Boletim de Serviço Eletrônico em 13/06/2019

 

 

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DIRETORIA DE PESQUISA E POS-GRADUACAO-CT

Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana - CT

 

EDITAL nº 001/2019

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL URBANA PPGSAU

Edital de Seleção de Doutorado

 

Atendendo à determinação do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana – PPGSAU – e conforme disposto no seu Regimento Interno, o Programa torna público o seguinte Edital para o primeiro Processo de Seleção, para o ingresso no Curso de Doutorado.

 

1) Número de Vagas

Serão aceitos até 18 candidatos, sendo 13 candidatos na categoria de alunos regulares e até 05 na categoria de alunos especiais, de acordo com a Lista de Classificação.

Parágrafo Único: Será disponibilizado pelo Programa mais 20% das vagas para Servidores Públicos de Instituições Públicas de Ensino Superior, segundo Resolução 079/12- COPPG, sendo que o candidato servidor deverá se submeter igualmente a todas as regras do processo seletivo definidas neste Edital de Seleção.

 

2) Ingresso

O ingresso de candidatos no programa de doutoramento é realizado em regime contínuo estipulando-se para este primeiro ingresso a data limite de 31/07/2019 para entrega dos Projetos, com submissão online. A matrícula será realizada após o cumprimento dos procedimentos para ingresso e sempre no início de uma das três fases, conforme calendário previsto no site do programa.

Parágrafo Único: em atendimento ao Regulamento do Programa Art. 31 “O candidato não portador do título de mestre pode ser selecionado para o curso de doutorado de acordo com requisitos estabelecidos em resolução específica”.

 

3) Procedimentos para ingresso no Programa de Doutorado

A inscrição será feita online e em cinco etapas, iniciando pelo preenchimento da Ficha de Inscrição.

Observação:   O candidato deverá indicar na Ficha de Inscrição online a Linha de Pesquisa que pretende realizar os estudos.

 

Etapa 1 – Submissão da proposta de pesquisa – online – formato Portable Document Project – PDF

 

a) Elaborar uma proposta de pesquisa, segundo as NBRs 6023, 6028, 10520, 14724 e 15287, contemplando os seguintes requisitos      mínimos, com no máximo 10 páginas, excetuando as Referências, o Apêndice e os Anexos:

 

Etapa 2 Avaliação dos Projetos

a) É imprescindível que os projetos tenham aderência com um dos três projetos estruturantes do Programa disponibilizado no site a saber:

(i)   Sistemas informacionais para sustentabilidade urbana

(ii)  Capital natural urbano e sustentabilidade

(iii)  Sistemas de infraestrutura urbana para sustentabilidade

 

b) Para a classificação dos projetos serão considerados os seguintes aspectos:

 

 Indicador

Percentual Considerado

Qualidade da redação do projeto e clareza da proposta

                                                     20 %

Atualidade da revisão bibliográfica e coerência da apresentação do estado da arte

                                                  20 %

 Originalidade e pertinência da proposta

                                                  20 %

Exequibilidade do projeto em relação ao cronograma de execução e dos recursos financeiros.

                                                  20 %

Potencial de geração de impacto e de produção científica/técnica da proposta.

                                                  20 %

 
 

Etapa 3 – Avaliação do Currículo dos Candidatos

a) Os currículos serão avaliados segundo os critérios do Anexo I.

 

Etapa 4 – Seleção dos Candidatos

a) As linhas indicarão os candidatos selecionados e seus potenciais orientadores à Coordenação. A lista com os nomes dos professores, potenciais orientadores, encontra-se no site do Programa.

 

b) O Programa expedirá e publicará no seu site uma Lista Classificatória Geral com os nomes aceitos na primeira etapa.

                                                                                    Indicador

       Percentual Considerado

Produção científica do candidato na área do programa com preenchimento do Anexo 1

30 %

Os históricos escolares de graduação e pós-graduação

20 %

Projeto e Memorial com justificativa para entrada no Programa, bem como a correlação entre a expectativa quanto ao curso/programa e a vida profissional

50 %

 

 

Observação 1: Recursos serão aceitos até 24 horas após a divulgação da Lista Classificatória, segundo cronograma divulgado no site.

Observação 2: A definição da Orientação será feita na Matrícula considerando-se a aderência dos candidatos selecionados, e seus projetos, aos Projetos estruturantes, às Linhas e às pesquisas dos potenciais Orientadores.

 

Etapa 5 Matrícula no Programa

O Candidato aceito na Etapa 1 deverá comparecer na Coordenação do PPGSAU e entregar a seguinte documentação quando da publicação do resultado da Etapa 4:

(*) não é necessária autenticação em cartório, caso seja apresentado o original para conferência.

 

4) Das informações adicionais

- As atividades e as aulas estão previstas de segunda à sexta-feira, concentradas no período matutino na Sede Ecoville do Campus Curitiba  da UTFPR.

- Informações adicionais estão no site do programa.

- A leitura do Regulamento Geral do PPGSAU é obrigatória para os candidatos aceitos.

- Os candidatos ao se se inscreverem aceitam as condições indicadas neste Edital.

- Este Edital entra em vigor na data de sua publicação no site do PPGSAU (http:// http://portal.utfpr.edu.br/cursos/coordenacoes/stricto-sensu/ppgsau/documentos).

 

 

                                                                                                                                                                                                                                                         Curitiba, 05 de junho de 2019.

 

 

 

Profa. Dra. Faimara do Rocio Strauhs

Coordenação do PPGSAU

 

Prof. Dr.  Júlio Cezar Rodrigues de Azevedo

      Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação do Câmpus Curitiba

 

Prof. Dr. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho

Diretor Geral do Câmpus Curitiba

 

 

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por FAIMARA DO ROCIO STRAUHS, COORDENADOR(A) DE CURSO/PROGRAMA, em 11/06/2019, às 12:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por MARCOS FLAVIO DE OLIVEIRA SCHIEFLER FILHO, DIRETOR(A)-GERAL, em 11/06/2019, às 13:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JULIO CESAR RODRIGUES DE AZEVEDO, DIRETOR(A), em 12/06/2019, às 14:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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ANEXO 1

PLANILHA DE PONTUAÇÃO PARA CLASSIFICAÇÃO DE CANDIDATOS DOUTORADO

 

 Nome:

Qualificação

(Qualis 2013-2016)

Área Multidisciplinar Subárea Ciências Ambientais

Pontuação por item

JCR (atual)

Pontuação Parâmetro

Solicitada

 

Preenchimento pelo candidato (a)

Validação

Comissão

 

Preenchimento pela comissão

 A1

1,0

≥ 3,000

 

 

 A2

0,85

De 2,000 até 2,999

 

 

 B1

0,70

De 0,5000 até 1,999

 

 

 B2

0,50

> 0,001 até  0,499

 

 

 B3 (Limitado a uma publicação)

0,30

 

 

 

 B4 (Limitado a uma publicação)

0,15

 

 

 

 B5(Limitado a uma publicação)

0,10

 

 

 

 Artigos em eventos Internacionais, Nacionais na área de Ciências Ambientais (limitados a 10 artigos)

0,05

 

 

 

Subtotal

(         ) pontos

(         ) pontos

 

 

Observação: Os documentos comprobatórios do item A deverão estar anexados ao currículo Lattes, na seguinte forma: