto de extensão ou desenvolvimento tecnológico na UTFPR financiado por órgão de fomento

10

50

 

 

Coordenação de programa ou projeto de extensão ou desenvolvimento tecnológico registrado na UTFPR

5

20

 

 

Colaboração em programa ou projeto de extensão registrado na UTFPR, financiado ou não por órgão de fomento

2

10

 

 

Coordenação ou professor de cursos ofertados à comunidade acadêmica ou externa (5 pontos/8h)

5

50

 

 

Orientação de bolsistas de extensão ou inovação tecnológica científica na UTFPR

5

30

 

 

Organização de eventos de extensão ou inovação tecnológica científica nacionais ou internacionais

5

20

 

 

Organização de eventos de extensão ou inovação tecnológica científica locais ou regionais

2

10

 

 

Assessoria e consultoria registrado na UTFPR / FUNTEF

3

15

 

 

Participação em portarias da UTFPR para ações de extensão e desenvolvimento tecnológico

5

15

 

 

Coordenação ou organização de conferência, palestra, seminário, simpósio, colóquio, congresso ou similares

1/evento

10

 

 

Participação como conferencista em palestras, seminários, simpósio, colóquio, congresso, seminários ou similares

1/ evento

10

 

 

 

TOTAL

320

 

 

 

Soma x 1/4

 

 

 

* Caracterizam eventos com foco voltado à difusão de conhecimentos para a comunidade em geral e não somente para a comunidade científica.

3 – ENSINO (2016 a 2018)

Pontos por item

Máximo

de Pontos

Pontuação

(preenchido pelo candidato)

Conferência

(comissão de avaliação)

Exercício do magistério em disciplina profissionalizante (conforme o PPC em vigência) no curso de graduação em Agronomia da UTFPR

5/semestre

30

 

 

Exercício do magistério na educação: básica, técnica, graduação ou pós-graduação

2/Semestre

20

 

 

Orientação de estágio na UTFPR

5

15

 

 

Orientação de monitoria na UTFPR

5

15

 

 

Orientação de TCC na UTFPR

5

15

 

 

Supervisão de aluno na UTFPR em outros grupos PET, devidamente registradas na UTFPR (DIRGRAD, DIREC ou DIRPPG)

10

30

 

 

Colaborador de atividades do PET no qual está concorrendo a vaga de tutor, devidamente registradas na UTFPR (DIRGRAD, DIREC ou DIRPPG)

20

100

 

 

Orientação de especialização

5

15

 

 

Orientação de mestrado

10

30

 

 

Orientação de doutorado

20

60

 

 

Orientação de pós-doutorado

15

30

 

 

Co - orientação de mestrado ou doutorado

5

15

 

 

Participação em banca de TCC ou estágio na UTFPR

1

10

 

 

Participação em banca de especialização

2

10

 

 

Participação em banca de mestrado ou qualificação de doutorado

5

10

 

 

Participação em banca de doutorado

10

20

 

 

Participação em portarias da UTFPR para ações de ensino

5

15

 

 

 

TOTAL

440

 

 

 

Soma x 1/4

 

 

 

 

4 – GESTÃO ACADÊMICA E INSTITUCIONAL

(2016 a 2018)

Pontos por item

Máximo de Pontos

Pontuação

(preenchido pelo candidato)

Conferência

(comissão de avaliação)

Cargo de Direção - reitor e vice-reitor

1 /mês

40

 

 

Cargo de Direção (pró-reitor, diretores de gestão da reitoria)

0,8/mês

40

 

 

Cargo de Direção (diretores gerais de câmpus e assessorias na reitoria)

0,6/mês

40

 

 

Cargo de Direção (adjuntos de pró-reitorias, Assessorias e Diretores de Área e similares)

0,5/mês

30

 

 

Cargo de ouvidor institucional e de câmpus

0,4/mês

10

 

 

Chefe de departamento acadêmico

0,4/mês

20

 

 

Coordenador de curso Técnico, de Graduação e de Pós - Graduação

0,4/mês

20

 

 

Coordenador ou chefe de órgãos vinculados à gestão de câmpus e pró-reitorias

0,4/mês

20

 

 

Chefe de gabinete da reitoria e de direção- geral de câmpus

0,3/mês

20

 

 

Exercer função administrativa, prevista no regimento da UTFPR (Ex. coordenador de estágio, coordenador de atividades extras regulamentadas, supervisor de atividades complementares, responsável por TCCs, supervisor de laboratórios/UNEPES e similares)

0,3/mês

20

 

 

Coordenação de núcleo de inovação tecnológica, incubadora, hotel tecnológico e similares

0,3/mês

20

 

 

Vice - coordenação (coordenador substituto), desde que nomeado por portaria

0,1/mês

10

 

 

Participação em banca de processos seletivos, bancas de avaliação acadêmica e ou concursos, grupos de trabalho, oficinas institucionais, visitas técnicas com alunos, projetos de interesse institucional.

1/evento

10

 

 

Membro do Conselho Universitário

1/Semestre

10

 

 

Membro do Conselho de Graduação, Pesquisa e Pós - Graduação, Relações Empresariais e Comunitárias, Planejamento e Administração

1/Semestre

10

 

 

Participação como TITULAR em atividades regulares previstas em Lei, Estatuto ou Regimento (conselhos, colegiados ou comissões de Ética, CPPD, NPPD, CPA, ou outras de interesse da Instituição)

1/Semestre

10

 

 

Participação como SUPLENTE em atividades regulares previstas em Lei, Estatuto ou Regimento (conselhos, colegiados ou comissões de Ética, CPPD, NPPD, CPA, ou outras de interesse da Instituição)

0,5/Semestre
 

10

 

 

Participação como TITULAR em conselhos de classe profissionais

1/Semestre

10

 

 

Membro de diretoria de associações de classe profissional devidamente registrada

1/semestre

5

 

 

Participação em comissão de processo administrativo disciplinar, de sindicância e de ética.

0,2/ comissão

10
 

 

 

Trabalho desenvolvido no âmbito do MEC ou outra Instituição de ensino, participação como representante da UTFPR, em comitês/equipes de trabalho em órgãos como MEC, CAPES, CNPq e similares.

0,4/ evento

10

 

 

Trabalho desenvolvido como representante da UTFPR, em comitês/equipes de trabalho em órgãos como CREA ou outros

0,4/ evento

10

 

 

Participação como membro de colegiado de graduação/pós-graduação

1 / semestre

10

 

 

Participação como membro do núcleo docente estruturante de curso de graduação

1 / semestre

10

 

 

 

TOTAL

405

 

 

 

Soma x 1/4

 

 

 

ANEXO 2

Itens de avaliação do Plano de Atividades e suas pontuações

Item a ser avaliado

Pontuação

Adequação do currículo do candidato a tutor ao PET Agronomia e à proposta apresentada.

0 a 20

Envolvimento da Instituição com o desenvolvimento da proposta.

0 a 10

Avanços na área de ensino, pesquisa e extensão para os alunos e docentes envolvidos, perspectivados pela proposta.

0 a 10
 

Impacto das atividades de extensão na sociedade, perspectivados pela proposta.

0 a 10

Articulação da proposta com o projeto pedagógico do curso de graduação em Agronomia.

0 a 5

Contribuição apresentada pela proposta para a aproximação do currículo do curso de graduação em Agronomia com o desenvolvimento científico, cultural, artístico e tecnológico da área profissional.

0 a 10

Perspectivas apresentadas pela proposta visando ao desenvolvimento de atitudes pró-ativas diante dos desafios e limites da realidade científica e tecnológica.

0 a 5
 

Condições de execução das atividades propostas perante o cenário da UTFPR-PB.

0 a 5

Objetivos bem definidos e claros para cada atividade proposta.

0 a 5

Coerência dos objetivos com as justificativas.

0 a 5

Etapas definidas e detalhadas de forma a constituir um conjunto de atividades anuais para o grupo.

0 a 5
 

Resultados esperados e formas/indicadores de avaliação dos mesmos.

0 a 5

Clareza e coerência da proposta quanto aos mecanismos de acompanhamento das atividades.

0 a 5

TOTAL

0 a 100

ANEXO 3

Modelo de Plano de Atividades a ser submetido pelo candidato

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E PROGRAMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
PET – Agronomia


Planejamento Anual de Atividades – 2019
 

1. ORIENTAÇÕES GERAIS
 

Observar atentamente as diretrizes abaixo, tomando-as como orientação para a elaboração e redação do presente planejamento, de forma a evidenciar e retratar com clareza as atividades do grupo e do tutor quanto ao atendimento dos objetivos do Programa:

 

• A principal finalidade do PET é promover a formação ampla dos estudantes em nível de graduação, incentivando o aluno a desenvolver um controle consciente e voluntário do seu processo formativo, ou seja, a construção da autonomia do aluno;

• Por “formação ampla” entende-se o processo onde se dá atenção explícita às diversas dimensões da formação do estudante: apropriação de conhecimento científico e/ou tecnológico de alto nível acadêmico, desenvolvimento da autonomia, estabelecimento de compromissos epistemológicos, éticos e sociais que estejam presentes na sua ação como aluno e na sua futura atuação profissional;

• O programa visa contribuir com formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, contribuindo para a redução da evasão escolar. As atividades do grupo devem ser orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, devem necessariamente contemplar, ao menos, todas estas três áreas da formação acadêmica, de forma equilibrada, contribuindo para a reflexão e autonomia intelectual do estudante;

• Entre os objetivos do Programa estão a contribuição para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, tendo como estratégia o efeito multiplicador do petiano sobre os seus colegas estudantes da IES, principalmente aqueles do primeiro ano de graduação;

• O documento de planejamento do grupo deverá ser utilizado como referência para a própria organização das atividades durante o ano e para posterior avaliação dessas atividades no final do período;

• O grupo deve planejar uma atividade atentando para os seus aspectos formativos, ou seja, que conhecimentos, técnicas e/ou habilidades serão desenvolvidas na execução da atividade e como ela se enquadra nos objetivos do programa. Também a forma como o grupo se organizará para realizar essas atividades deve estar claro;

• O modelo formativo adotado pelo Programa prevê atividades de natureza coletiva e interdisciplinar. Esse modelo se realiza pela: (a) Proposição, organização, execução e avaliação das atividades de forma coletiva, envolvendo sujeitos com diferentes níveis de experiência dentro do programa; (b) Construção coletiva dos motivos, significados, objetivos das atividades por meio da reflexão no grupo e nas diversas instâncias da comunidade dos grupos PET; (c) Vivência das relações tutoriais em diferentes escalas: tutor – aluno e aluno veterano – aluno novato, no âmbito do grupo; Tutores e alunos com diferentes níveis de experiência no programa em relações interdisciplinares entre grupos. O grupo deve atentar para a formação voltada para o trabalho em equipe por meio do debate em torno dos itens destacados acima e limitando as atividades de caráter individual. Quanto à interdisciplinaridade, as atividades devem contemplar ampla abrangência de temas no contexto de atuação do grupo;

• As atividades do grupo devem ser orientadas pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, devem necessariamente contemplar, ao menos, todas estas três áreas da formação acadêmica, de forma equilibrada, contribuindo para a reflexão e autonomia intelectual do estudante. Não há necessidade de o grupo definir cada atividade como ensino, pesquisa ou extensão, mas é interessante que o grupo preveja em que medida cada atividade pode contemplar cada um dos aspectos da tríade;

• Quanto às atividades cuja ênfase principal seja o Ensino, além do alinhamento com o Projeto Político Pedagógico Institucional, recomenda-se que as mesmas promovam a ampliação da formação para além da grade curricular da graduação e que aprimorem a formação voltada ao processo ensino - aprendizagem, bem como busquem inovações metodológicas;

• Quanto às atividades com ênfase na Extensão, recomenda-se que as mesmas aprimorem a formação voltada às demandas da sociedade, do contexto profissional e da responsabilidade social. Neste contexto, cabe lembrar que o assistencialismo não se caracteriza como atividade de Extensão;

• Quanto às atividades com ênfase em Pesquisa, recomenda-se que as mesmas aprimorem a formação voltada à reflexão sobre prioridades de pesquisa, aos métodos e metodologias de produção de conhecimento novo e análise crítica dos resultados;

• Quanto às estratégias para a formação diferenciada e qualificada dos estudantes incluem o estímulo ao espírito crítico, a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior bem como o estímulo da formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.

 

MODELO DE PLANO DE ATIVIDADES
 

As atividades planejadas no presente documento e que deverão, posteriormente, ser preenchidas no Sistema de Gestão dos Grupos PET (SIGPET) pelo candidato aprovado, serão avaliadas no processo de seleção, possuindo a estruturação abaixo.
 

Nome da Atividade:

Descrição/Justificativa (máximo de caracteres: 800)

Objetivos (máximo de caracteres: 800)
Como a atividade será realizada? (Metodologia) (máximo de caracteres: 800)


Marque quais objetivos do PET (portaria nº 976) estão mais vinculados a esta atividade.


( ) Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.

( ) Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.
( ) Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.

( ) Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.

( ) Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

( ) Introduzir novas práticas pedagógicas na graduação.

( ) Contribuir para a consolidação e difusão da educação tutorial como prática de formação na graduação

( ) Contribuir com a política de diversidade na instituição de ensino superior - IES, por meio de ações afirmativas em defesa da equidade socioeconômica, étnico - racial e de gênero.

 


Quais os resultados que se espera da atividade? (máximo de caracteres: 800)
 

Data Início da atividade: (dd/mm/aaaa)
 

Data Fim da atividade: (dd/mm/aaaa)

 

Além dos itens anteriores para cada atividade deve ser preenchido um processo geral de definição de tutoria conforme normas abaixo.
 

Descrição do processo de tutoria

 

Planejamento quanto à participação/contribuição do (a) tutor (a) nas atividades e na formação dos petianos: definição das atividades e seus objetivos, acompanhamento e avaliação individual e coletiva - Máximo de 1000 caracteres.
 

Resultados gerais do planejamento - Máximo de 1000 caracteres