Boletim de Serviço Eletrônico em 17/06/2019

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO-AP

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL-AP

COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS-AP

 

EDITAL Nº 02/2019 DIRPPG/DIRGRAD/COGERH - SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA AFASTAMENTO INTEGRAL PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO

 

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR – Câmpus Apucarana, através da sua Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – DIRPPG, em conjunto com a Diretoria de Graduação e Educação Profissional - DIRGRAD e com a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos - COGERH, torna público que estão abertas as inscrições para a seleção de servidores para afastamento integral para estágio de pós-doutorado.

1. CANDIDATOS

As vagas são ofertadas aos servidores do Câmpus Apucarana da UTFPR, pertencentes ao quadro efetivo, que estejam em condições de requerer o afastamento total de suas atividades conforme regulamenta a legislação vigente. O nome do proponente deve constar necessariamente no PLANCAP 2019 do Câmpus Apucarana da UTFPR.

2. VAGAS

Serão disponibilizadas 04 (quatro) vagas para o ano de 2019. A DIRPPG-AP disponibilizará 01 (uma) vaga de substituto, podendo este número ser ampliado conforme disponibilidade futura.
Será selecionado somente 01 (um) servidor classificado por Departamento Acadêmico, Coordenação de Curso ou Setor.

3. INSCRIÇÕES

3.1 Prazo de inscrições

A inscrição deverá ser encaminhada pelo solicitante à DIRPPG-AP no período compreendido entre os dias 14 de junho e 11 de julho de 2019. 
As solicitações de inscrição deverão ser realizadas via processo no SEI (Sistema Eletrônico de Informações), com acesso através do link sei.utfpr.edu.br. O tipo de processo a ser criado no SEI é: Geral: Análise e Encaminhamento de Documentos. O nível de acesso para todos os documentos deverá ser Restrito, com hipótese legal Documento Preparatório (Art. 7°, §3°, da Lei n° 12.527/2011). Deverão ser incluídos TODOS os documentos descritos a seguir. A documentação deve ser digitalizada e anexada como documento externo (documento único).

  1. Formulário de inscrição preenchido e assinado (Anexo I) e;
  2. Carta de aceite, exclusivamente em formato pdf, assinada pelo provável supervisor/coordenador.

3.2 Informações necessárias para preenchimento do formulário de inscrição (Anexo 1):

a) Nome completo do servidor;
b) Departamento acadêmico/Coordenação/Setor a que pertence o servidor;
c) Nome da instituição em que se deseja realizar o estágio pós-doutorado;
d) Nome do país da instituição em que se deseja realizar o estágio pós-doutorado;
e) Nome do Programa de Pós-Graduação da UTFPR em que é docente permanente (conforme Plataforma Sucupira na data de realização da inscrição). Se o proponente não pertencer ao quadro de docente permanente de um Programa de Pós-Graduação da UTFPR deverá responder: não se aplica;
f) Informar se o estágio de pós-doutorado será realizado em área do conhecimento (Capes) pertinente aos cursos existentes ou em projeto no Câmpus Apucarana. Caso sim, informar a área. Caso contrário, responder: não se aplica;
g) Informar o ranking (ou faixa de ranking) da instituição destino (edição do ranking em vigor no momento da inscrição para solicitação do afastamento): Times Higher Education. Caso a instituição destino não conste na lista, responder: não se aplica;
h) Informar o ranking (ou faixa de ranking) da instituição destino (edição do ranking em vigor no momento da inscrição para solicitação do afastamento), utilizando: QS World University Rankings. Caso a instituição destino não conste na lista, responder: não se aplica;
i) Informar o ranking (ou faixa de ranking) da instituição destino (edição do ranking em vigor no momento da inscrição para solicitação do afastamento), utilizando: Academic Ranking of World Universities. Caso a instituição destino não conste na lista, responder: não se aplica;
j) Informar se a instituição de destino mantém parceria estratégica com a UTFPR (lista publicada na página do DIRINTER no Portal da UTFPR). Se mantém, informar o nome da instituição. Caso contrário, responder: não se aplica;
k) Informar se o estágio pós-doutorado será realizado em um programa de pós-graduação de uma instituição brasileira com as seguintes características: O programa de pós-graduação possui conceito Capes 5, 6 ou 7 (no momento da inscrição para solicitação do afastamento). Nesta condição, responda: O nome do Programa de Pós-Graduação e o conceito. Caso contrário, responda: não se aplica;
l) Informar o tempo (em meses) de serviço público na UTFPR;
m) Anexar a carta de aceite, exclusivamente em formato pdf, assinada pelo provável supervisor/coordenador;
n) Na ausência de uma das informações solicitadas neste item (3.2), a inscrição não será homologada.

3.3 Homologação das inscrições

A relação das inscrições homologadas será publicada até às 18h00min do dia 12 de julho de 2019.
Os candidatos poderão interpor recursos relacionados à homologação das inscrições. Os recursos deverão ser enviados à DIRPPG-AP até dia 15 de julho de 2019 via e-mail dirppg-ap@utfpr.edu.br. Após análise dos recursos, a relação definitiva das inscrições homologadas será divulgada até às 18h00min do dia 16 de julho de 2019.

4. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Serão consideradas as escalas de prioridades constantes na Instrução Normativa nº 004/2019 – PROPPG, nesta ordem, Art. 1º e Art. 2º, conforme a seguir:

a) Art. 1º
I. Estágios realizados por proponentes que são docentes permanentes em Programas de Pós-Graduação da UTFPR (conforme Plataforma Sucupira);
II. Estágios realizados em áreas do conhecimento pertinentes aos cursos existentes ou em projeto no campus.

b) Art. 2º
I . Estágios realizados em Universidades de excelência melhores ranqueados ou na mesma faixa (no caso da existência de faixas) da primeira melhor universidade brasileira em qualquer um dos seguintes “rankings” internacionais (edição do ranking em vigor no momento da solicitação do afastamento): Times Higher Education, QS World University Rankings e Academic Ranking of World
Universities;
II. Estágios realizados em Universidades com as quais a UTFPR mantém parcerias estratégicas (lista publicada na página da DIRINTER no Portal da UTFPR);
III. Estágios realizados em Universidades no exterior não constantes na lista do item anterior;
IV. Estágios realizados em Programas de Pós-Graduação em Universidades brasileiras com nota Capes 5, 6 ou 7, por ordem crescente de prioridade.

Será utilizado como critério de desempate, nesta ordem: o maior tempo (em meses) de serviço público na UTFPR e o candidato com mais idade.

5. RESULTADO

O resultado final do processo de seleção estará disponível até às 18h00min do dia 19 de julho de 2019. 
Os candidatos poderão interpor recursos relacionados ao resultado final. Os recursos deverão ser enviados à DIRPPG-AP até dia 22 de julho de 2019 via e-mail dirppg-ap@utfpr.edu.br. O resultado final será divulgado no dia 23 de julho de 2019.
Os candidatos selecionados no presente Edital deverão confirmar via SEI o afastamento para o pós-doutorado até 30 dias após a divulgação do resultado final. A confirmação deve ser realizada com abertura do processo de afastamento no SEI e comunicado à DIRPPG-AP.

6. PRESTAÇÃO DE CONTAS

O servidor deverá apresentar em até 30 dias após o término do afastamento para estágio de pós-doutorado:
Relatório circunstanciado de atividades desenvolvidas durante o estágio de pós-doutoramento (conforme o Art. 23, §2º, da Resolução nº 048/13-COPPG), cujos resultados contemplem os objetivos dispostos no respectivo projeto de pesquisa (conforme o Art. 11, §2º, da Resolução nº 048/13-COPPG) com parecer assinado pelo supervisor de estágio pós-doutoral.

7. DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

a) As inscrições que não atenderem aos critérios estabelecidos no presente Edital, especialmente quanto aos limites de prazo e documentos requeridos, não serão homologadas e serão consideradas inelegíveis;
b) A qualquer momento a DIRPPG-AP poderá cancelar ou modificar este Edital por motivos impeditivos à sua continuidade;
c) A participação no presente Edital implica na aceitação tácita do mesmo;
d) Os casos omissos serão analisados pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação e/ou por Comissão designada pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação – DIRPPG-AP Câmpus Apucarana;
e) Este edital será publicado na página eletrônica da DIRPPG-AP e entrará em vigor na data de sua publicação.

8. DO CRONOGRAMA

INSCRIÇÕES

14/06 a 11/07

DIVULGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

Até 18h00min do dia 12/06

INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

De 12 a 15/07

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

Até 18h00min do dia 19/07

INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

De 19 a 22/07

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

Até 18h00min do dia 23/07


logotipo

Documento assinado eletronicamente por COSMO DAMIAO SANTIAGO, DIRETOR(A), em 14/06/2019, às 17:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por HEBER DAVID DIAS, COORDENADOR(A), em 14/06/2019, às 17:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por EDMILSON ANTONIO CANESIN, DIRETOR(A), em 17/06/2019, às 13:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 0875244 e o código CRC (and the CRC code) 3D6498F1.



 

 

Edital 02/2019-DIRPPG-AP – ANEXO I

SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA PLEITEAR AFASTAMENTO INTEGRAL PARA ESTÁGIO PÓS-DOUTORADO

 

Formulário de Inscrição

 

a. Nome completo do servidor

 

b. Departamento acadêmico/Coordenação de Curso/Setor a que pertence o servidor

 

c. Nome da instituição em que se deseja realizar o estágio pós-doutorado

 

d. Nome do país da instituição em que se deseja realizar o estágio pós-doutorado

 

e. Nome do Programa de Pós-Graduação da UTFPR em que o proponente é docente permanente (conforme Plataforma Sucupira na data de realização da inscrição). Se o proponente não pertencer a um Programa de Pós-Graduação da UTFPR responder: não se aplica;

 

f. Informar se o estágio de pós-doutorado será realizado em área do conhecimento (Capes) pertinente aos cursos existentes ou em projeto no Câmpus Apucarana. Se sim, informar a área do conhecimento. Se não, responder: não se aplica;

 

g. Informar o rank (ou faixa de rank) da instituição destino (edição do ranking em vigor no momento da inscrição para solicitação do afastamento): Times Higher Education. Caso a instituição destino não conste na lista, responder: não se aplica;

 

h. Informar o rank (ou faixa de rank) da instituição destino (edição do ranking em vigor no momento da inscrição para solicitação do afastamento): QS World University Rankings. Caso a instituição destino não conste na lista, responder: não se aplica;

 

i. Informar o rank (ou faixa de rank) da instituição destino (edição do ranking em vigor no momento da inscrição para solicitação do afastamento): Academic Ranking of World Universities. Caso a instituição destino não conste na lista, responder: não se aplica;

 

j. Informar se a instituição de destino mantém parceria estratégica com a UTFPR (lista publicada na página do DIRINTER no Portal da UTFPR). Se mantém, responder sim. Caso contrário, responder: não se aplica;

 

k. Informar se o estágio pós-doutorado será realizado em um programa de pós-graduação de uma instituição brasileira com as seguintes características: O programa de pós-graduação possui conceito Capes 5, 6 ou 7 (no momento da inscrição para solicitação do afastamento). Nesta condição, responda: O nome do Programa de Pós-Graduação e o conceito. Caso contrário, responda: não se aplica;

 

l. Informar o tempo (em meses) de serviço público na UTFPR