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Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-CT Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - CT |
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EDITAL nº 001/2019
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL URBANA – PPGSAU
Edital de Seleção de Doutorado
Atendendo à determinação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana – PPGSAU – e conforme disposto no seu Regimento Interno, o Programa torna público o seguinte Edital para o primeiro Processo de Seleção, para o ingresso no Curso de Doutorado.
1) Número de Vagas
Serão aceitos até 18 candidatos, sendo 13 candidatos na categoria de alunos regulares e até 05 na categoria de alunos especiais, de acordo com a Lista de Classificação.
Parágrafo Único: Será disponibilizado pelo Programa mais 20% das vagas para Servidores Públicos de Instituições Públicas de Ensino Superior, segundo Resolução 079/12- COPPG, sendo que o candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste Edital de Seleção.
2) Ingresso
O ingresso de candidatos no programa de doutoramento é realizado em regime contínuo estipulando-se para este primeiro ingresso a data limite de 31/07/2019 para entrega dos Projetos, com submissão online. A matrícula será realizada após o cumprimento dos procedimentos para ingresso e sempre no início de uma das três fases, conforme calendário previsto no site do programa.
Parágrafo Único: em atendimento ao Regulamento do Programa Art. 31 “O candidato não portador do título de mestre pode ser selecionado para o curso de doutorado de acordo com requisitos estabelecidos em resolução específica”.
3) Procedimentos para ingresso no Programa de Doutorado
A inscrição será feita online e em cinco etapas, iniciando pelo preenchimento da Ficha de Inscrição.
A Ficha de Inscrição será preenchida online, posteriormente impressa e assinada, em caso de classificação.
Observação: O candidato deverá indicar na Ficha de Inscrição online a Linha de Pesquisa que pretende realizar os estudos.
Etapa 1 – Submissão da proposta de pesquisa – online – formato Portable Document Project – PDF
a) Elaborar uma proposta de pesquisa, segundo as NBRs 6023, 6028, 10520, 14724 e 15287, contemplando os seguintes requisitos mínimos, com no máximo 10 páginas, excetuando as Referências, o Apêndice e os Anexos:
Capa: cabeçalho, título, nome do candidato, projeto de aderência, Linha de Pesquisa, Potencial Orientador
Resumo
Introdução com Contextualização e Justificativa
Revisão da literatura e apresentação do estado da arte
Objetivos
Método
Resultados Esperados
Recursos financeiros necessários
Cronograma
Referências bibliográficas (listar somente as referências indicadas no texto);
Apêndice: Memorial de 1 página com justificativa para entrada no PPGSAU e a correlação entre a expectativa quanto ao curso/programa e a vida profissional
Anexos
Histórico Escolar da graduação e do curso de maior nível
Anexo 1 deste Edital – Planilha de Pontuação com coluna devidamente preenchida
Currículo Lattes atualizado
Etapa 2 – Avaliação dos Projetos
a) É imprescindível que os projetos tenham aderência com um dos três projetos estruturantes do Programa disponibilizado no site a saber:
(i) Sistemas informacionais para sustentabilidade urbana
(ii) Capital natural urbano e sustentabilidade
(iii) Sistemas de infraestrutura urbana para sustentabilidade
b) Para a classificação dos projetos serão considerados os seguintes aspectos:
Indicador |
Percentual Considerado |
Qualidade da redação do projeto e clareza da proposta |
20 % |
Atualidade da revisão bibliográfica e coerência da apresentação do estado da arte |
20 % |
Originalidade e pertinência da proposta |
20 % |
Exequibilidade do projeto em relação ao cronograma de execução e dos recursos financeiros. |
20 % |
Potencial de geração de impacto e de produção científica/técnica da proposta. |
20 % |
Etapa 3 – Avaliação do Currículo dos Candidatos
a) Os currículos serão avaliados segundo os critérios do Anexo I.
Etapa 4 – Seleção dos Candidatos
a) As linhas indicarão os candidatos selecionados e seus potenciais orientadores à Coordenação. A lista com os nomes dos professores, potenciais orientadores, encontra-se no site do Programa.
b) O Programa expedirá e publicará no seu site uma Lista Classificatória Geral com os nomes aceitos na primeira etapa.
Para a classificação dos candidatos serão considerados os seguintes aspectos:
Indicador |
Percentual Considerado |
Produção científica do candidato na área do programa com preenchimento do Anexo 1 |
30 % |
Os históricos escolares de graduação e pós-graduação |
20 % |
Projeto e Memorial com justificativa para entrada no Programa, bem como a correlação entre a expectativa quanto ao curso/programa e a vida profissional |
50 % |
Observação 1: Recursos serão aceitos até 24 horas após a divulgação da Lista Classificatória, segundo cronograma divulgado no site.
O foro da Justiça Federal de Curitiba é o escolhido para solucionar as questões que não forem resolvidas administrativamente.
Observação 2: A definição da Orientação será feita na Matrícula considerando-se a aderência dos candidatos selecionados, e seus projetos, aos Projetos estruturantes, às Linhas e às pesquisas dos potenciais Orientadores.
Etapa 5 – Matrícula no Programa
O Candidato aceito na Etapa 1 deverá comparecer na Coordenação do PPGSAU e entregar a seguinte documentação quando da publicação do resultado da Etapa 4:
Ficha de Inscrição preenchida, impressa e assinada.
Uma (1) via (fotocópia) do Diploma ou Certificado de Graduação (*)
Uma (1) via do Histórico Escolar da Graduação (*)
Uma (1) via (fotocópia) do Diploma de Mestrado, não obrigatório (*)
Possuir currículo cadastrado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/), disponível online, sendo que não é exigida a entrega impressa.
Documentos pessoais: carteira de identidade civil, CPF, título de eleitor, certificado militar, certidão de nascimento ou casamento (*)
(*) não é necessária autenticação em cartório, caso seja apresentado o original para conferência.
4) Das informações adicionais
- As atividades e as aulas estão previstas de segunda à sexta-feira, concentradas no período matutino na Sede Ecoville do Campus Curitiba da UTFPR.
- Informações adicionais estão no site do programa.
- A leitura do Regulamento Geral do PPGSAU é obrigatória para os candidatos aceitos.
- Os candidatos ao se se inscreverem aceitam as condições indicadas neste Edital.
- Este Edital entra em vigor na data de sua publicação no site do PPGSAU (http:// http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsau/documentos).
Curitiba, 05 de junho de 2019.
Profa. Dra. Faimara do Rocio Strauhs
Coordenação do PPGSAU
Prof. Dr. Júlio Cezar Rodrigues de Azevedo
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Curitiba
Prof. Dr. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho
Diretor Geral do Câmpus Curitiba
Documento assinado eletronicamente por FAIMARA DO ROCIO STRAUHS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 11/06/2019, às 12:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por MARCOS FLAVIO DE OLIVEIRA SCHIEFLER FILHO, DIRETOR(A)-GERAL, em 11/06/2019, às 13:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em 12/06/2019, às 14:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site (The authenticity of this document can be checked on the website) https://sei.utfpr.edu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador (informing the verification code) 0883514 e o código CRC (and the CRC code) 63580CE4. |
ANEXO 1
PLANILHA DE PONTUAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS DOUTORADO
Nome: |
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Qualificação (Qualis 2013-2016) Área Multidisciplinar Subárea Ciências Ambientais |
Pontuação por item |
JCR (atual) |
Pontuação Parâmetro Solicitada
Preenchimento pelo candidato (a) |
Validação Comissão
Preenchimento pela comissão |
A1 |
1,0 |
≥ 3,000 |
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A2 |
0,85 |
De 2,000 até 2,999 |
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B1 |
0,70 |
De 0,5000 até 1,999 |
|
|
B2 |
0,50 |
> 0,001 até 0,499 |
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B3 (Limitado a uma publicação) |
0,30 |
|
|
|
B4 (Limitado a uma publicação) |
0,15 |
|
|
|
B5(Limitado a uma publicação) |
0,10 |
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|
Artigos em eventos Internacionais, Nacionais na área de Ciências Ambientais (limitados a 10 artigos) |
0,05 |
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Subtotal |
( ) pontos |
( ) pontos |
Observação: Os documentos comprobatórios do item A deverão estar anexados ao currículo Lattes, na seguinte forma:
Artigos em periódicos: Impressão da primeira página do artigo, com o nome do periódico, título do artigo e autores.
Artigos em eventos Internacionais, Nacionais na área de Ciências Ambientais: Impressão da primeira página do artigo, com o nome do evento, título do artigo e autores.
Artigos sem o Qualis, mas com JCR observar a pontuação indicada na coluna JCR.